Em Jaicós, chegada da água traz vida nova e anima o homem do campo
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 17/07/19

Em Jaicós, chegada da água traz vida nova e anima o homem do campo

A gestão do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, segue trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população do município de Jaicós. A cada dia, novos investimentos são feitos na cidade e no interior. É o caso da localidade Lagoa Achada, que após muitos anos de sonho e espera, está sendo beneficiada com a implantação de grande sistema de abastecimento de água.

A água é captada do poço perfurado e armazenada em dois grandes reservatórios com capacidade de 25 mil litros, juntos, e distribuída para dezenas de casas. “São quilômetros de adutora que vão levar não apenas água para as famílias, mas, também, tranquilidade, conforto e uma vida com mais dignidade. Nós estamos resolvendo definitivamente o problema do abastecimento de água dessa região, da Lagoa Achada, Chapada do Barreiro, Sampaio e Pau do Enxuí.”, afirmou Neném de Edite.

Para o agricultor Pedro Fulgêncio da Costa, de 54 anos, a chegada da água no quintal da casa “é um milagre de Deus”. “Pra mim é um grande milagre de Deus, porque nós nunca vimos nessa chapada o que tá se vendo hoje, a água, que é o principal no nosso interior.”, disse.

Emocionado, ele relatou como era a dificuldade para conseguir água para o consumo. “Era muito difícil. Antigamente a gente começou pegar água lá na barragem do Sítio. Fica muito distante. Era meio dia de sofrimento. Depois mudou pra Malhada Vermelha, depois teve um poço aqui e já foi melhorando. E hoje, graças a Deus, eu tô vendo ela dentro de casa.”, disse. Certo de que a sua vida e da família vão melhorar com a chagada da água, o morador agradeceu. “Primeiramente a Deus, depois ao prefeito Neném de Edite e todas as pessoas que trabalharam pra trazer água pra nós.”

Na última semana, o prefeito Neném de Edite, que acompanhou de perto a chegada da água nas torneiras ao lado dos secretários municipais de Desenvolvimento Rural, João Bosco, e de Relações Institucionais Degerson  Lima, compartilhou da alegria das famílias. “Minha alegria é do mesmo tamanho que a dessas famílias. Eu me realizo em melhorar a vida das pessoas, e aqui é trazendo água para quem não tinha.”

Prefeito e secretários também acompanharam as obras de instalação de dois bueiros na estrada do povoado Esquisito, garantindo acesso a uma das regiões mais populosas do município durante todo o ano. De acordo com Neném de Edite, quando chovia, o tráfego de veículos era interrompido pela água que danificava a estrada. “Com esses bueiros o problema estará resolvido e a região do Esquisito continuará andando por essa estrada mesmo no período das chuvas.”, disse.

O gestores também visitaram dois prédios públicos que, após o nucleamento das unidades escolares, estão sendo adaptados para o funcionamento dos serviços da saúde. “Essas escolas estavam fechadas e nós estamos reformando para receber os médicos e demais profissionais da saúde, aproximando mais os serviços das pessoas onde elas moram.”, pontuou o prefeito.

No povoado Esquisito, Neném de Edite e João Bosco, ao lado da vereadora Dalvenisa Nascimento, a Mocinha, e de moradores, acompanharam os testes em um novo poço recentemente equipado e que vai abastecer diversas famílias.

_Mais imagens

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES 0 Comments

Nordeste em emergência: histórias de uma seca sem fim

Gado morrendo. Barragens sem uma gota de água. Rio virando mar. É tanta secura que até os cactos estão sentindo. Para quem passa despercebido pelo interior do Nordeste, o horizonte

DESTAQUES

63 mulheres foram assassinadas no Piauí em 2017

Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou que 63 mulheres foram assassinadas no Piauí no ano de 2017. Os casos de feminicídios foram 24. Em Teresina, o número de vítimas ficou

DESTAQUES

Piso salarial do magistério terá reajuste de 6,81% em 2018

O piso salarial dos professores de nível médio com jornada de 40h terá reajuste de 6,81% e o valor nominal será de R$ 2.455,35 em 2018. Os membros do Fórum