Connect with us

HISTÓRIAS DA NOSSA GENTE

Irmãs do interior de Jaicós são aprovadas para mesmo curso na UESPI; “Sonho realizado” diz jovem

Publicado

em

Uma conquista que chega como resultado de esforço, dedicação e de barreiras vencidas. As jovens oriundas de escola pública, filhas de agricultores, e que residiram por muitos anos na zona rural de uma pequena cidade do interior do Piauí, realizaram um sonho.

Elas são Maria Eliane de Macedo Sousa, 18 anos, e Maria Eliete de Macedo Sousa, 21. Irmãs, elas são do povoado Maria Preta, zona rural de Jaicós, e conseguiram realizar o sonho de conquistar uma vaga para ingresso no ensino superior.

Através do resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), elas foram aprovadas para o curso de Engenharia Agronômica, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pólo de Uruçuí.

Para elas, e também a família, a aprovação representa uma grande vitória. Em especial para os seus pais, os agricultores Milton José de Sousa e Maria Helena de Macedo, e a avó, Lucinda Andrelina da Conceição, que foram alicerces para que as mesmas chegassem até aqui.

Ao Cidades Na Net, Maria Eliane disse que para ela, a aprovação foi uma grande vitória. “A importância desse curso para mim é muito grande, pois pra gente que é de família simples, conseguir se formar é uma vitória. Não temos condições de pagar faculdade particular, por isso sempre nos interessamos em estudar, fazer o ENEM, para conseguir a aprovação em um bom curso”.

Publicidade

A jovem disse que ela e a irmã enfrentaram desafios para poder estudar, mas nunca desistiram. “Sempre tivemos dificuldade em vir para escola, pois moramos no interior, na Maria Preta, que fica longe da cidade. A gente tinha que sair de casa 11 e meia para pegar o carro na estrada, chegava na escola quase 1 hora por causa da distância, e só chegava em casa 7 horas da noite. Antes a gente tinha até que atravessar rio para pegar o carro. Foram muitas dificuldades, mas a gente nunca baixou a cabeça ou pensou em desistir da escola. E hoje conseguimos essa aprovação, então é uma grande conquista pra gente”.

Ela também fez questão de agradecer aos seus professores. “A gente estudou na escola Professor Mariano da Silva Neto, uma escola muito boa e com ótimos professores. Inclusive quero agradecer a cada professor e aos diretores que sempre incentivaram a gente a fazer o Enem”.

A irmã mais velha, Maria Eliete, lembra que começou a trabalhar cedo, e conciliava a rotina com os estudos. “Eu sai de casa aos meus 16 anos para trabalhar em casa de família, chegava cansada, mesmo assim ia estudar, e hoje graças a Deus consegui passar para Engenharia Agrônomica, para mim uma das maiores conquistas. E quero cursar, vou fazer de tudo para me formar. Se tiver ponte, rio, o obstáculo que for, vou seguir em frente, jamais desistir, pois para mim é um sonho realizado”.

Ela ainda deixou uma mensagem de incentivo aos que almejam alcançar a tão sonhada aprovação para um curso superior. “Lembro que no tempo que fiz o Enem pela primeira vez, eu não tinha dinheiro, mas cheguei para minha mãe e falei para ela que queria fazer a prova, e ela me apoiou, fui fazer, e eu falei que um dia ia dar orgulho para ela. E eu deixo um recado: não se acomode com certas situações, pois hoje em dia tem várias oportunidades, o Enem, Sisu, Prouni. O que eu desejo é que muitas pessoas tenham também essa mesma força de vontade que eu tive e consigam alcançar também seus sonhos”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS