Jaicós

Idosos de Jaicós realizam consulta e cirurgia de catarata gratuita

Publicado

em

O município de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa ‘Olhar Bem’ e garantiu a um grupo de idosos o acesso gratuito a atendimentos oftalmológicos – consultas e cirurgias de catarata.

Os atendimentos aconteceram no período de 04 a 10 de dezembro, no campus da Universidade Estadual do Piauí, em Picos, onde uma grande estrutura oftalmológica itinerante foi montada, envolvendo em torno de 150 profissionais de saúde.

Segundo informou a secretária de Saúde, Luciane da Silva Machado, a partir da adesão, o município de Jaicós assegurou 108 vagas de atendimento. Foi realizado uma busca por idosos através das equipes de saúde.

A cada dia, eram encaminhados 17 pacientes para a avaliação e, diagnosticada a catarata, os mesmos tinham as cirurgias agendadas e realizadas logo no dia seguinte, em um curto espaço de tempo e com resolutividade. Após o procedimento, os pacientes ainda receberam um kit com óculos e medicamento (colírio) e no dia seguinte passavam por uma consulta. Uma nova avaliação será feita em até 30 dias após a cirurgia.

A secretária, que acompanhou pessoalmente os idosos, elogiou o Programa. “É uma ação muito importante, que dá a esses idosos a oportunidade de se tratarem e voltarem a enxergar, e o que é ainda melhor, tudo de forma gratuita. Se não fosse assim, muitos não teriam condições”.

Publicidade

Luciane relatou que presenciou momentos marcantes, de pessoas que estavam há mais 20 anos sem enxergar. “Saíram daqui chorando. É emocionante, é um trabalho rápido, eficiente de impactante na vida dessas pessoas”.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile