Connect with us

Jaicós

II Cavalgada Entre Amigos resgata cultura do vaqueiro em Jaicós

Publicado

em

Com o intuito de resgatar a cultura dos vaqueiros e promover a valorização da figura desses profissionais, que são símbolo da região Nordeste, foi realizada no último sábado (12), no município de Jaicós, a segunda edição da “Cavalgada Entre Amigos”.

O evento teve início no parque dos vaqueiros de Valdemiro Silva, na saída para Massapê do Piauí, onde os vaqueiros foram recepcionados com um café da manhã. Em seguida, os vaqueiros saíram em cavalgada percorrendo as principais ruas do Centro da cidade.

Durante o percurso foi realizada uma homenagem ao vaqueiro Oscar Rocha e uma parada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, onde foi realizado um momento de oração, pedindo bênçãos e proteção sobre os vaqueiros. A cavalgada seguiu até o bairro Serranópolis, retornando pela principal avenida da cidade, a Engenheiro Ribeiro Gonçalves, e seguindo novamente ao parque de Valdemiro Silva, onde foi encerrada.

Após a cavalgada, os participantes se reuniram no clube para um momento de confraternização, que contou com a participação de Clesinho e Lourinho Aboiadores, festa com Orlando Estourado e a participação do sanfoneiro Isael Veloso.

Participaram do evento vaqueiros das zonas rural e urbana de Jaicós e também de cidades como Massapê do Piauí, Patos, Francisco Macedo, Jacobina e Padre Marcos.

Confira o álbum completo:  Confira fotos da II Cavalgada Entre Amigos em Jaicós

De acordo com Fabiana Dias, integrante da comissão organizadora do evento, o objetivo é resgatar a cultura e incentivar os jovens que já estão envolvidos. “O objetivo maior é resgatar nossa cultura, somos de uma cidade pequena, onde metade da população vem de família de vaqueiros. E a cultura está esquecida, os jovens de hoje estão dispersando para outros caminhos e perdendo as tradições. Queremos resgatar a cultura e também e influenciar os novos jovens que já estão nas práticas de vaquejada” disse.

Ela também disse que no município a prática das atividades relacionadas à cultura dos vaqueiros é carente. “No nosso município essa prática é muito carente, a gente tem vontade, quer, mas depende de ir para outros municípios porque o nosso não promove. Várias questões nos estimulam a trazer visitantes para cá, aquecer a economia do município e mostrar que aqui a gente também sabe fazer. Inclusive, esse evento foi muito aceito na microrregião e a gente só tem o que agradecer” falou.

Publicidade

Fabiana ainda agradeceu aos que apoiaram o evento. “Na comissão todo mundo trabalhou muito. Emanuel e Rodrigo tem sido meus parceiros fortes nessa caminhada, essa última semana foi muito intensa e contei bastante com eles para tudo. Não foi fácil chegar até aqui, foi cansativo, mas estamos muito satisfeitos. Não tivemos apoio de ninguém, apenas de amigos, comerciantes e alguns vereadores da nossa cidade. Agradeço a todos que vieram e nos apoiaram” finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS