Connect with us

Jaicós

Em parceria com o SEBRAE, Prefeitura de Jaicós vai desenvolver o projeto “Reciclar: do lixo ao luxo”

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), vai desenvolver no município o projeto “Reciclar: do lixo ao luxo”, envolvendo vários segmentos da sociedade.

O projeto foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (03), oportunidade em que foi criado um grupo de trabalho para organização das ações a serem realizadas. Integram o grupo o prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, Deusmar Costa, Jessé Gonçalo, Ivo Farias, Raimar Granja, Omaciana Franco, Girlene Carvalho, Jaissa Freitas, Edvan Luiz, Kassia Lopes, Edson Domingos, Noêmia, Beatriz Reis, Lusimaria Sousa e Dilma Pereira.

Nesta sexta, estiveram na cidade, participando do lançamento e de uma reunião de planejamento, que aconteceu na Prefeitura Municipal, os consultores do SEBRAE, Ricardo Bandeira Lopes e Marina Simão.

Ricardo Bandeira disse que o projeto está sendo desenvolvido por iniciativa do prefeito Neném de Edite. “Esse projeto foi uma ideia do prefeito Neném, que buscou o SEBRAE, para que ajudasse a prefeitura de Jaicós nessa questão do lixo. O lixo para os municípios do Brasil é um grande problema, então, com base na Lei 12.305, muitos prefeitos estão se organizando para eliminar o lixo, e para isso, há muitas pessoas envolvidas, empresários, famílias condomínios, e é preciso a conscientização de cada uma dessas pessoa”.

Ele disse que o trabalho será feito com o engajamento de todos os envolvidos. “O objetivo é transformarmos e Jaicós ser um exemplo nacional. Hoje já reunimos o prefeito, secretários e foi criado um grupo de trabalho para estar discutindo e definindo as ações que vamos fazer para cada segmento da sociedade. Estamos elaborando um cronograma de execução e as responsabilidades de cada um, pois não adianta virmos aqui com o SEBRAE se não estiverem todos engajados”.

O consultor explicou que a separação dos resíduos precisa ser feita de sua origem. “É preciso que cada um faça a separação do lixo a partir do momento da origem, na empresa ou na residência, onde possa ser separado o resíduo sólido e o lixo orgânico, pois cada um tem sua finalidade, para fazer adubo e outro para ser reciclado, com artesanato ou venda. E o prefeito Neném pediu que o SEBRAE viesse desenvolver esse projeto”.

Ele também informou que o intuito é organizar o trabalho dos catadores, para que seja feito com as técnicas necessárias. “Tem os catadores que é um problema muito grande, porque eles ficam lá dentro do lixo e terminam contraindo doenças e podem contaminar outras pessoas, então, se conseguirmos eliminar o lixo, ter uma coleta seletiva para que esse material seja levado para um galpão e lá os catadores possam fazer um trabalho com equipamentos de proteção, tudo dentro das técnicas, esses catadores vão ganhar mais, porque o lixo pode ser transformado em riqueza”.

Publicidade

A equipe do projeto vai realizar visitas no lixão e nos pontos comerciais, com o intuito de sensibilizar a sociedade e organizar um momento para apresentação do projeto. “Vai ter a sensibilização dos empresários, para fazermos uma abertura com eles, juntamente com as famílias, catadores, para que a gente apresente esse projeto e envolva todo mundo para que tenhamos um projeto inovador e de sucesso”.

Durante sua execução o projeto vai promover também oficinas e palestras. “Os resíduos sólidos podem ser trabalhados de várias formas para serem aproveitados, vender o vidro e o papelão, fazer artesanato. As oficinas vão ensinar como faz o artesanato, como aproveitar o lixo orgânico para fazer outra coisa, além da compostagem. Tudo para gerar renda”.

Segundo o consultor, o objetivo é realizar todas as ações até o mês de fevereiro.

Facebook

MAIS ACESSADAS