Connect with us

Jaicós

Festejos de Jaicós terá ‘Festival Cultural’ com shows gratuitos; veja atrações

Publicado

em

No mês de setembro acontece um dos maiores e mais tradicionais eventos do município de Jaicós, os festejos religiosos da padroeira Nossa Senhora das Mercês, que este ano chega à sua 296º edição. Anualmente, no período de 15 a 24 de setembro, a ‘terra do galo’, como também é conhecida, recebe milhares de pessoas. Paralelo à programação religiosa, acontecem diversos eventos culturais e festivos promovidos pela iniciativa privada, que também são atrativos para os visitantes e movimentam a cidade. O ponto alto acontece entre os dias 21 e 24 de setembro.

Esse ano, o festejo vai se tornar ainda maior com a realização do I Festival de Cultura de Jaicós, uma iniciativa de lazer e cultura que visa proporcionar a socialização dos costumes e tradições do município. O evento será promovido pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Cultura, com os apoios do vereador João Bosco, o Bosquinho, dos deputados estaduais Pablo Santos e Georgiano Neto e do Governo do Estado.

O evento foi anunciado pelo prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, e vereador João Bosco, o Bosquinho, durante a realização da XV Festa do Vaqueiro do povoado Várzea Queimada, ocorrido neste final de semana.

O Festival Cultural dará espaço para a apresentação das mais variadas expressões de arte, música e poesia existentes em Jaicós. Terá a exposição fotográfica “A cara de Jaicós”, organizada pelo jornalista e fotógrafo Otávio Veloso, lançamento de livro da escritora Hosana Arlinda, apresentações de cordel, viola, roda de capoeira, dança de Hip-Hop, shows com talentos locais, como Orlando Estourado, artistas regionais, a cantora Karlla Thalyta, e atração de renome nacional, o cantor Eric Land.

Outra grande atração será o show humorístico com um artista de renome, Amauri Jucar, que está celebrando 25 anos de carreira e vai apresentar em Jaicós o espetáculo comemorativo, onde o ator e humorista faz um passeio por sua produção artística ao longo  desses 25 anos.

Publicidade

Dentre os objetivos, retornar aos aspectos da cultura de raiz jaicoenses, atrair turistas e visitantes para os festejos de Nossa Senhora das Mercês, dar espaço às manifestações culturais contemporâneas e promover a integração social e cultural com os habitantes da zona urbana e rural de Jaicós.

Além de valorizar a cultura, o evento também terá cunho social. A organização vai arrecadar um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo por pessoa para ter acesso ao local do evento, que acontecerá a Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, no bairro Serranópolis.

“Essa é mais uma novidade da nossa gestão para o município de Jaicós, que tem um dos maiores e mais tradicionais festejos do interior do Piauí. Além da programação religiosa, das festas nos clubes privados, nós vamos contribuir com o crescimento dessa festa promovendo o Festival de Cultura, onde vamos mostrar o potencial da nossa gente, valorizar o que é nosso, as nossas riquezas culturais, e também, promover shows gratuitos para aquelas pessoas que não podem participar das festas nos clubes. Com isso a gente espera atrair mais pessoas e estar movimentando ainda mais a nossa cidade, o comércio local. Ou seja, será um evento com muitos benefícios.”, disse o prefeito Neném de Edite.

O jovem vereador Bosquinho, um dos apoiadores diretos do evento, que tem utilizado o seu mandato como parlamentar também para fomentar a cultura do município, salientou a importância e a necessidade de organizar e difundir ainda mais a cultura local. “Estamos trabalhando mais um grande projeto cultural em parceria com a gestão do prefeito Neném de Edite. Jaicós é um município centenário, histórico e rico em cultura, e nós estamos partindo do princípio organizacional para mostrar para nós mesmos, para o Piauí, o Brasil e o mundo a nossa cultura.”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS