Connect with us

Jaicós

IBGE realiza em Jaicós treinamento de agentes que atuarão em 8 cidades no Censo Demográfico

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está realizando na cidade de Jaicós, o treinamento dos Agentes Censitários Supervisores (ACS) e Agentes Censitários Municipais (ACM), que atuarão no desenvolvimento do trabalho para o Censo Demográfico de 2022.

O treinamento, com duração de duas semanas, iniciou no dia 6 de junho e segue até esta quarta-feira (15), com a participação dos 11 agentes de Jaicós, Caldeirão Grande, Padre Marcos, Massapê, Simões, Marcolândia, Francisco Macedo e Belém do Piauí.

Iago Fonteneles, Agente Censitário Operacional, está ministrando o treinamento, que capacitará os ACMs e ACSs, que irão trabalhar na supervisão do Censo e na execução da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios nas cidades, bem como treinarão os recenseadores que serão contratados para coletar as informações do Censo Demográfico nos domicílios designados.

Elsie Caroline Nascimento, Coordenadora Censitária Subárea do IBGE na cidade de Jaicós, explicou sobre o intuito do treinamento. “Estamos nessa preparação, realizando esse treinamento para que eles repassem aos recenseadores, pois eles serão os treinandos dos recenseadores nas cidades deles. Estamos finalizando amanhã e a gente espera que seja um sucesso, que eles tenham absorvido esse conteúdo e façam um bom treinamento com os recenseadores, e por conseguinte, os recenseadores façam um ótimo trabalho nas cidades, aplicando o conhecimento que adquiriram no treinamento”.

A coordenadora explicou que o treinamento acontece em duas etapas. “Na primeira semana, foi um conteúdo direcionado para os recenseadores, abordamos sobre o que é o IBGE, o que é e qual o trabalho do censo e as perguntas que eles irão fazer nos questionários, aplicando os conceitos corretos. Nessa segunda etapa, a gente está informando sobre o que eles irão fazer no Posto de Coleta e na Supervisão que eles fazem no campo. Eles vão acompanhar os recenseadores, vendo o trabalho, se está sendo feito de forma correta”.

Segundo Elsie Caroline, o treinamento dos recenseadores, que será realizado pelos ACMs e ACSs, acontecerá de 18 a 22 de julho, em cada cidade que possui posto de coleta. Logo após o treinamento, sendo necessária a aprovação no mesmo, acontece a contratação dos recenseadores, prevista para 28 e 29 de julho.

Será realizada Pesquisa de Entorno, e após, no dia 1º de agosto, terá início o Censo Demográfico. “Depois de ter sido adiado devido a pandemia e questões de recursos, agora o censo está encaminhando para que seja realizado. É a pesquisa mais completa que nós temos, pois o IBGE vai em cada domicílio”.

A Coordenadora destacou que este ano o questionário tem novo formato, incluindo perguntas direcionadas a comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, que agora serão catalogadas, além de questionamentos relacionados ao período de pandemia do Coronavírus.

A previsão é que o Censo Demográfico dura três meses. Na área correspondente a Jaicós, cerca de 68 recenseadores realizarão as pesquisas. “Estamos tendo apoio das prefeituras, que estão cedendo locais para instalação dos postos e também para os treinamentos, e às vezes até equipamentos também. É uma parceria importante, que a gente precisa, pois é uma operação muito grande, não tem como colocar estrutura em todos os municípios, então, é uma força tarefa de toda a sociedade”.

Por fim, a Coordenadora pediu o apoio da população para o Censo. “Peço que a população nos ajude, receba os recenseadores em suas casas e colaborem com o Censo, que vai trazer resultados que vão servir para conhecermos nosso presente e planejarmos nosso futuro. São dados que beneficiam tanto o Poder Público, quanto a iniciativa privada” concluiu Elsie.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS