Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | 297ª Festa de Nossa Senhora das Mercês terá missas campais e participação por ordem de chegada; veja programação!

Publicado

em

A paróquia de Jaicós divulgou a programação da 297ª Festa de Nossa Senhora das Mercês, santa padroeira do município. Maior evento religioso do município, o festejo acontece anualmente no período de 15 a 24 de setembro.

O festejo refletirá sobre o tema “Maria que nos conduz a Jesus” e lema “Eis me aqui, Senhor (Lc 1, 38)”. “Neste ano, somos convidados a refletir sobre o valor da vida e observar as virtudes da Virgem Maria, dedicar suas reflexões acerca do seu coração, e pedir a intercessão da Mãe de Deus e nossa” destaca o padre Miguel Feitosa, pároco de Jaicós.

Este ano, devido a pandemia do Novo Coronavírus, sendo necessária a adoção de medidas preventivas, a programação da festa religiosa acontecerá com algumas mudanças. Entre elas, estão a realização de missas campais, com a participação dos fiéis por ordem de chegada.

O padre Miguel Feitosa, em entrevista ao Cidades na Net, explicou alguns detalhes sobre a programação. “Na programação haverá muitas mudanças, porque estamos em um tempo muito difícil. Nós queremos colocar em pratica aquilo que está na programação, só que em algumas coisas haverá mudanças. Por exemplo, na abertura não teremos o café da manhã, nem a caminhada. Todas as missas também serão campais. Não vamos esperar a vinda de convidados de outras cidades. Este ano será praticamente um festa nossa, de Jaicós”.

Segundo o pároco, a igreja terá apoio da Vigilância Sanitária de Jaicós para auxilio no cumprimento das medidas de segurança.  “Vamos ter o auxílio da Vigilância Sanitária para que faça a acolhida, ajudando as pessoas a manter o distanciamento e mantendo também a observância de sermos 30% dos fiéis. Vamos pedir também que interditem essas ruas para que possamos colocar as cadeiras no distanciamento correto. Vamos pedir o apoio do poder público e Polícia Militar para que possamos estar fazendo essa ambientação”.

Publicidade

Conforme o padre, os idosos devem acompanhar a programação de casa, através do rádio ou no facebook. “Outra petição nossa é que os idosos participem pelo rádio e facebook, pois eles são aqueles que tem mais risco. Vamos pedir também para que os participantes tragam cadeiras, porque as que temos não é suficiente.  Então, a gente está buscando a conscientização das pessoas, para que a festa aconteça, não como a gente planejou, mas que aconteça onde todas as pessoas possam depois estar com saúde”.

A abertura do festejo, na terça-feira, 15 de setembro, iniciando às 05 horas da manhã, contará com alvorada festiva com fogos, toque do sino, e o hino da padroeira, seguido da oração comunitária, ofício da imaculada conceição e o hasteamento da bandeira. A caminhada com Maria, que abria a festividade todos os anos, não acontecerá.

Diariamente, até o dia 23 de setembro, serão realizados o Ofício da Imaculada Conceição, às 12:00h, a Recitação da Terço, às 18:30h e a Novena e Missa, às 19:00h. Na primeira noite de novena, a missa será celebrada pelos padres Vanderlan Felix e Pe. Miguel Feitosa e terá como noitários os grupos de Peregrinação e Pastoral do Dízimo.

No dia 24 de setembro, uma quinta-feira, às 8h, acontecerá a Missa Solene da festa de Nossa Senhora das Mercês. À tarde, acontecerá a bênção do Santíssimo Sacramento e arreamento da bandeira.

Veja a programação completa:

Publicidade

(OBS: programação sujeita a novas adaptações)

15 DE SETEMBRO DE 2020 – TERÇA – FEIRA

05:00h – Alvorada Festiva: com fogos, toque do sino, o hino Padroeira. Oração comunitária – Ofício da Imaculada Conceição – Hasteamento da Bandeira

Novena – 19h

Liturgia do dia

Publicidade

Pregador

Pe. Vanderlan Felix e Pe. Miguel Feitosa Noitários: Grupos de Peregrinação e Pastoral do Dízimo.

Responsáveis pela quermesse: Catequese, Escolas privadas, Escolinha Pequeno Polegar, Kairós e Conselho Tutelar.

16 DE SETEMBRO DE 2020 – QUARTA – FEIRA

Novena – 19h

Publicidade

Liturgia do dia Pregador Pe. Ismael – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Alegrete – PI e Pe. Miguel Feitosa.

Noitários: Catequese, Escolas privadas, Escolinha Pequeno Polegar, Kairós e Conselho Tutelar. Responsáveis pela quermesse – Grupos de Peregrinação e Pastoral do Dízimo.

17 DE SETEMBRO DE 2020 – QUINTA – FEIRA

Novena – 19h

Liturgia do dia

Publicidade

Pregador Pe. Wagner Francisco – Paroquia Nossa Senhora dos Humildes – Paulistana – PI e Pe. Miguel Feitosa Pereira.

Noitários: Pastoral da Pessoa Idosa, Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, Secretaria Municipal de Saúde e Apostolado da Oração.

Responsáveis pela quermesse:

Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, SINTE_PI, Escola da Fé e Pastoral da Criança.

18 DE SETEMBRO DE 2020 – SEXTA – FEIRA

Publicidade

Novena – 19h

Liturgia do dia

Pregador: Pe. Fernando Amando – Paróquia Santo Antônio – Pe. Marcos – PI e Pe. Miguel Feitosa Pereira.

Noitários: Terço das Mulheres, Comerciantes, Bancários, Correios e Escolas Estaduais.

Responsáveis pela quermesse – Pastoral da Pessoa Idosa, Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, Secretaria Municipal de Saúde e Apostolado da Oração.

Publicidade

19 DE SETEMBRO DE 2020 – SÁBADO

Novena – 19h

Liturgia do dia

Pregador: Pe. Miguel Feitosa Pereira – Paróquia Nossa Senhora das Mercês – Jaicós – PI.

Noitários:

Publicidade

Terço dos Homens (Jaicós, Massapê, Simões, Marcolândia, Francisco Macedo, Padre Marcos e Jacobina), Pastoral Familiar, Secretaria Municipal de Assistência Social.

Responsáveis pela quermesse – Terço das Mulheres, Comerciantes, Bancários, Correios e Escolas Estaduais.

20 DE SETEMBRO DE 2020 – DOMINGO

Novena – 19h

Liturgia do dia

Publicidade

Pregador:  Pe. Miguel Feitosa Pereira – Paróquia Nossa Senhora das Mercês – Jaicós – PI. Noitarios: ECC, Colônia Jaicoense.

Responsáveis pela quermesse – Terço dos Homens, Pastoral Familiar, Secretaria Municipal de Assistência Social.

21 DE SETEMBRO DE 2020 – SEGUNDA – FEIRA

Novena – 19h

Liturgia do dia

Publicidade

Pregador: Pe. Edivaldo – Paroquia São Simão – Simões – PI. e Pe. Miguel Feitosa Pereira.

Noitários: Pastoral da Juventude, EJC, Conselho Paroquial, Motoristas, e Representantes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)

Responsáveis pela quermesse – ECC- Jaicós e Massapê, Colônia Jaicoense.

22 DE SETEMBRO DE 2020 – TERÇA – FEIRA

Novena – 19h

Publicidade

Liturgia do dia

Pregador:

Pe. Cláudio Santana de Carvalho – Área Pastoral Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Dom Expedito Lopes e Pe. Miguel Feitosa Pereira.

Noitarios: Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, SINTE-PI, Escola da Fé e Pastoral da Criança.

Responsáveis pela quermesse: Pastoral da Juventude, EJC, Conselho Paroquial, Motoristas, e Representantes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)

Publicidade

23 DE SETEMBRO DE 2020 – QUARTA – FEIRA

Novena – 19h

Liturgia do dia

Pregador:  Pe. José Pio Feitosa Marinho – Paróquia São Cristóvão – Marcolândia – PI e Pe. Miguel Feitosa Pereira.

Noitários: Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s; Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR.

Publicidade

Responsáveis pela quermesse: CEB’s; Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

24 DE SETEMBRO DE 2020 – QUINTA – FEIRA

08:00h Missa de Encerramento

Pregador: Pe. Miguel Feitosa Pereira – Paróquia Nossa Senhora das Mercês – Jaicós – PI.

Responsáveis pela liturgia da Solenidade – Funcionários da Paróquia, Conselho de Pastoral e Conselho Econômico

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS