Connect with us

Jaicós

Em Jaicós, ex-ministro João Henrique reúne lideranças do PMDB de 10 cidades e defende candidatura própria

Publicado

em

O ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, presidente nacional do Sesi e da Fundação Ulysses Guimarães no Piauí, visitou a cidade de Jaicós neste sábado, 16, quando participou, na Câmara Municipal, de uma roda de conversa com lideranças políticas do PMDB.

A reunião é parte da programação da “Caravana Piauí em Movimento”, liderada por João Henrique. Diferente dos atos realizados em outras cidades, onde o evento é aberto a participação de toda a sociedade, em Jaicós teve como público alvo os peemedebistas. Representante do partido em dez municípios da região estiveram presentes.

O ex-ministro dos Transportes falou por cerca de 1h30. Em seu pronunciamento, fez duras críticas à gestão do governador Wellington Dias. “O Piauí não aguenta mais o PT. Ou nós vamos mudar com alguém, e esse alguém pode ser do PMDB, ou vamos mudar com outra pessoa. Se o Piauí tiver a infelicidade de ter Wellington Dias governador por mais 4 anos, indo para 16 anos de mandato, pode ter certeza absoluta que vamos ter uma situação tão caótica quanto é a situação do Rio de Janeiro”, disse.

Segundo ele, o Estado está à beira do caos. “Começam a faltar estruturas mínimas de manutenção. Por exemplo, a nossa área de segurança hoje está quase que caótica. Nós já fomos o 7º Estado mais seguro do Brasil, e atingimos agora a 22ª colocação”.

Henrique falou sobre o endividamento do Estado, que segundo ele, é crescente e chega a 5 bilhões de reis, e sobre o aumento no número de secretarias. “Há uma desorganização estrutural no nosso Estado. O Piauí é recordista nacional de secretarias no Governo do Estado. Com nome de secretaria deve ter umas 20, as outras são unidades orçamentárias que recebe dinheiro da Secretaria da Fazenda e que tem um gestor em que presta conta desses recursos. E nessa conta nós temos 63 estruturas secretarias. Isso é escândalo em qualquer lugar do país”, pontuou.

Publicidade

Em outro momento, João Henrique apresentou seu plano político, de que o PMDB seja oposição ao Governo do Estado e tenha candidatura própria em 2018. Ele falou da atual conjuntura política, dos prováveis cenários para 2018, onde o PMDB na base não teria o espaço devido, e chegou a criticar os colegas de partido que estão na base governista.

Em um longo pronunciamento argumentativo, Henrique procurou conscientizar os delegados de partido para votarem pela candidatura própria. “Não podemos apoiar e nem aplaudir o PT levar o Piauí ao caos absoluto. O PMDB precisa enfrentar essa realidade. Há um espaço muito grande para que o partido discuta a possibilidade de uma candidatura própria”, disse, manifestando o desejo de ter seu nome como candidato a governador. João Henrique fez um breve relato de sua história na vida pública, destacando seus três mandatos como deputado federal, suas passagens por diversas secretarias de Estado e do município de Teresina, como também, pelo Ministério dos Transportes.

Ao final, o empresário Francisco Martins de Oliveira, o Chico Tauá, que já foi vereador e é um dos mais antigos membros do diretório do PMDB no município de Jaicós, reforçou o perfil político do ex-ministro João Henrique e manifestou seu apoio à candidatura própria do mesmo. “É um cidadão, um homem de muita credibilidade, organizado, cumpridor de seus deveres. Eu posso confessar a vocês que seria uma grande felicidade para o Estado do Piauí se esse cidadão viesse a ser governador”, disse.

Após a roda de conversa, o presidente nacional do Sesi fez reuniões individuais ainda na Câmara, e depois participou de um almoço. Além de Jaicós, estiveram presentes representantes do PMDB nos municípios de Patos do Piauí, Francisco Macedo, Marcolândia, Caridade, Caldeirão Grande, Massapê, Padre Marcos, Queimada Nova e Belém do Piauí.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS