Connect with us

GERAL

Educação de Jaicós se destaca na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola e é classificada com desempenho de alta qualidade

Publicado

em

Fruto de um trabalho feito com seriedade e compromisso, o município de Jaicós alcançou mais uma importante conquista. A Rede Municipal de Educação, foi classificada com desempenho de alta qualidade na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A avaliação é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), referente ao ano de 2019. Dos 224 municípios do estado, apenas 75 redes municipais de ensino, foram classificadas com atuação de alta qualidade.

Os municípios que receberam o reconhecimento, são aqueles que obtiveram nota 9 ou mais em seu desempenho no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE), que é um indicador sintético que mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o Brasil e baseia-se em três indicadores de desempenho: adesão, execução e prestação de contas dos recursos.

O coordenador de Programas da Secretaria Municipal da Educação, Wandim Lima, disse que a secretaria recebe o resultado com satisfação. “Para a gente é uma grande satisfação receber esse reconhecimento do FNDE. Não foi surpresa, porque a gente vem fazendo um trabalho de gestão desses programas desde 2017, no que diz respeito a prestação de contas, no custeio de capital. Então, acredito que tudo isso tenha nos ajudado a chegar a essa nota. Jaicós, a Secretaria de Educação e toda a sua equipe estão de parabéns por alcançar esse grande resultado” disse.

Wandim disse que os conselhos apresentavam pendências de anos anteriores e foi feito um trabalho conjunto para regularizar a situação.  “E isso é resultado de um trabalho conjunto. Quando assumimos a secretaria encontramos muitas coisas que impossibilitavam os conselhos de funcionarem como deveriam, e isso ia desde a prestação de contas, até a questão de regularização dos conselhos junto a Receita Federal. Jaicós tem 16 conselhos escolares e todos eles tinham pendencias junto a receita. Então, a gente montou uma força tarefa para resolver essa questão e agora temos alcançado resultados positivos”.

Publicidade

Ela ainda destacou que a secretaria segue atenta e investindo em melhorias. “E a gente está dia após dia verificando o que tem de novidade tanto no FNDE, como no SIMEC, que é o sistema de gestão de recursos e obras do município. E vem grandes novidades por aí, que os jaicoenses em breve vão tomar parte. São novidades como aquisição de mobiliário e ônibus escolares. E tudo isso nos engrandece e é fruto de um grande trabalho, feito por uma grande equipe”.

Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS