Connect with us

Jaicós

Em Jaicós, deputado Georgiano conhece a fábrica que gera 30 empregos e produz 60 mil blocos por dia

Publicado

em

O centenário e histórico município de Jaicós tem se desenvolvido não somente através de investimentos realizados pelo setor público, mas, também, por meio da iniciativa privada, que produz e gera emprego e renda para a população nos seus diversos segmentos.

É o caso da Dantas e Viana Indústria Cerâmica, criada cerca de há um ano, e que já destaca a nível regional na produção e comercialização de blocos cerâmicos com seis e oito furos, gera 30 empregos diretos, além de outros indiretos.

A fábrica, situada no Km 05 da rodovia PI-229, que interliga as cidades de Jaicós e Campo Grande do Piauí, recebeu nesta segunda-feira, 21, a visita do deputado estadual Georgiano Neto e dos prefeitos Neném de Edite (de Jaicós), Joaquim Neto (de Patos) e Rivaldo Carvalho (de Massapê).

Os visitantes puderam conhecer a estrutura da fábrica e todo o processo de produção dos blocos.

De acordo com o empresário Lindon Johnson Viana, diariamente são produzidos 60 mil blocos.  “Temos dois fornos vagões, com acompanhamento de queima totalmente digital, não havendo a exposição do funcionário a altas temperaturas. Com isso, a gente tem um ciclo de queima muito mais rápido, aumentado a capacidade de produção.”, disse.

O forno se mantém sempre em alta temperatura. Após a queima, o vagão sai do forno enquanto o outro entra para iniciar o processo de queima, não havendo, portanto, a necessidade de esperar baixar a temperatura para que os funcionários entrem para retirar os blocos prontos.

A Cerâmica tem o acompanhamento técnico do SENAI de Teresina com foco na elaboração da massa e melhora do processo produtivo. “Hoje, não trabalhamos somente com a parte teórica aprendida com alguns ceramistas. Temos o mesmo acompanhamento técnico que o SENAI oferece para grandes fábricas, como a Mafrense, em Teresina.”, disse Johnson.

Publicidade

Um ano após sua criação, a Cerâmica Dantas e Viana se tornou conhecida em outras regiões. “O mercado tem aceitado muito bem o nosso produto. É resultado desse trabalho técnico e com o que tem de melhor. Hoje, por exemplo, já somos fornecedores da Kildary, em Picos.”, destacou o empresário.  

A fábrica está sendo novamente ampliada. “Estamos na terceira fase de ampliação, com a construção de um novo galpão, pensando num outro forno para, futuramente, a gente estar produzindo telha.”, disse Johnson.

O deputado Georgiano Neto, que acompanha o município de Jaicós há aproximadamente dez anos, disse que se surpreende com o progresso a cada visita.

“Jaicós vive um dos seus melhores momento. São ações do poder público que realmente tem feito uma verdadeira revolução no município e na vida das pessoas, mas, também, com inciativas privadas, como é o caso dessa grande cerâmica que está se tornando uma referência não só pra região, mas para o Piauí como um todo. Extremamente tecnológica, adaptada às questões ambientais, que não apenas gera emprego, mas busca dar melhores condições de trabalho. Um empreendimento importante que vai colocar o nome de Jaicós no patamar cada vez maior. A gente valoriza muito essas e outras iniciativas.”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS