Connect with us

DESTAQUES

Festejos da padroeira de Jaicós encerra com grande participação; veja fotos

Publicado

em

Para a comunidade católica de Jaicós, setembro é o mês de celebrar a festa de Nossa Senhora das Mercês, uma tradição que se mantém viva há 293 anos. O ponto alto do tradicional evento religioso acontece nos dias 23 e 24 de setembro, quando a cidade recebe o maior número de devotos.

Este ano, a festa teve como tema “Virgem das Mercês: Mãe de Misericórdia”.

No dia 23, foi celebrada a última noite de missa novena, presidida pelo padre Paulo Henrique, pároco da Área Pastoral de São João da Canabrava, e concelebrada pelo padre Antônio Mendes, pároco local. Centenas de fieis católicos participaram da celebração.

Publicidade

No dia 24, dia dedicado a Nossa Senhora das Mercês, pela manhã foi realizada a Missa Solene da Festa da padroeira. A santa missa foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres Antônio Mendes, Edivaldo Santos, Fernando Amando e Paulo Henrique.

A fé e a devoção por Nossa Senhora das Mercês fez com que os fiéis enfrentassem o sol forte para assistirem a celebração, que teve início às 8h, no adro da Igreja Matriz.

À tarde, aconteceu a tradicional procissão, ato religioso que marca o encerramento das festividades da padroeira. Uma multidão de fiéis acompanhou a imagem de Nossa Senhora das Mercês pelas ruas do centro da cidade.

Para grande parte dos fiéis, a procissão é momento de agradecer pelas graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora das Mercês. Vestir roupas brancas e caminhar com os pés descalços são algumas das manifestações de agradecimento. De volta à Igreja Matriz, a comunidade participou do descerramento da bandeira e bênção do Santíssimo Sacramento, realizada pelo padre Antônio Mendes.

Para o pároco, foram dias de muita evangelização. “É um período onde a Igreja se fortalece, quando as pessoas se aproximam mais para participar. Nosso pedido é que continuem firmes e fortes na fé, praticando no dia a dia os ensinamentos deixados por Jesus”, disse.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS