Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS 186 ANOS | No dia do aniversário, ato cívico, corte do bolo e atividades esportivas são realizadas pelo governo municipal

Publicado

em

O município de Jaicós, a ‘Terra do Galo’, como é  conhecida, aniversariou ontem, dia 21. São 186 anos de história, desde a sua emancipação política, ocorrida em fevereiro de 1834. A mais importante data do calendário municipal foi amplamente comemorada pelos munícipes  com uma vasta programação preparada pelo Governo Municipal, através da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo,  realizadas desde a  quarta-feira, 19.

A abertura das atividades nesta sexta-feira (21), terceiro e último dia de evento,  foi realizada em frente a sede do Poder Executivo Municipal, com alvorada festiva, cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras, corte do bolo e o café comunitário.

Clique aqui e veja todas as fotos!

Durante o corte do bolo e parabéns cantado pelo prefeito Ogilvan da Silva Oliveira,  acompanhado de todos os secretários, assessores municipais, vereadores e a população em geral,   foi marcado por muita emoção. O chefe do Executivo se emocionou  ao relatar que o primeiro pedaço do bolo era sempre dado a sua mãe, dona Edite,  falecida ano passado. O gestor sob muitos aplausos, entregou a fatia a sua irmã Oziana em  representação a família.

Em seu discurso, o prefeito  Neném de Edite, parabenizou o município pelos 186 anos,  falou da satisfação que é administrar a terra do galo  e sobre o trabalho realizado em sua gestão, que tem levado desenvolvimento  e crescimento  para Jaicós.

Publicidade

“Quero parabenizar  Jaicós pelos 186 anos e dizer que é uma data muito importante para esta terra, a qual  tenho orgulho  de  fazer parte e contribuir com a sua história.  Nossa visão é de futuro, um futuro com  progresso e vamos continuar lutando por isso. A gente ouvia muito aquela história do Jaicós já teve, não tem mais, e como cidadão a gente se sentia envergonhado.   Dizer  que fizemos tudo, ou faremos  é impossível, mas nesse pouco tempo de mandato  nossa gestão tem mostrado o diferencial, com muitas  ações que tem  feito do nosso município, um lugar melhor para se viver. Por isso,  reafirmo que continuaremos trabalhando com garra e determinação para que Jaicós  continue trilhando o caminho do desenvolvimento”, destacou.

Após o ato cívico, aconteceram as corridas rústicas nas modalidades masculino e feminino, partindo da  BR 407,  até a  avenida  Engenheiro Ribeiro Gonçalves, no bairro Serranópolis, além dos competidores, membros da Fitness Academia participaram da atividade.

Os três primeiros colocados  na categoria masculina, foram Francisco Bruno (1º),  Manoel (2º) e Toco (3º).  Na feminina, venceram  Marissol (1º), que ganha a prova pela 7ª vez,  Francilene (2º) e Cícera (3º). Ambos receberam,  além troféus e medalhas, uma premiação em dinheiro.

Ainda durante a manhã, aconteceu o 1° Circuito de Mountain Bike, promovido pela Prefeitura  com o apoio do Galo Bike e Bora Dotô Jaicós. Segundo informou Marcondes, um dos organizadores,  o 1º MTB reuniu  73 participantes, entre homens e mulheres, que representaram várias cidades da região  e de 3  estados, o  Piauí, Pernambuco e Ceará.

Os competidores foram divididos em seis categorias – Elite, Master,  Turismo Masculino, Elite Feminino e Iniciante Local  Masculino e Iniciante Local Feminino. Os percursos foram de 50 para a categoria Elite Master e 30 km para o Turismo e Elite Feminino e 12 km para o Local.

Publicidade

Depois da largada oficial, dividida  pelas categorias, os ciclistas enfrentaram um percurso de longas distâncias,  compreendendo trechos de asfalto, e de  estradas carroçal e trilhas  com muita lama, mas que tinham ao seu favor, uma clima agradável, sem sol.

 

A ciclista Perpétua Matos, conhecida como ‘Velhinha do Pedal’ de 60 anos, um exemplo de determinação e superação,  conversou com a nossa reportagem.  “O percurso foi bom,  não foi melhor porque minha bicicleta quebrou e fiz utilizando apenas duas marchar.  Hoje eu  fiz  o percurso de 30  km, mas já fiz de até 50 km. Comecei a praticar o  ciclismo  a 3 anos e gosto muito, o  esporte, o  ciclismo em especial,  é vida, afirmou.

Ela ainda deixou uma mensagem de motivação. “Pratiquem o esporte,  isso se torna um vício,  mas  é um vício que faz bem para a nossa saúde e nossa vida de forma geral”, frisou ela, que disse que sempre procura incentivar as pessoas para prática de esportes. Durante a entrevista, ela apresentou o Yure, de 14 anos, que iniciou no ciclismo por incetivo dela.

A premiação aconteceu após a prova.  Todos os participantes receberam medalhas e os cinco primeiros de cada categoria foram premiados com troféu e dinheiro, no total de R$ 2 mil.

Na categoria Elite, quem se destacou chegando em primeiro lugar foi  Talisson Castro,  em 2º  Janilson  Araújo,  na terceira posição, Dhislei  Brito, seguido de Eduardo Hipólito em  4º colocado, e Bruno Camargo em  5º.  Na categoria Master Masculino, Iziram Isidório, foi o grande campeão e ficou no topo do pódio,  Antônio José, ficou em 2º,  Hugo Chaves, em 3º lugar, Flávio Silva, foi o 4º colocado, e Edson Vicente, ficou na 5ª posição.

Publicidade

O primeiro colocado  da categoria Elite Feminina foi Lorena Oliveira,  a 2ª colocada, Eliana Silva e a na 3ª  posição,  Perpétua Matos.  Na categoria Turismo,  ficou  na 1ª colocação, Guilherme Batista, seguido de Carlos Eduardo  em 2º, Ismael Alves em  3º, na quarta colocação  Cleilson Pereira e Paulo Rossi, em 5º lugar.

A vencedor da  categoria Iniciante Local Feminino,  foi Malry Léia, em 2º lugar, Carla Ranielle, a ciclista Dayane Araújo, em 3º, seguida de Danielle Dantas, em 4º e na 5ª colocação, Aura Martins. No Iniciante Local Masculino, subiu ao topo do pódio, Dailson Vaqueiro, na 2º posição ficou Flávio Júnior,  em 3º lugar,  José Guilherme, na  4º posição,  Ancelmo Coutinho e em 5º, Thiago Dantas.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS