Connect with us

Jaicós

Formação prepara professores da Educação Infantil de Jaicós para desenvolvimento do projeto de Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

Está sendo realizada nesta sexta-feira (18), através da Secretaria Municipal de Educação, uma formação do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido no município com o objetivo de melhorar os resultados da aprendizagem.

A formação é voltada para os professores da Educação Infantil, que atuam na Rede Municipal de Ensino, com crianças de 4 e 5 anos de idade. Estão participando os educadores de todas as creches do município, além de diretoras e coordenadoras.

A Coordenadora da Educação Infantil, Maria Aparecida, e a Gerente Pedagógica, Luzia Isabel, também participam do evento, que está sendo realizado na Creche e Pré-Escola O Bolinha.

A formação está sendo ministrada por Eliene de Sousa, que é um das formadoras da equipe do programa. “No encontro de hoje estamos abordando o que vai ser desenvolvido em sala de aula, através dos projetos da BNCC, que são os seis direitos de aprendizagem e os cinco eixos de competência. Estou expondo com eles a teoria, e depois vamos confeccionar sugestões de atividades para o professor levar para a sala de aula” explicou ela.

Eliene ainda disse que acredita que bons resultados serão alcançados através do programa. “Estou aqui hoje para repassar o conteúdo, mas não somente isso. A gente está aqui numa troca de experiências, eu aprendo com eles e eles comigo. E o programa vai ser trabalhado por um período de 11 meses, sendo desenvolvido com o intuito de amenizar o analfabetismo no nosso município. Acredito que o Pro Alfabetização vai trazer grandes resultados, pois a gente ficou 2 anos fora de sala de aula, e o programa é justamente para contribuir na retomada desses alunos à sala”.

Além de Eliene, também integram a equipe do programa no município, o Secretário de Educação, Antônio de Pádua, a Coordenadora do programa, Neri Feitosa, e a formadora Irenilda de Carvalho.

Mais sobre o programa

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS