Connect with us

Jaicós

Escola do interior de Jaicós promove culminância do projeto de leitura ‘Ler e Aprender’

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Joaquim Francisco de Paiva, situada no povoado Lagoa do Sabino, zonal rural de Jaicós, promoveu a culminância de um projeto de leitura desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental.

A culminância aconteceu na quadra poliesportiva Sabino Alves Figueiredo, na tarde desta sexta-feira, 02 de setembro, quando foram apresentados as temáticas literárias e gêneros textuais trabalhados em sala de aula com os alunos.

O Projeto de leitura que tem como tema “Ler e aprender”, foi desenvolvido na escola abrangendo toda a comunidade escolar, com ênfase pelos professores de língua portuguesa.

A diretora da escola, Silmaria Coutinho Gomes Retrão, falou sobre o projeto. “Uma preocupação constante e um dos principais desafios enfrentados na educação são as dificuldades que os nossos alunos apresentam em aprender a ler e escrever, por isso a Secretaria de Educação idealizou o projeto, com o objetivo de desenvolver habilidades relacionada a leitura, interpretação e produção de texto, além de ampliar a escrita dos nossos alunos”, explicou.

Durante a culminância, foi realizada a exposição das atividades devolvidas em sala de aula, abrangendo apresentações de música, cordel, crônica, paródia, dentre outras.

Em entrevista, a professora de português Ana Águida, que desenvolveu o projeto com alunos do 8° e 9° ano, quando foram trabalhados a literatura de cordel e a crônica, avaliou positivamente a realização do projeto.

“Quando há interesse por parte do aluno, trabalhar um projeto como esse, tem um impacto bem positivo, porque um dos maiores problemas que a gente encontra na escola de modo geral é a falta de leitura, e com o projeto eu observei um maior interesse, os alunos mesmos produziram suas crônicas e leram bastante a literatura de cordel, inclusive livros como o ‘O Santo e a Porca, onde se divertiram muito com a leitura, sem contar que a nossa cultura em relação ao cordel e a literatura de modo geral, ela é riquíssima”, destacou.

Além dos alunos, participaram da culminância, os professores da escola Kelma, Ana Águida, Daniela, Osvaldo, Antônio Neto, Irenilda, Luciene, Lucineide, a diretora Silmaria e a coordenadora Ailene.

Projeto de Leitura em outras escolas

Além da Escola Joaquim Francisco de Paiva, o projeto foi desenvolvido nas unidades de ensino Paulo Emanoel Batista, localizada da comunidade Barreiro e Careolano Alves, situada na localidade Pau do Ixui.

Publicidade

Em ambas as escolas, o projeto buscou trabalhar descritores e competências, contribuindo para que os alunos adquiram competências e habilidades necessárias à aquisição da leitura e escrita.

A coordenadora das três escolas, Ailene Silva, disse que durante o projeto, os profissionais de educação trabalharam os gêneros textuais, cantigas de rodas, notícias, bilhete, listas, chamada, poemas fábulas, crônicas dentre outros, com o intuito de resgatar habilidades relacionadas à leitura, interpretação de texto e produção.

A diretora da escola Careolano Alves, Jailma Maria, enfatizou que o projeto é grande valia no ensino aprendizagem dos alunos, tendo em vista os prejuízos educacionais com a pandemia. “O projeto veio para somar nos ajudar a integrar e favorecer a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo na construção do conhecimento e experiências trocadas na interação”, disse.

O diretor da escola Paulo Emanoel Batista, Francisco das Chagas, disse que no mês de agosto foi trabalhado sobre o Folclore, destacando a importância do projeto de leitura. “O projeto é um incentivo a leitura de maneira criativa, estimula ainda mais o interesse da criança, desenvolve a criatividade, a imaginação, trabalha a memória aprimorando ainda mais o seu vocabulário e ao mesmo tempo ajuda a criança no desenvolvimento da escrita. É importante destacar ainda que a aprendizagem através de projetos de leitura permite que os docentes confrontem os problemas do mundo real que consideram importantes, afim de buscar soluções”, afirmou.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS