Connect with us

GERAL

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Jaicós promove palestra para trabalhadores que atuam no lixão

Publicado

em

Através de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Jaicós, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma palestra voltada aos trabalhadores que atuam no lixão, foi promovida no ultimo sábado (17).

A gestão municipal está trabalhando para viabilizar a criação de uma Cooperativa de reciclagem de resíduos no município, e a palestra é uma das primeiras ações voltadas a essa iniciativa.

A palestra aconteceu no período da tarde, no Auditório da Secretaria de Assistência Social, com a participação do Chefe de Gabinete, Deusmar Costa, Assessor Jurídico da Prefeitura, Dr. Guilherme Bento Soares, representante do SEBRAE de Picos, Mercês Dias e do assessor de comunicação da prefeitura, Edvan Luiz.

Com o tema “Cooperar para o Empreendedor no Agronegócio”, a palestra foi ministrada pelo consultor do Sebrae José Roberto Aquino, e teve quatro catadores participantes, José Orlando, Jusselino Alves, João de Deus e Francisco José.

Entre outros pontos, o palestrante abordou sobre o associativismo empreendedor, destacando como principal parâmetro para o mesmo, a cooperação. Ele também falou sobre os valores associativos, como solidariedade, interdependência, confiança mútua e aceitação das lideranças.

A representante do SEBRAE de Picos, Mercês Dias, disse que o intuito é transformar a atividade dos catadores em um negócio viável. “Estamos aqui atendendo uma solicitação da prefeitura, para fazer um trabalho inovador, com os catadores de lixo, para que essa atividade que vocês desenvolvem se torne um negócio, que seja viável. O intuito é que vocês tenham uma orientação de como fazer, um lugar mais decente para vocês estarem catando e organizando esse lixo. E hoje a gente está dando o primeiro passo para isso”.

Ela também parabenizou a prefeitura pela ação. “Parabenizo a prefeitura pela iniciativa. Já sabemos que o prefeito Neném de Edite foi uma inovação para Jaicós e realmente tem buscado estruturar e desenvolver o município. E o Sebrae vai estar junto nesse objetivo, para ajudar”.

Publicidade

José Roberto Aquino falou que o primeiro passo é esclarecer para os trabalhadores que a atividade com o lixo, pode ser desenvolvida de forma mais organizada. “A palestra de hoje traz um tema muito interessante, dentro da proposta de começar a organizar uma cadeia que infelizmente, existe desorganizada em todo o Brasil. Vejo aqui uma oportunidade para darmos o pontapé inicial e começarmos a esclarecer as pessoas que eles podem fazer o trabalho dentro desse ambiente de uma forma muito mais organizada, limpa e gerando renda para eles. A ideia é motivá-los e tentar fazer com que eles compreendam que precisam e podem, desde que haja uma integração dentro do município com a comunidade”.

Ele disse que outras ações serão realizadas e que torce para que o município se torne um modelo na organização da atividade com resíduos. “Aqui é só o início do trabalho, o despertar, uma palestra de sensibilização para mostrar que existem possibilidades, e a partir daí se trabalhar outras parcerias e projetos que o Sebrae possa estar apoiando as ações dentro do município, para que eles possam desenvolver juntamente com a comunidade e a gestão, de uma forma integrada e organizada, para que aqui seja transformado talvez em um modelo quem sabe até para o próprio estado”.

Jusselino Alves de Figueiredo, que trabalha há 1 ano no lixão, disse que a criação da cooperativa seria uma ação positiva para os trabalhadores. “Nos falaram que vão fazer uma cooperativa para nós, um galpão, se fizer a gente agradece muito, é muito bom para nós. As melhorias que mais a gente quer é não precisar recolher o lixo na rua, ter um depósito, e uma coisa mais adequada, como ter um lugar separado para lixo de hospital. O que a gente quer mais é isso, no mais para mim ta bom”.

Com mais de 4 anos de trabalho no lixão, José Orlando da Silva, falou que a ação é importante e destacou a principal melhoria que deseja que seja feita. “Para a gente que trabalha lá é uma boa ação, é importante a gente ouvir o que eles tem a falar, para ver o que melhora pra nós. O que seria bom que fizessem para nós era um galpão para a gente ficar em baixo e guardar as coisas direitinho”.


Atualmente, cerca de 22 pessoas trabalham no lixão do município, que fica situado na localidade Flamengo, a poucos quilômetros da sede da cidade.

Atuação do Sebrae na zona rural

O Sebrae vai desenvolver ações também na zona rural do município, abrangendo as comunidades Baliza, Tanquinho e Pau do Inxuí, que atuam com as cadeias produtivas da apicultura, caprinocultura e cajucultura.

Publicidade

Na manhã do sábado (17), José Roberto esteve na comunidade Baliza, e disse que já há um cronograma de atividades. “Fiz hoje uma palestra na comunidade Baliza, que tem prioritariamente pessoas que produzem caju, mas também criam caprinos e ovinos. Vi lá um grande potencial, pessoas que tem força de trabalho, vontade de se organizar. Já saímos de lá com a agenda de começarmos um curso de planejamento estratégico para a cadeia deles, pensando em fundar uma cooperativa”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS