Connect with us

Jaicós

Fisioterapeuta protesta contra Bolsonaro e em favor do SUS ao ser vacinado contra Covid em Jaicós

Publicado

em

O fisioterapeuta George Coêlho dos Reis Júnior fez um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) ao ser vacinado na manhã desta quarta-feira (27), contra a Covid-19.

Ao portal Cidades na Net, George, que faz parte do grupo prioritário no plano de vacinação do Ministério da Saúde, falou sobre ser imunizado contra a doença que já ceifou a vida de centenas de milhares de brasileiros. “Acho que todos nós, profissionais da saúde, sentimos um alívio inenarrável. Sabe? É aquela luz no fim do túnel. Aquele colo de mãe que diz que tudo vai ficar bem”, disse.

O sentimento, segundo ele, é de felicidade e esperança. “Eu fiquei feliz por mim. E ao mesmo tempo, pelos outros. Eu ainda sou jovem, não sedentário, sem doenças prévias. Das possibilidades, estou mais longe de uma complicação maior. Agora pensa nos seus avós, nas pessoas acamadas, nas que tem um estado de saúde mais delicado. São vidas. São histórias. E tantas já foram ceifadas. A esperança desse cenário ter um fim, de poder abraçar sem medo. É o público que tenho contato pelo NASF. E imagino o quão preocupante é pra essas pessoas. A dor do luto, sem poder se despedir, a angústia desse caos… As coisas vão melhorar!”, disse, citando trecho de uma música de Gilberto Gil, que diz “andar com fé eu vou, que a fé não costuma ‘faiá”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por George Reis (@gheorgereis)

Publicidade

Sobre o protesto, George salientou que quis aproveitar a oportunidade e uniu o útil ao agradável. Numa foto feita no momento em que era vacinado, George segurava um cartaz com algumas frases. A primeira dizia “Bolsonaro é o carai”. “É o nosso jeito nordestino de negar, de dizer que não me sinto representado por ele. Nosso jeito de dizer “uma ova”. Que convenhamos, é bem mais emocionante e sincero”, disse o fisioterapeuta.

Em relação a frase “defenda o SUS”, George pontuou que nos últimos anos do governo de Bolsonaro, tem visto o desmonte do SUS, uma situação que, segundo ele, parece ocorrer em silêncio. “Não preciso nem comentar que diante de tantas frases negacionistas à pandemia o sentimento de tristeza e revolta acontece. É inevitável”.

George falou sobre a privatização do setor público e conclamou a população a também defender o Sistema Único de Saúde. “Defendam o SUS. Dêem valor ao que vocês têm agora. Apostem em gestores que entendam a importância do SUS e que valorizem suas ações, seus profissionais e sua população. Entendam que o mecanismo que temos hoje em dia pra garantir avanço é o voto. Analisem as propostas, questionem sobre o que irão fazer com os problemas sociais, assistam aos debates e vejam em terceira pessoa, sem fanatismo, aquele que tem respostas viáveis de acontecer, que sejam a mais justa possível. Frases de efeito não resolvem problemas”, pontuou.

A outra frase que havia no cartaz, “+ vacinas e – leite condensado”, fez menção ao recente caso dos supostos gastos excessivos e superfaturados por parte do presidente Bolsonaro. “É uma mensagem de que há gastos governamentais que não tem o mínimo de lógica. O tanto que é pago para luxos (ternos, auxílio moradia pra quem tem moradia, etc.) pra depois dizer que o SUS é caro de manter. Que não tem condições. Será mesmo? O SUS tá sucateado por quê?”, questionou.

Publicidade

George colocou que sempre foi um defensor do sistema de saúde pública. “O NOSSO (em caixa alta mesmo) SUS. E sei da importância que é entender o ser humano em seus vários aspectos, da importância sobre Atenção Primária, que é intervir antes que os problemas surjam. Que é o que chamamos de prevenção”, explicou ele.

George é fisioterapeuta de carreira, especialista em Gestão em Saúde. Formou-se em 2016 e é servidor efetivo do município de Jaicós, onde integra a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Já prestou serviços no município de Massapê do Piauí, também na saúde pública, e também no setor privado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS