Connect with us

Jaicós

I Jornada Municipal discute cultura local e potencial turístico de Jaicós

Publicado

em

Com o intuito de discutir sobre a cultura local e o potencial turístico de Jaicós, visando o reconhecimento e fortalecimento dos mesmos, o município promoveu na manhã desta sexta-feira, 09 de setembro, a I Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico.

O evento, realizado pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Cultura e dos Conselhos Municipais de Cultura e de Turismo, aconteceu no auditório da Assistência Social, e teve como tema central “Cultura e Turismo: resgate histórico, valorização cultural, sustentabilidade e desenvolvimento integrado”.

A jornada contou com a participação de agentes culturais, e também dos vereadores José Reis de Sousa e Sirlene Lopes, e secretários municipais Osmildo Oliveira e Alessandra Leal.

Na abertura oficial do evento, a secretária de Cultura, Alessandra Leal, agradeceu aos participantes e destacou a importância do evento. “Gostaria de agradecer a presença de todos e dizer que essa jornada visa aprofundar discussões sobre questões das áreas da cultura e turismo, que vem apresentando uma valorização considerável nos últimos anos, sendo fundamental para o desenvolvimento do município. As mesmas tem sido elementos importantes para promoção do desenvolvimento em diversas partes do mundo, como também para nosso município. Desejo a todos os envolvidos um bom trabalho no cumprimento dessa missão, esperamos que essa jornada traga excelentes resultados para a cultura e o turismo jaicoense”.

Osmildo Oliveira, secretário e coordenador de turismo, afirmou que o intuito é fortalecer o turismo em Jaicós e frisou a importância do apoio da população.”O turismo em Jaicós estava parado, mas com a ajuda do prefeito, com o apoio do povo estamos buscando resgatar o turismo e temos tido êxito, pois já tem muita gente cadastrada no CadasTur e buscando a melhoria de Jaicós. Estou como presidente do Turismo e afirmo que vamos buscar cada vez mais valorizar nossa cidade. Jaicós é uma cidade centenária, com vários lugares que podem ser explorados, por isso estamos buscando esse fortalecimento do turismo em Jaicós. Para isso precisamos de apoio, pois com certeza depende muito mais da população, buscar, resgatar, colaborar e valorizar o que nossa cidade tem, para que assim possamos fazer uma Jaicós melhor e com a exploração do turismo para toda a região e o mundo”.

Após a abertura, o evento contou com uma apresentação com o grupo de capoeira Cordão de Ouro, que já atua em Jaicós há 14 anos, sob coordenação da mestre Maria José, a Mazé.

Em seguida, a programação contou com uma palestra, que foi ministrada pelo articulador do Polo Histórico Cultural do Turismo Piauiense e Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Belém do Piauí, Edson Ribeiro.

Entre outros pontos, Edson abordou sobre o turismo e seus tipos, e o desenvolvimento da cultura e turismo de forma sustentável e responsável, levando em consideração o impacto social, ambiental e econômico, e os grupos de interesse envolvidos na atividade.

Edson também instigou os presentes a refletirem sobre o que a cidade de Jaicós tem para mostrar e como suas potencialidades podem ser trabalhadas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

“Estamos perdendo tempo e dinheiro, jogando fora aquilo que poderíamos estar fazendo. Nós não podemos mais viver no tripé Educação, Saúde e Assistência Social, nós precisamos gerar emprego e renda, e é com turismo, com cultura, que se gera isso. Agora eu pergunto, Jaicós tem o que oferecer ? E quem explora?. Quando o poder público não trabalha naquilo, vem alguém de fora e explora, ocupa um nicho de mercado, um espaço que não estava sendo ocupado. Então, precisamos nos apropriar do que é nosso. Se vocês compreenderem que o turismo está a nossa porta, que o que tu vê todo dia, tem gente pagando pra ver, e que a nossa cultura é o que faz de nós gente e diferente, eu estou satisfeito ” disse.

Ao Cidades Na Net, Edson explicou que agora o município deverá criar um plano de trabalho para desenvolvimento na cidade. “Eu creio que a Secretaria de Cultura, junto com a de Turismo, deva estar encaminhando um plano de trabalho para a Câmara Municipal pra ser aprovado, e esse plano tem prazo, que normalmente é de 4 anos. Esse plano, a sociedade de Jaicós vai poder executar ou não. Agora não cabe mais a nós, é a cidade querer ou não”.

Entre as ações voltadas à consolidação das atividades turísticas e culturais em Jaicós, o município já criou o arcabouço legal que ampara, promove e autoriza a política municipal de turismo e cultura; instituiu os Conselhos de Cultura e Turismo; efetivou o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); recebeu o Selo de Turismo Responsável e passou a integrar o MAPA do Turismo Brasileiro.

O município está também realizando o mapeamento cultural, que possibilita à comunidade conhecer mais sobre a sua terra, ancestralidade, tradição e contribui para o fortalecimento da sua identidade cultural. 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS