Connect with us

Jaicós

Fiéis da Paróquia de Jaicós celebram procissão do Bom Jesus dos Passos e se preparam para vivenciar a Semana Santa

Publicado

em

Em preparação para as celebrações da Semana Santa, importante período do calendário católico, os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, reuniram-se nesta sexta-feira (08), para participar da procissão de Bom Jesus dos Passos, conhecida como Procissão do Encontro.

A imagem de Bom Jesus dos Passos saiu da Igreja de São Judas Tadeu, no Bairro Serranópolis, seguida por um grupo de fiéis, e percorreu várias ruas da cidade, relembrando o trajeto de Jesus pelas ruas de Jerusalém, até o calvário.

A imagem de Nossa Senhora das Dores, partiu da Casa das Irmãs, no Bairro Nova Olinda. O encontro das imagens, momento mais marcante da celebração religiosa, ocorreu em frente à praça Geraldo Coutinho Lélis, no Centro da cidade.

Os fiéis católicos seguiram em procissão com as duas imagens, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, onde aconteceu a Santa Missa, que foi celebrada pelo pároco local, Padre Miguel Feitosa.

A celebração da Sexta-Feira de Passos, marca o retorno das procissões, que não estavam sendo realizadas, devido a pandemia do Coronavírus. O padre Miguel destacou que esse retorno é um grande avanço em termo das celebrações, tendo sido essa a primeira procissão após as vacinas contra a covid-19.

Ao Cidades Na Net, o pároco também destacou a importância do momento. “E hoje é um dia especial para nós cristãos católicos, pois é esse grande encontro de Jesus com sua mãe, carregando a sua pesada cruz. Diante desse momento, a gente vai revendo também a caminhada do povo de Deus. A gente vê que esses encontros de mãe com filhos, de famílias, também por imposição do sistema que hoje a gente vive, mães que acompanham seus filhos nessa trajetória, e muitas vezes até em uma trajetória diferente, mães que acompanham seus filhos carregando no ombro o peso do crime, droga, prostituição, e a gente vai meditando e buscando não julgar, mas nos colocar para ajudar essas pessoas a carregar também a sua pesada cruz”.

O padre ainda convidou a comunidade a participar da Semana Santa e buscar a Deus.
“Faço aqui nas minhas palavras também um grande convite, uma súplica de pedir às pessoas que busquem a Deus, não só nesse período em que está terminando a Quaresma e iniciando a Páscoa, mas em todo tempo na sua vida. E o tempo agora é favorável, de buscar a conversão, a mudança de vida. E nisso fica o nosso convite, venha participar conosco da programação da Semana Santa, desse grande momento que nos leva a viver o Tríduo Pascoal e nos alegrar com a Páscoa de Cristo. Aproveito para agradecer a vocês, que estão sempre presentes nas nossas celebrações, na vida da igreja”.

Semana Santa

A Semana Santa, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, inicia neste dia 10 de abril (Domingo de Ramos) e termina em 17 de abril (Domingo de Páscoa).

Amanhã (10), a Paróquia de Jaicós realiza a procissão do Domingo de Ramos, que terá início na Unidade Escolar Lili Silveira, às 17 horas, seguindo até a Igreja Matriz.

Publicidade

Celebrações marcantes do período acontecem também na quinta (14) e sexta (15), quando serão realizadas a Missa da Santa Ceia, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebração da Paixão do Senhor e a procissão com a imagem do Senhor Morto.

Veja mais fotos da procissão:


Facebook

MAIS ACESSADAS