Connect with us

Jaicós

Multidão celebra a festa Nossa Senhora das Mercês, padroeira de Jaicós; veja fotos

Publicado

em

Para a comunidade católica da centenária cidade de Jaicós, situada no interior do Estado, a 366 km de Teresina, 24 de setembro é dia celebrar a festa de Nossa Senhora das Mercês, uma tradição que se mantém viva há 292 anos. Este ano, a festa teve como tema “Com a Mãe das Mercês, queremos ser Igreja servidora e promotora da paz”.

Pela manhã foi realizada a Missa Solene da Festa da festa da padroeira. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Antônio Mendes, Manoel Moura, Edivaldo Santos, Wagner Carvalho e Francisco Pereira Borges. A fé e devoção por Nossa Senhora das Mercês fez com que os fiéis enfrentassem o sol forte para assistirem a celebração, que teve início às 8h, ao lado da Igreja Matriz.

Clique aqui e veja fotos da Missa Solene!

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_06781.jpg

À tarde aconteceu a tradicional procissão, ato religioso que marca o encerramento das festividades da padroeira. Uma multidão de fiéis católicos ainda maior acompanhou a grande imagem de Nossa Senhora das Mercês pelas ruas do centro da cidade.

Para grande parte dos fiéis, a procissão é momento de agradecer pelas graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora das Mercês. Vestir roupas brancas e caminhar com os pés descalços são algumas das manifestações de agradecimento.

Publicidade

De volta à Igreja Matriz, o padre Manoel Moura, vigário paroquial, procedeu com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Após a cerimônia, o padre Antônio Mendes, pároco local, fez agradecimentos. “A gratidão era uma constante na vida de Jesus. Portanto, agradeço de todo coração a todos que participaram, que colaboraram com essa linda festa de Nossa Senhora das Mercês. Meu muito obrigado a todos!”.

Para o sacerdote, foram dias de muita evangelização. “É um período onde a Igreja se fortalece, quando as pessoas se aproximam mais para participar. Nosso pedido é que continuem firmes e fortes na fé, praticando no dia a dia os ensinamentos deixados por Jesus”, disse.

Ao final, foi realizado o sorteio da rifa dos sete prêmios. Veja os ganhadores.

1º Prêmio – Ventilador
Ganhador: Arudá Martins Alencar – Jaicós, PI.
2º Prêmio – Liquidificador
Ganhador: Elzinha – Jaicós, PI.
3º Prêmio – Batedeira
Ganhador: Armazém do Povo – Jaicós, PI.
4º Prêmio – Bicicleta
Ganhador: Jailton Otávio de Carvalho – Jaicós, PI.
5º Prêmio – Smartphone
Ganhador: Carlos Alberto dos Santos – Jaicós, PI.
6º Prémio: TV LCD
Ganhador: Larissa Costa de Oliveira – Jaicós, PI.
7º Prêmio: Moto Honda Pop 100
Ganhador: Maria José Ferreira Sousa – Jaicós, PI.

Publicidade

DSC_0184

Festejos
As celebrações do novenário tiveram início dia 15 de setembro. Um dos destaques dos festejos desse ano foi a grande participação das pessoas. Apesar de grande, a Igreja Matriz não foi o suficiente para abrigar todas as pessoas no seu interior. Com isso, após duas noites com a Igreja lotada, as missas tiveram que ser transferidas para a área externa do templo. No dia 23 de setembro, última noite de novena, a santa missa foi presidida pelo padre Edivaldo Santos, recém ordenado, que havia realizado seu estágio diaconal na Paróquia pelo período de seis meses. Os noitários foram as comunidades eclesiais de base da Paróquia.

DSC_0146

Nesse período do ano, a cidade de Jaicós se movimenta em torno da fé e devoção. Além da população do próprio município, filhos e amigos de Jaicós que residem distante viajam até a cidade para acompanhar os festejos da padroeira. Além das missas, a quermesse é outro importante momento da programação, pois promove a confraternização das famílias em um ambiente sadio.

DSC_0340

Na última noite foi realizado o tradicional leilão de Nossa Senhora das Mercês. A quermesse foi animada pelo sanfoneiro Alvino Luz e Banda. Durante o evento, também foi exibidas imagens da I Festa dos Filhos e Amigos de Jaicós, que ocorreu no último dia 19 de setembro, na Telhoça Clube. O evento promoveu um resgate cultural da história da centenária cidade de Jaicós.

Clique aqui e veja as fotos da 9ª noite de novena e da quermesse!

DSC_0311

CONFIRA MAIS FOTOS:

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_06261.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_0641.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_06431.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_06591.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_0694.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_0704.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_06201.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_06241.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_06501.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/09/DSC_01151.jpg

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS