Connect with us

Jaicós

Festa na praça encerra Impacto Sertão Livre em Jaicós; projeto realizou mais de mil atendimentos de saúde

Publicado

em

Após uma semana de serviços prestados à população de Jaicós, a 19ª edição do projeto social e evangelístico Impacto Sertão Livre, foi encerrada no município no úlimo sábado, 28 de janeiro.

Desde o dia 23, mais de 90 voluntários vindos de diferentes estados do país estavam na cidade, ofertando atendimentos e atividades gratuitas aos jaicoenses. Com apoio da Prefeitura de Jaicós e secretarias municipais, o projeto disponibilizou serviços de saúde, atividades pedagógicas e recreativas com crianças e adolescentes, cursos profissionalizantes, atendimentos com a Defensoria Pública da União (DPU), além de visitas às famílias.

No total, os amarelinhos, como são conhecidos os voluntários do projeto, realizaram 1.353 atendimentos da área da saúde e visitaram 307 residências, contemplando a sede da cidade e localidades da zona rural.

No último dia do projeto, além das atividades no período diurno, a programação foi
marcada pela “Festa na Praça”, que levou um grande público de Jaicós e cidades vizinhas ao Calçadão Zé Ligório, para a noite de despedida dos voluntários.

A festa contou com um momento voltado principalmente para o público infantil, com músicas, dança e muita animação, além de show com a dupla Jonathan e Júnior, e reflexão da palavra, com o voluntário André Siqueira.

Angelo Bechi, 53 anos, foi um dos voluntários do projeto. Acompanhado da esposa Eliete Bechi, ele saiu de Santa Catarina para servir no sertão piauiense pela nova vez.

“O que nos traz aqui é o amor pelo sertão, pelas pessoas, o desejo que a gente tem no coração de servir nessa terra, no Piauí. Nos identificamos muito com esse povo, sua simplicidade, por bem receber, por esse amor com o qual vocês nos recebem, que nos constrange. Lá no Sul com toda riqueza, a gente não tem esse carinho tão forte que vocês tem pelas pessoas, e isso nos cativou desde a primeira vez que a gente veio, em 2017, em Caldeirão Grande do Piauí. Fomos fisgados pelo sertão” disse.

O voluntário também destacou que os dias em Jaicós foram marcantes. “Em Jaicós foram dias impactantes, especiais, a gente viveu o sobrenatural em muitas áreas. Trabalhamos especificamente com crianças, e estar com elas é algo que arde no meu coração. Temos dois filhos, estamos longe de casa já há 20 dias, com saudades, mas estar aqui, principalmente por conta das crianças, da simplicidade, do amor e pureza delas, é uma coisa magnífica. Tudo que a gente tem recebido aqui nos motiva a cada vez mais estar presente nesse movimento, onde a gente muito mais recebe do que da”.

Pessoas da cidade também se juntaram aos amarelinhos na missão do bem. Eliane Nunes, que é de Jaicós, integrou a equipe de visitas e participou de todos os dias de atividades.

Publicidade

“Estou radiante com a equipe dos amarelinhos, o projeto Impacto Sertão Livre foi realmente uma benção que Jaicós recebeu e que a galera da cidade abraçou. Sou recém convertida, e quando comecei a pesquisar sobre o projeto me interessei muito e falei “cara, tapa aqui do meu lado, eu preciso ver o que é isso, sentir o que essa galera veio mostrar”. Então, comecei as fazer amizades, conhecer os voluntários e estou desde o primeiro dia participando dos devocionais durante a manhã e da equipe de visitas, e é uma benção”.

Para jovem, o projeto foi uma oportunidade de conhecer de perto seus conterrâneos e suas histórias. “Precisou que viesse um ônibus de fora, com gente do Brasil interior para fazer eu e várias outras pessoas se enxergarem aqui na cidade, porque às vezes a gente vê um irmão que ta nosso lado passando por problemas, mas a gente vê ele sorrindo e acha que está tudo bem, mas conhecendo cada família, cada história, eu percebi que a gente precisa tirar a venda dos olhos e ver que tem gente do nosso lado que está precisando de um abraço, uma palavra, um tempo de qualidade, uma conversa, e que isso muda o dia e a vida de uma pessoa. Foi uma benção esse projeto vir pra Jaicós, muita gente entregou a vida pra Jesus e estou com o coração só felicidade. Já vou me inscrever para os próximos, quem tiver a oportunidade de participar não vai se arrepender, é uma sensação única. Que venham os próximos” finalizou.

O Impacto Sertão Livre é desenvolvido pelo Instituto Livres, idealizado por Juliano Son, e tem como alvo municípios situados no sertão do Piauí. Várias cidades da região já receberam o projeto, como Picos, Betânia do Piauí, Jacobina, Patos do Piauí, Acauã, Bocaina, Caldeirão Grande, Curral Novo do Piauí, Monsenhor Hipólito, Massapê, e Paulistana.

Em 19 edições já realizadas, o Projeto tem números expressivos. Foram 18.166 casas visitadas, 152.345 pessoas alcançadas, 3128 atividades com crianças, 41.300 atendimentos de saúde, 3.313 exames de saúde realizados e 4.590.


Veja fotos da última noite do Impacto Sertão Livre em Jaicós


Facebook

MAIS ACESSADAS