Connect with us

Jaicós

Em Jaicós, secretário da Defesa Civil visita o açude Tiririca autoriza carros pipa para distribuir água

Publicado

em

O secretário estadual da Defesa Civil, José Augusto, visitou a cidade de Jaicós na tarde deste sábado, 18 de setembro, com o objetivo de discutir com as lideranças políticas locais sobre a adoção de medidas, a curto e médio prazo, para amenizar e solucionar a problemática do abastecimento de água da centenária cidade.

O secretário esteve acompanhado do ex-governador Wilson Martins, do diretor de Unidade de Defesa Civil, Rubem Martins, e do engenheiro Átila Araújo.

Reunião na Prefeitura de Jaicós

A comitiva foi recebida na Prefeitura Municipal pelo prefeito Neném de Edite, o vice-prefeito Welsy Bispo, vereadores e secretários municipais. E em seguida, fez uma visita ao açude Tiririca, represa situada a 3 km da sede, que já foi responsável pelo abastecimento de água da cidade, mas que hoje está quase seca.


CONTEÚDO RELACIONADO:
Prefeito anuncia limpeza do açude Tiririca e perfuração de poços em Jaicós
– JAICÓS | Bomba da Agespisa queima e população fica sem abastecimento


Em entrevista, o secretário Zé Augusto anunciou a liberação de carros pipa para reforçar o abastecimento de água da cidade e falou sobre o projeto executivo da adutora.

Zé Augusto, secretário estadual da Defesa Civil

“O compromisso do Governo do Estado é buscar um mecanismo para que a população, neste momento, seja socorrida. Nós destinamos cinco carros pipa para atender a população da zona urbana, e paralelamente, fazer a licitação de um processo que está em curso na Secretaria de Defesa Civil para definitivamente ter um projeto executivo e de vez, resolver o problema de água de Jaicós. Não há outra solução que não seja uma adutora partindo da barragem Poço de Marruá”, disse.

Para o prefeito Neném de Edite, esse é um dos piores momentos de Jaicós em relação ao abastecimento de água. “A população está comprando mil litros de água a 30 reais, e ainda tem dificuldade para comprar, por falta. Estamos passando um dos piores momentos em nossa cidade, e não é isso que queremos para Jaicós, por isso estamos aqui reunidos para reivindicar uma solução emergencial, um paliativo, e a solução definitiva”, disse.

Publicidade
Neném de Edite, prefeito de Jaicós

O gestor voltou a falar em união de todos. “Estamos com todos os vereadores da nossa bancada, que são a voz da população, que estão sendo cobrados pela população e aqui estão buscando uma alternativa. É hora de unir forças, da participação e colaboração de todos os senadores e deputados que foram votados em Jaicós. E é isso que estamos fazendo. Ontem conversamos com o governador Wellington Dias e com o deputado Georgiano, hoje estamos recebendo o secretário da Defesa Civil, o ex-governador Wilson, que tem muita experiência, com a equipe técnica da Secretaria, para buscar as alternativas possíveis”, finalizou.

Lideranças políticas de Jaicós

Também integraram a comitiva o presidente da Câmara Municipal, João Bosco, o Bosquinho, os vereadores Benedito Alencar, Francisca de Maninho, Messias Porteira, Zé Reis, Mocinha, Ednaldo Santana, os secretários municipais Deusmar Costa (de Gabinete), Irmão Jessé (de Obras), Bosco Dias (de Desenvolvimento Rural), as lideranças políticas Maninho do Sindicato e Rafael.

Limpeza do açude

Mais cedo, em entrevista exclusiva ao portal Cidades na Net, o prefeito Neném de Edite havia anunciado que o Governo do Estado liberou um recurso, no valor de 200 mil reais, para execução do serviço de desassoreamento do açude Tiririca, aumentando assim sua capacidade de acúmulo de água, e para a perfuração de cinco poços tubulares na cidade.

Mais imagens

Facebook

MAIS ACESSADAS