Connect with us

Jaicós

Francisco Diemerson de Souza Pereira: um jaicoense de grande destaque em Aracaju

Publicado

em

Francisco Diemerson de Souza Pereira nasceu dia 24 de julho de 1985, na cidade de Jaicós, no sertão do Piauí. Filho de Juracy Pereira Neto e Margarida de Sousa Pereira, ele mudou-se com sua família para a cidade de Aracaju em 1989. Seu pai era motorista e sua mãe era empregada doméstica.

Francisco desde muito pequeno mostrou-se interessado pelos estudos, e seus pais, mesmo sendo de condição humilde, não se descuidaram na missão de instrui-lo, e em 1992 o matricularam no Centro Educacional Sabino Ribeiro no bairro 18 do Forte, em Aracaju.

No ano de 1995 ele foi transferido para a Escola Estadual 17 de março, onde atuou como presidente do Grêmio Estudantil. Em 2001, já adolescente, iniciou o ensino médio no Atheneu Sergipense, onde passou a integrar a Arcádia Literária Estudantil, instituição cultural do colégio, formada por estudantes, e fundada em 1956.

Francisco conseguiu o seu primeiro emprego no Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, na gestão de Luís Fernando Ribeiro Soutelo, como estagiário, em 2002. No ano seguinte, assumiu a presidência da Arcádia Literária do Atheneu. Participou também da Fundação da Casa do Poeta Brasileiro em Aracaju, com Ilma Fontes, em 2005. Começou a trabalhar na Faculdade Pio Décimo, como assessor administrativo, em 2016.

O jovem resolveu prosseguir com seus estudos e em 2007 iniciou o curso de graduação em História na Universidade Tiradentes (UNIT), e mesmo antes de concluir o curso, em 2008, começou a trabalhar como professor de História no Colégio Pio Décimo.

Publicidade

Porém, a graduação lhe parecia pouco e concorrendo a uma bolsa, ele foi aprovado em 2º lugar no curso de mestrado em Educação da UNIT, em 2010. Em 2012 começou a lecionar na Faculdade Pio Décimo, no ensino superior.

Terminando o mestrado em Educação, Francisco assumiu a coordenação do PROUNI, no grupo Pio Décimo, e em 2014, a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju o nomeia Assessor.

Com todo o seu currículo e experiência, o jovem que sonhava alto, fundou a Academia de Letras, e tornou-se o primeiro vice-presidente desta instituição. Em 2016, participou como coordenador do processo de criação e autorização da Faculdade Pio Décimo de Canindé do São Francisco (FAPIDE).

O sonho de crescimento era o seu alvo e em 2017 foi aprovado no doutorado em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e nesse mesmo ano assumiu a presidência da Academia de Letras de Aracaju.

Devido o seu excelente desempenho, em 2019 foi reeleito para o segundo mandato como presidente da academia de Letras de Aracaju. Em 2020, foi eleito membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras e neste mesmo ano foi nomeado membro titular e eleito presidente do Conselho Estadual de
Cultura.

Publicidade

Francisco Diemerson, atualmente, também é escritor. Sua obra literária, intitulada “Verdades Inventadas” será publicada ainda este ano de 2021 pela editora Códice.

A vida e trajetória deste ilustre cidadão piauiense que veio para Aracaju e aqui tem se destacado, não foi de facilidades. Para realizar as suas conquistas, estudou em escola pública e lutou muito para obter uma bolsa do PROUNI para cursar sua faculdade, mas em nenhum momento colocou as dificuldades como impedimento para realizar os seus sonhos, demonstrando assim que nada pode impedir alguém de crescer quando esse alguém tem determinação, força e coragem para alcançar seus objetivos.

A frase que o mesmo faz questão de citar é: “sou um insistente na esperança, mas não me alimento de sonhos”. Portanto, Francisco Diemerson de Souza Pereira é um grande exemplo a ser seguido por todos que almejam um crescimento e através desta biografia fica registrada sua brilhante trajetória.

Fonte: Imprensa 24 horas – Notícias de Sergipe | Por: Vânia Sobrinho

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS