Connect with us

Jaicós

Em solenidade bastante prestigiada, Prefeitura de Jaicós realiza abertura da 9ª Conferência de Saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou na noite desta terça-feira (02), a abertura da 9 Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

Bastante prestigiada, a abertura contou com a presença de autoridades municipais, gestores da saúde, profissionais, conselheiros, usuários, representantes de entidades e da sociedade civil.

A abertura foi realizada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lariana Feitosa, que desejou um evento proveitoso. “Fico muito feliz em ver a plenária lotada hoje e espero que todos continuem participando no decorre de todo o dia de amanhã. Espero que vocês aproveitem, pois tanto o Conselho, como a Secretaria de Saúde, tentou trazer profissionais gabaritados, com grande conhecimento a cerca do tema para estar enriquecendo nossa conferência. Aproveitem, tirem as dúvidas, questionem, debatam e tracem também propostas. Bom trabalho a todos” disse.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, desejou também um bom evento a todos. “Estamos aqui hoje para discutir as políticas públicas de Saúde, trabalhando basicamente o SUS. Muitas vezes a gente pensa que por ter um plano de saúde não precisa do SUS, mas no momento que dou entrada em qualquer hospital, seja ele particular ou não, eu estou dependendo do SUS e sou usuária. Agradeço a presença de todos aqui e peço também que haja uma participação mais intensa amanhã. Que tenhamos uma boa conferência” falou.

Logo após, Lariana Feitosa apresentou todos os integrantes do Conselho e realizou a leitura do Regimento, que foi aprovado pelos presentes.

Em seguida, teve início a primeira palestra do evento, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo Silva, sobre o tema central “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre outros assuntos, o palestrante falou da Emenda Constitucional 95 de 2016, que segundo ele, traz prejuízos a saúde e é o princípio para o fim do SUS.”A EC 95 congela os investimentos de saúde por 20 anos, o que significa muitas perdas, maiores do que as que já temos hoje. Pensar que durante 20 anos não teremos nenhum incremento financeiro para se trabalhar mais ações, representa um baque muito grande para a saúde, é o princípio do fim do SUS” disse.

Publicidade

Segundo ele, todos serão atingidos caso a Emenda não seja combatida e o SUS chegue ao fim. “Se essa emenda não for combatida pelos atuais representantes políticos, pelos movimentos sociais, que devem novamente ir às ruas, infelizmente, o SUS, que nem foi acreditado ainda, irá se acabar. E quem vai sofrer é a população que mais necessita dele, todos vão sofrer” falou.

Após a palestra houve um espaço para participação e depois o evento foi encerrado com um coffe break.

A conferência de saúde segue até esta quarta (03), com palestras, debates, formulação de propostas e eleição dos delegados para representar o município na conferencia estadual, que será realizada em Teresina, onde todos os municípios apresentarão suas propostas.

Programação:

Quarta – feira/ 03/04/19

Publicidade

07:30h – Credenciamento

08:30h – Palestra “Consolidação dos Princípios do SUS”.

Palestrante: Kátia Porto da Silva – coordenadora da Atenção Básica de Paulistana-PI.

09:30h – Debates

10:00h- Coffee break

Publicidade

10:30h – Palestra “Financiamento do SUS”.

Palestrante: José da Cruz- Coordenador da Comissão de Controle, Avaliação, Orçamento e Finanças do Conselho Estadual de Saúde.

11:30h – Debates

12:00h – Almoço

13:30h – Formação dos grupos, discussões e elaboração das propostas

Publicidade

15:00h – Apresentação e votação das propostas

16:00h – Eleição dos delegados(as)

  1. 17:00h – Encerramento e entrega de certificados

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS