Jaicós

Familiares prestam últimas homenagens a Adelina Farias, matriarca de uma das maiores famílias de Jaicós

Publicado

em

Ela partiu deixando saudades em diversos corações, mas também deixa um legado de força, amor e cuidado. Para os filhos, um exemplo de mãe. Para os netos, bisnetos e trinetos, foi uma fonte de amor. Ao longo dos seus 96 anos de vida, construiu uma história admirável.

Ela é Adelina Farias de Oliveira, “Dona Adelina”, figura ilustre da cidade de Jaicós, que faleceu nesta segunda-feira, 15 de maio. Muito conhecida e querida na “Terra do Galo”, ela era a matriarca de uma das maiores famílias da centena´ria cidade.

Foto: Otávio Veloso

Adelina Farias de Oliveira nasceu em 26 de agosto de 1926, na localidade Belo Jardim, hoje município de Trindade Pernambuco, filha de Maria Barbosa e Daniel Farias. Do casamento com João Melé, gerou Remédios, Ivan, Osvaldo, Maita, Valdevan, Valdete, Iêda, Maria das Mercês, Rosolândia, Ivo e João Antônio (Neném de Adelina). O casal deixou ainda uma posteridade de 43 netos, 39 bisnetos e 4 trinetos.

Na manhã de hoje (16), os familiares prestaram as últimas homenagens a “Dilina”, como era carinhosamente chamada. Após o velório que aconteceu em sua residência, no Centro da cidade, o corpo foi conduzido até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Missa de Corpo Presente.

Celebrada pelo padre Francisco de Assis de Lima, a missa foi marcada por momentos de comoção, preces pela família e por Adelina e homenagens. Nos momentos mais emocionantes da missa, flores foram depositadas no altar, e rosas brancas foram entregues para os familiares, que fizeram um momento de oração e logo após, colocaram as flores junto ao corpo.

Representando a família, o neto de Adelina, Tibério Farias, fez a leitura de uma homenagem à saudosa. “Uma pessoa bastante conhecida na cidade de Jaicós, por seu carisma, caráter, força e determinação. Adelina deixou vários legados em sua caminhada. Hoje estamos tristes pela saudade que vai ficar, mas feliz porque ela certamente estar descansando nos braços do pai. Praticamente sozinha ela criou 11 filhos, e conseguiu criá-los muito bem. Eu vou levar os ensinamentos que ela deixou, seja em palavras ou atitudes”.

Dois de seus filhos também se pronunciaram, destacando a trajetória e exemplo da mãe. O filho Ivo Farias, disse que a mãe foi uma sobrevivente. “Sobrevivente da seca de 32, sobrevivente de guerras de 45, sobrevivente de uma vida quase só, pois seu esposo nos deixou muito cedo. Criou os seus 11 filhos com caráter, personalidade e coragem, sem nunca desistir dos seus objetivos e sem deixar faltar o pão de cada dia. Essa é a minha mãe Adelina Farias, que aqui repousa. Guardamos os seus ensinamentos, as suas palavras, poucas e simples” disse o jornalista.

Após as homenagens e o momento de aspersão, os presentes seguiram em cortejo até o cemitério municipal, onde foi realizado o sepultamento.


MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile