Connect with us

Jaicós

Em evento prestigiado, projeto Reciclar: do Lixo ao Luxo, é oficialmente apresentado à população de Jaicós

Publicado

em

O projeto “Reciclar: do lixo ao luxo”, que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Jaicós, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), desde dezembro de 2021, foi oficialmente apresentado à população de Jaicós na noite desta terça-feira (25).

O evento de apresentação do projeto aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e foi bastante prestigiado, contando com a participação de representantes da gestão municipal, integrantes do projeto, empresários, trabalhadores do lixão e a sociedade em geral.

Também estiveram presentes no evento, o prefeito Ogilvan Oliveira, Neném de Edite, o vice-prefeito, Weslly Bispo, Ana Meyre Leal, gerente do SEBRAE, Maria das Mercês Leal, articuladora do projeto para Jaicós, comandante da CIA de PM de Jaicós, Capitão Edivan Martins, vereadoras Francisca de Paiva e Dalvenisa da Conceição, Marina Simão e Ricardo Bandeira, consultores empresariais do SEBRAE, representante dos catadores, Josefa Maria Lopes, representante dos empresários, Aura Martins, chefe de gabinete, Deusmar Costa, secretários Lázaro Reis, Oziana Oliveira, Audeli Coutinho, Osmildo Oliveira e Jessé Gonçalo, Controlador Geral, Wandym Lima, Eunice Costa, presidente do Sindicato de Trabalhadores, entre outros.

O projeto Reciclar: do Lixo ao Luxo, visa, entre outros pontos, promover um diagnóstico da situação atual do lixo, com as empresas, comunidade, educadores e profissionais da saúde, desenvolver ações e programas para o sistema de limpeza urbana municipal, através da conscientização da população do descarte correto do lixo, geração de emprego e renda através da reciclagem, e ajudar na criação da cooperativa dos catadores de Jaicós.

Desde o início do desenvolvimento do projeto na cidade, diversas ações já foram realizadas. Na abertura do evento, a consultora Marina Simão, fez uma apresentação do que já foi promovido e das próximas ações a serem realizadas.

Inicialmente foi apresentado um documentário sobre o projeto, e depois os dados das pesquisas realizadas com empresários, profissionais da saúde, feirantes e catadores, e o que pode ser feito por cada segmento da sociedade, para contribuir com a melhoria da situação do lixo na cidade.

Sobre as próximas ações, Marina informou que serão realizadas palestras nesta quarta (26), oficinas no mês de fevereiro, uma audiência na Câmara Municipal, no dia 17 de fevereiro, uma caminhada com os catadores, e uma feira durante o aniversário da cidade, para exposição do material produzido através das oficinas.

Em seguida, foi feita a apresentação do comitê gestor do projeto, que é composto por Jaissa Freitas, Edvan Luiz Silva, Omaciana Franco, Jessé Gonçalo, Kássia Lopes, Dilma Pereira, Beatriz Carvalho, Luzimária de Moura, Edson Domingos, Deusmar João, Maria Girlene, Ayrton Aragão, Noeme de Sousa, Eliene Helena, Ozildo dos Santos, Vinícius Paiva, Ednaldo de Souza e Magno Evangelista.

Logo após, o prefeito Neném de Edite fez a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para os catadores de lixo do município. No total, foram disponibilizados pela Prefeitura Municipal, 29 kits de trabalho para os catadores.

Em sua fala, Maria das Mercês Leal, articuladora do projeto para o município, parabenizou os envolvidos e agradeceu aos catadores. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do nosso grande gestor Neném de Edite, que é um líder que admiro muito, e também a equipe do SEBRAE e do Instituto Simão pelo trabalho. E dizer a vocês catadores, obrigada por estarem aqui, por acreditarem na prefeitura e no Sebrae. Essa foi só a primeira etapa, vamos estar trabalhando o lixo como negócio, e o intuito é ajudar essas famílias, dar dignidade e gerar renda, e nosso desejo é que esse projeto possa ser referência no Piauí, Brasil e até no mundo”.

Ana Meyre Leal, gerente do Sebrae, falou que além do que já está sendo realizado, já sonha coma ações futuras. “Estava ouvindo vocês falando e já começando a sonhar. Vamos buscar parceiros que tenham interesse em colaborar, e começarmos a pensar em projetos para fazer um aterro sanitário, onde a gente possa descartar e incinerar o material. Vamos continuar trabalhando com esses catadores, fazendo artesanato, transformando o trabalho com o lixo. Quero parabenizar todos vocês e dizer que valeu a pena ter vindo até aqui. Eu sonhava com um prefeito que tivesse amor por Jaicós e acho que o que há no coração do seu Neném é a vontade de transformar cada vez mais Jaicós”.

O prefeito Neném de Edite, disse que para que o trabalho voltado ao lixo alcance o objetivo, é preciso o apoio de todos. “Desde o início do primeiro mandato, um das maiores preocupações minha, é a feira livre e a questão do lixo. E o trabalho com relação a isso é grande, mas esse desafio não é só meu, a gente só vai conseguir tirar nosso objetivo do papel, com a parceria de todos. E os parceiros que mais podem nos ajudar, são os empresários, comerciantes, os cidadãos, os professores. É levando a mensagem até as escolas para que os alunos levem para seus pais. Não é fácil esse projeto, é desafiador, mas acredito que nós vamos conseguir”.

Ele ainda agradeceu aos catadores e pediu união para que melhorias possam ser alcançadas. “Agradeço aos catadores, eu sei da dificuldade de vocês, do que passam ali, eu sempre ando lá, nunca tive medo ou vergonha de ir no lixão. E eu acredito que vocês unidos, nós venceremos. Se vocês se organizarem, criarmos essa cooperativa e dando tudo certo, a gente vai gerar renda pra vocês. Eu estou a disposição para ajudar e peço que vocês se unam. Vamos elaborar o projeto de uma galpão pra vocês no lixão, e também já estamos iniciando a busca de um terreno para o lixão, pois hoje ele está dentro da cidade” falou.

Francisco da Silva Veloso, que trabalha há 12 anos como catador, disse que acredita que o projeto vai trazer benefícios. “Acho que esse projeto vai trazer melhoria pra gente. Esses equipamentos que a gente recebeu hoje pra trabalhar já é de grande valor. O pessoal do projeto são legal demais, o prefeito também trabalha bem, é pra cidade ajudar a gente, então, agradeço muito pelo que ele está fazendo. Neném vai lá, conversa com a gente, não tem vergonha. E se for feito esse galpão e a cooperativa, acredito que as coisas vão melhorar. E o prefeito é cara batalhador, se ele falar que faz, ele consegue”.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS