Connect with us

Jaicós

Evento de apresentação do NUCA e Comissão Intersetorial marca início das ações do Selo Unicef em Jaicós

Publicado

em

O município de Jaicós está trabalhado em busca de conquistar mais uma certificação do Selo Unicef, e principalmente, de seguir registrando avanços nos indicadores sociais, garantindo a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Como um dos primeiros passos com o intuito de conseguir o “Selo Unicef – Município Aprovado”, o município realizou nesta quinta-feira (30), a apresentação oficial do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e da Comissão Intersetorial do Selo.

O evento, que marca o início das ações, aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), contando com a participação de gestores, representantes das secretarias municipais, do Conselho Tutelar, e adolescentes do NUCA.

Na abertura, a secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, falou da importância do momento. “É uma alegria muito grande estar participando pela primeira vez, como secretária de Assistência Social, da busca pelo Selo Unicef. Esse é um momento de grande importância para o município de Jaicós, pois estamos todos de mãos dadas para sermos certificados com mais um selo. Vocês estão de parabéns, pois em cada evento, cada ação desenvolvida, quem ganha é vocês, é o município. A cidade se desenvolve através de nós, que fazemos parte, que nos envolvemos em cada atividade”.

A Mobilizadora Kelcileyane Pereira, destacou que os adolescentes são os protagonistas. “Para mim é um desafio ser a mobilizadora do NUCA, mas quero dizer que eu serei apenas a ponte de vocês adolescentes, da opinião de vocês, dos direitos, do que vocês querem e necessitam. Os protagonistas são vocês, são vocês que vão falar, ter voz e espaço e desenvolver as ações”.

Kelcileyane Pereira também fez uma breve explanação sobre o NUCA, sua importância e objetivo. Em seguida, ela apresentou os 20 adolescentes que integram o núcleo, sendo eles: Ananda, Ana Beatriz, Chayana, Edivânia, Emilly, Rychely, Layna, Maria Eduarda, Anna Karolina, Anna Sophia, Alessandro, Henrique Rian, João Manoel, João Pedro, Kaique, Mathias, Talison, Carlos Eduardo, Pedro Henrique e Marcelinho.

Durante os quatro anos de desenvolvimento das atividades do selo, os adolescentes do NUCA estarão discutindo questões importantes para o seu desenvolvimento, implementando ações e levando suas reivindicações à gestão pública municipal.

Para a integrante do núcleo, Ananda Carolina de Sousa, 13 anos, lutar pela garantia de um futuro melhor para os adolescentes é o intuito principal. “No NUCA vamos dar a nossa voz, ajudar, opinar, pois como foi falado aqui hoje, todos os adolescentes devem ter direito a educação, saúde, cidadania, e tudo aquilo que irá nos garantir um futuro melhor. Nesses quatro anos espero que estejamos todos juntos, nos ajudando e buscando o melhor para os adolescentes de Jaicós”.

O estudante Pedro Henrique de Carvalho, 16 anos, disse que no NUCA, a voz dos adolescentes pode ser ouvida. “O NUCA é um espaço em que podemos mostrar nossa voz, representando os adolescentes de Jaicós. Por meio da nossa voz vamos buscar efetivar nossos direitos e deveres, direito a educação, lazer, e o que devemos fazer como cidadãos. Nesses quatro anos a gente espera aprender muito, levar conhecimento para outros adolescentes, crescer como pessoas e buscarmos o melhor para nossa cidade e para os adolescentes”.

Logo após a apresentação da nova formação do NUCA, duas adolescentes integrantes do mesmo, Layna e Ananda, realizaram uma apresentação de dança, com um mix de músicas que estão entre os hits do momento.

Em seguida, a articuladora Jasmira Leal fez o seu pronunciamento. “Estou muito feliz, pois hoje estamos dando o pontapé inicial para a edição 2021\2024 do Selo Unicef. E a participação do NUCA é de extrema importância para conseguirmos conquistar o selo. Vamos ter um caminho longo, de 4 anos, e quero contar com a participação de todos vocês. São 4 anos de muita luta, garra, diversão, compromisso e responsabilidade. E vocês são peça fundamental” disse ela.

Jasmira também apresentou a metodologia da edição 2021/2024 do Selo Unicef, que trabalhará os eixos: Desenvolvimento infantil na primeira infância; Educação de qualidade para todos; Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Logo após, foi apresentada a Comissão Intersetorial, que é composta pelo Prefeito Ogilvan Oliveira (Neném de Edite), vice-prefeito Weslly Bispo, Jasmira Leal (Articuladora), Kelcileyane Pereira (Mobilizadora), Marciele Mayra (Mobilizadora da A. Social), Girlene Carvalho (Mobilizadora da Sec. Saúde), Eliene Helena (Mobilizadora da Sec. Educação), secretários Oziana Oliveira, Audeli Coutinho, Antônio de Pádua, Alessandra Leal, Osmildo Oliveira, presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, Edvan Luiz (Assessor de Comunicação), Júnior Bispo e Leonice de Sousa (Conselheiros Tutelares), Pedro Henrique e Ananda Carolina (integrantes do NUCA).

O evento foi encerrado com o pronunciamento do vice-prefeito Weslly Bispo, que parabenizou os envolvidos na busca pelo Selo. “Desejo boas vindas a essa juventude, que é o alicerce, a base. Quero dizer que estou a disposição de vocês. Parabenizo toda a comissão do Selo, que trabalha em prol da certificação. Sabemos que não é fácil, mas já conseguimos duas edições, o que é um importante reconhecimento para Jaicós, para a gestão. Parabenizo a Jasmira e todas as secretarias, que com comprometimento, buscam fazer com que as coisas deem certo. Que possamos continuar a caminhada com esse intuito de fazer acontecer. Todos os envolvidos estão de parabéns”.

Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS