Connect with us

Jaicós

Em alusão ao Outubro Rosa, Saúde de Jaicós orienta mulheres e disponibiliza 900 exames de prevenção

Publicado

em

Em alusão à campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste mês, ações voltadas ao público feminino.

Nos dias 14, 20, 21, 25, 26 e 27, foi realizado o Dia D da campanha em cada Unidade Básica de Saúde do município, tanto na sede, quanto zona rural. Além de palestras e orientações às mulheres, as programações contaram também com a realização dos exames preventivos.

Segundo informou a Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Silva, como parte da campanha, a Secretaria de Saúde disponibilizou 900 exames de prevenção, divididos entre os nove PSFs, sendo assim 100 vagas para cada equipe.

Em cada Dia D, foi realizada uma média de 10 a 20 prevenções. “As demais prevenções serão realizadas durante o mês, mas como outubro já está encerrando, o atendimento se estenderá para os meses seguintes. Cada enfermeiro tem seu cronograma no PSF e a paciente deve estar procurando o Agente de Saúde para saber o dia que o enfermeiro estará fazendo o exame”.

A coordenadora destacou que a campanha é de suma importância para a saúde da mulher. “É de fundamental importância essa campanha, porque nós mulheres precisamos nos cuidar. É necessário que estejamos atentas aos cuidados, que realizemos o autoexame de mama, que permite identificar a existência de algum nódulo. E caso o mesmo seja diagnosticado, a mulher já é encaminhada para um especialista”.

Patrícia também informou que está sendo realizado o mutirão de mamografias em Picos. “As mulheres vão até a UBS, pegam o encaminhamento, marcam na central na Policlínica e vão até Picos realizar o exame” ressaltou.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS