Connect with us

DESTAQUES

Incêndio atinge roça em Jaicós, chega perto de casas e assusta moradores; veja fotos!

Publicado

em

Moradores dos bairros Serranópolis e Bonsucesso, no município de Jaicós, passaram por um grande susto durante o fim da manhã e início de tarde desta terça-feira (20), após o registro de um incêndio.

O fogo, que segundo relatos de moradores, iniciou depois das 11 horas da manhã, atingiu uma roça que fica no bairro Bonsucesso, se espalhou rápido e se aproximou de residências localizadas próximo a ladeira que liga o Centro da cidade ao bairro Serranópolis, na saída para Belém do Piauí.

Priscila Inácio, que mora na propriedade que foi atingida, disse que foi tudo de repente. “Eu estava aqui e mãe estava ali lavando roupa, aí quando “deu fé” foi só o fogo tomando conta de tudo. Para mim o incêndio começou da serra para cá. Ficamos aqui tentando apagar, todo mundo desesperado. O fogo foi grande. Meus meninos gostam muito de brincar ali onde incendiou e hoje Deus deu livramento a eles porque eles nem foram lá hoje” disse.

Priscila disse que só foi possível apagar com ajuda dos moradores da ‘serra”. “Aí eu liguei para o dono daqui, disse para eles, aí juntou um pessoal, os colegas de pai vieram ajudar e Juscelino mandou chamar um carro pipa para apagar. Mas a gente ficou desesperado, preocupado com o povo lá em cima e preocupado também em vir para cá por causa dos meninos. No início ninguém ligou, mas quando viram que não era brincadeira, começaram a ajudar. O pessoal lá de cima ajudou bastante, se não fosse eles não tínhamos conseguido apagar” relatou.

Na roça, segundo ela, o prejuízo foi a perda de arvores frutíferas, que foram destruídas pelas chamas. Parte da cerca que fica na ladeira terá que ser refeita. O fogo chegou perto de uma das residências que fica na propriedade, mas a mesma não chegou a ser atingida.

Uma casa situada na ladeira que liga o Centro ao Serranópolis foi a residência em que o fogo chegou mais perto, mas apenas a cerca do quintal foi atingida. Na residência mora um casal, mas no momento do incêndio apenas o senhor identificado como Tomás Macedo estava na casa e se encontrava dormindo.

Um vizinho foi quem o alertou e o tirou da casa. “Eu estava dormindo, quando vi foi o povo chegando aí me chamando. Quando vi o fogo fui sair rápido e caí, porque eu não enxergo bem, mas levantei, calcei um sapato, aí veio o João aqui e me puxou para fora e me levou lá pra cima. Só sai porque ele me levou, estava aqui sozinho”.

Publicidade

Tomás conta que achava que sua casa seria atingida. “Fiquei muito preocupado. Quando sai vi o fogo alto e pensei que ia queimar tudo dentro de casa. Mas juntou um monte de gente aqui para apagar e veio dois carros pipas. Primeiramente agradeço a Deus porque não prejudicou nada aqui, só a cerca, e agradeço aos amigos também que ajudaram” disse.

A esposa dele, dona Elizete, estava trabalhando e só chegou depois. “Eu estava trabalhando e veio a menina e me falou que tava queimando tudo aqui e eu já pensei “pronto, queimou tudo lá em casa”, foi um susto. Quando cheguei aqui a fumaça tava alta. Fiquei ali na casa de mãe e só depois vim aqui para olhar como estava” destacou.

A senhora Maria Luiza Sousa, 78 anos, que mora próximo a ladeira, disse que não sabe como o fogo começou. “Aqui ninguém sabe como começou, se alguém “tocou” fogo. Só sei que quando ele levantou foi de uma vez, e ficou todo mundo doido sem saber o que fazer. O fogo foi grande. Foi uma agonia, um susto grande. Quando vi o fogo achava que a gente ia era morrer aqui. A fumaça tomou de conta das casas, de tudo. A gente entrou e fechou a porta, mas não teve jeito, a fumaça invadiu tudo. O milagre de Deus foi não ter pegado na casa da Elizete, porque o fogo cercou a casa. Para o Joãozinho tirar o Tomás lá de dentro foi sacrifício” disse dona Maria.

Segundo os moradores, levou cerca de 2 horas para o fogo ser apagado.

Veja mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS