Connect with us

Jaicós

Em alusão ao Novembro Azul, Saúde de Jaicós realiza evento voltado ao cuidado com o homem

Publicado

em

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Considerando os dados alarmantes e a necessidade de alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e prevenção da doença, a Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (26), em alusão ao Novembro Azul, um evento voltado para os homens.

A ação, que aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Maria de Moura Carvalho, Dona Mariquinha, e disponibilizou diversos atendimentos, como exame de sangue, verificação de peso e altura, teste de glicemia e vacinação, contou com a presença de homens das zonas rural e urbana do município.

José Nilson, 54 anos, que participou da ação falou da importância da mesma. “Fui bem atendido, vacinado, fiz exame de sangue. E acredito que qualquer um tem que se prevenir. É muito importante essa causa da secretaria em atender o pessoal, porque isso não acontece todo dia, temos que aproveitar. E todos nós temos que nos cuidar, tirei o dia hoje para fazer todo exame que precisar. E tem a palestra também que é muito importante, porque muita gente não sabe os sintomas da doença e na palestra a gente aprende muita coisa” disse ele.

Avelino José de Oliveira, da comunidade Sítio, disse que ações como a desenvolvida pelo município são importantes. “É muito importante a realização dessas ações porque a gente fica mais atento, aprende mais, é muito bom. E eu tento sempre prestar atenção, fazer tudo que precisa. Às vezes a gente falha em alguma coisa porque mora no interior e fica mais dificultoso, mas dá certo e ações como essa facilitam para mim.” disse ele.

Após os atendimentos, o coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro Kainã Mendes agradeceu a presença de todos e falou da importância da prevenção. “Gostaria de agradecer a presença de todos. O mês de novembro é de prevenção e combate ao câncer de próstata, mas vale lembrar que não é somente nesse mês que os homens devem se cuidar. A partir dos 40 anos todos os homens devem fazer. Nó vivemos em uma sociedade machista, muitos tem preconceito em fazer o exame da próstata. As mulheres se cuidam, prevenção, então, vocês também precisam se cuidar para elas” disse.

Publicidade

Kainã Mendes também realizou um momento dinâmico com os participantes, onde destacou verdades e mentiras sobre o câncer próstata. Entre elas: a boa alimentação ajuda na prevenção ao câncer (verdade), a doença só acomete idosos (mentira), atividade sexual com frequência aumenta o risco de adquirir a doença (mentira), a doença compromete a vida sexual (verdade), se não houver sintomas significa que o homem não está doente (mentira).

Após o momento foi servido o café da manhã e em seguida, o médico urologista Solon Reis ministrou uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, utilizando também o recurso musical como forma de dinamizar. “A vida é bonita e devemos nos prevenir para viver mais, a vida é primordial. E o câncer é uma doença perigosa, não avisa. No câncer a próstata cresce pelas laterais, você demora a perceber. Ela não avisa, chega silenciosa e quando percebemos já está avançado” destacou o médico.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, falou da importância da prevenção à doença. “É muito importante que os homens realizem o teste, pois já perdemos muitos amigos, gente querida, pelo fato de o homem achar que é “machão”, que não pode ser analisado, fazer um exame dessa natureza. É preciso que tanto homens, como mulheres realizem seus exames de rotina para ver como está. E essa doença é uma doença que maltrata, não tem idade, cor, religião, quando ela vem não escolhe e chega destruindo, então, a gente precisa se prevenir” disse.

O gestor também agradeceu a presença de todos e falou que a Saúde Municipal tem buscado exercer seu papel. “Agradeço a presença dos secretários, de todos aqueles que fazem a gestão, do Dr. Solon, de todos os profissionais e principalmente a presença de vocês homens. A Saúde está desempenhando um papel e tentando o máximo que as coisas aconteçam em Jaicós e estão acontecendo, muito está sendo investindo na área da Saúde. Mesmo que trabalhe em todas as áreas, a Saúde é uma prioridade da gestão. Tudo que podemos estamos fazendo na nossa gestão para tentar amenizar o sofrimento e melhorar a vida do cidadão” falou.

O gestor ainda falou de mais ações que serão realizadas na área.  “Vamos fazer muito mais, estou confiante que no próximo ano possamos fazer tudo que planejamos, principalmente, na área do hospital. Iremos começar uma reforma na secretaria de Saúde, para oferecer mais conforto ao cidadão e melhorar quatro postos de saúde, dois na cidade e dois no interior. Estamos aguardando uma ambulância mais completa para o hospital Florisa Silva. Estamos com uma ambulância na policlínica para entregar à Várzea Queimada, que é o primeiro povoado de toda a história política de Jaicós que vai receber uma ambulância nova, que vai atender não só a Várzea” finalizou.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS