Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós promove capacitação com merendeiras e auxiliares de serviços gerais

Publicado

em

Uma capacitação voltada ao público formado por merendeiras e auxiliares de serviços gerais, foi realizada na manhã desta terça-feira (22), pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Educação.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós. Além dos servidores, participaram a nutricionista Paula Feitosa, a coordenadora da merenda escolar, Jacielly Freitas , a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Ilmara Fernanda, e o psicopedagogo Adaljerry Ferreira.

Na abertura do encontro, Ilmara Fernanda agradeceu aos presentes e se colocou a disposição dos servidores. “Quero agradecer a vocês por estarem participando desse encontro que é de grande importância para o município. Estou aqui como presidente do conselho da merenda, que é também para ajudar vocês na questão de todo o processo de recebimento da merenda, higienização. Estamos aqui para ajudar e o que vocês precisarem basta entrar em contato com a direção da descola para que falem comigo. Desejo a todos boa sorte nesse ano letivo”.

Logo após, a programação contou com uma breve palestra, ministrada pelo psicopedagogo Adaljerry Ferreira, que fez uma abordagem motivadora, destacando a importância de cada profissional.

“Cada um de vocês faz algo que outro não faz, temos particularidades e características só nossas. Por mais que alguém faça aquela mesma função, nunca vai sair do jeito que a gente faz. Somos únicos, não somos substituíveis, o serviço pode até ser substituível, mas a pessoa nunca é” destacou o palestrante.

Após a palestra, foi realizado um momento de discussão em grupo para que os profissionais destacassem os principais desafios enfrentados no retorno das aulas presenciais, com relação à limpeza e desinfecção do ambiente, higiene dos manipuladores, recebimento e armazenamento e execução do cardápio.

Após as discussões, cada grupo apresentou as dificuldades elencadas. Entre elas: dificuldade na limpeza das salas após a merenda; necessidade da troca constante de máscara; e pouco tempo para o preparo da merenda.

Em entrevista, a coordenadora Jacielly, destacou o objetivo da capacitação. “Realizamos essa capacitação todo ano, onde passamos para eles as resoluções que são cobradas pelo PNAE, e geralmente a gente sempre dá a questão da teoria, mas como teve a pandemia, ano passado demos uma capacitação sobre os cuidados no retorno das aulas. E hoje, fazendo uma abordagem diferentes, estamos mostrando a importância que eles tem dentro da escola e a gente também quer ver quais foram as maiores dificuldades e desafios que eles enfrentaram, pois a teoria é uma coisa e prática outra, então a gente tem que se adequar”.

Ela disse que a importância dos cuidados voltados à prevenção contra o coronavírus, também está sendo reforçada. “E sempre reforçando a questão dos cuidados, porque a pandemia não acabou, os casos vem aumentando, então os cuidados não podem faltar, principalmente na questão da merenda escolar, onde a gente tem um público muito frágil, que é nossas crianças. Os cuidados vão desde receber e executar, principalmente também com a higiene pessoal deles e do ambiente”.

Jacielly ainda informou que sobre a entrega da merenda aos alunos, o intuito é continuar servindo na carteira de cada criança. “Tem escola com uma grande quantidade de alunos, precisando levar na mesa, e outras não possuem uma cantina para abranger todos os estudantes. Então, de início, acreditamos que vai continuar sendo servido dentro da sala de aula. Cada aluno em carteira, tira a máscara para comer, quando terminar, coloca outra máscara, tudo para ter um maior segurança. E o processo de limpeza nas salas, é sempre feito antes das crianças chegarem e após as aulas” concluiu.

Ao final da capacitação, todos os participantes foram presenteados com uma garrafa personalizada

Publicidade

Aulas

O ano letivo da Rede Municipal de Educação de Jaicós, inicia nesta quarta-feira (23). Estes primeiros dias, conforme orientação da Secretaria de Educação, serão para os últimos processos de preparação das escolas para receber os alunos.

No dia 3 de março, as aulas iniciam de forma 100% presencial, quando mais de 3 mil estudantes retornarão às salas de aula.

Facebook

MAIS ACESSADAS