Connect with us

Jaicós

Escola Lili Silveira realiza Parada Ecológica e conscientiza sobre preservação do meio ambiente

Publicado

em

A Unidade Escolar Lili Silveira, que integra a Rede Pública Estadual do município de Jaicós, realizou entre os dias 5 e 7 de junho, a “Parada Ecológica”, ação promovida em alusão à Semana do Meio Ambiente.

As coordenadoras do projeto enfatizaram que a questão ambiental deve ser uma preocupação de todos nos dias de hoje, e diante disso, a equipe gestora da unidade escolar, juntamente com os professores, desenvolveu o projeto visando despertar nos seus discentes o desejo de preservação do meio ambiente, para manter o equilíbrio natural do planeta e melhorar a qualidade de vida da população.

O evento ocorreu nos três turnos da escola, iniciando pelo turno da manhã nas turmas 7º, 8º e 9º ano, no dia 05, orientado pela coordenadora Remédios Coelho (turnos manhã /tarde), e desenvolvido pela professora Lúcia Sousa.

A professora Lúcia Sousa, destacou que foi trabalhado durante o mês de maio nos Componentes Curriculares Geografia e Arte nas turmas do 7°, 8° e 9° ano conteúdos como: Mudanças Climáticas, Aquecimento Global, Efeito Estufa, Sustentabilidade, Consumismo, Reciclagem e Consequências das Mudanças Climáticas . Também foram feitas aulas de campo, entrevistas e um documentário.

No turno da tarde , foi realizada uma palestra para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, ministrada pela professora Rosângela Santana ( Biologia) , abordando o tema Meio Ambiente. Em seguida, a professora Lúcia Sousa, juntamente com os alunos do 9º ano, exibiram o documentário com a pesquisa de campo realizada no lixão e entrevistas com alguns comerciantes, professores do componente curricular de Geografia, donas de casa, para saber como eles descartam o lixo, e fizeram a exposição dos objetos reciclados pelos alunos do 7º, 6º e 9º ano.

O turno noite, no qual é ofertado o Ensino Médio EJA- ETAPAS VI E VII e 3ª série do Ensino Médio Regular, realizou ações nos três dias, orientadas pelas coordenadoras Arlene Dias e Maria dos Ramos Brito. No primeiro dia (05), o evento iniciou com uma palestra para os estudantes sobre o Meio Ambiente ministrada pela professora Rosângela Santana.

“A questão ambiental é uma preocupação constante. Visando uma aprendizagem significativa, nada melhor que trabalhar a temática meio ambiente de forma lúdica e dinâmica, explorando a criatividade dos alunos e consequentemente tornando-os mais conscientes. Estudantes sendo protagonistas nas atividades propostas, a eficácia no desenvolvimento de habilidades e competências é maior” destacou a palestrante.

Na terça (06), foi realizada uma oficina de produção de sabão a partir de óleo de cozinha pós- consumo, desenvolvida e orientada pelas professoras Salete ( Química) e Rosângela Santana (Biologia).

Durante o encerramento do evento, no dia 07, a escola realizou várias apresentações artísticas feitas pelos alunos das ETAPAS VI, ETAPA VII e 3ª SÉRIE , orientados pelos professores Osmar Veloso ( Língua Portuguesa), Jessielly Dias ( Matemática) e Ivoneide Veloso (Inglês).

A programação contou com declamação de poemas e cordéis, apresentação da música de Michael Jackson, encenação sobre as embalagens recicláveis, exposição e apresentação dos gráficos sobre a produção do sabão líquido com óleo de cozinha pós-consumo, e do tempo de decomposição de alguns materiais de resíduos de plásticos.

A professora Conceição Silva (Arte), durante o desenvolvimento do projeto, construiu com seus alunos uma horta ecológica ,reciclando garrafas pet e utilizando adubo vegetal.

O evento também contou com a participação dos alunos do 9º ano , apresentando o documentário feito no lixão, orientados pela professora Lúcia Sousa, e também com a exposição dos objetos reciclados feitos pelos alunos do 7°, 8º e 9º ANO.


Facebook

MAIS ACESSADAS