JAICÓS | Abril foi o pior mês da pandemia com 226 novos casos
Publicado por: | Data: 30/04/21

JAICÓS | Abril foi o pior mês da pandemia com 226 novos casos

Abril termina como sendo o pior mês desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil. Em Jaicós, no interior do Piauí, a situação não foi diferente.  Em 30 dias, o município saltou de 809 casos confirmados para 1.035, um aumento de 226 casos.

Esse foi, também, o mês mais letal. Até o dia 1º de abril, Jaicós tinha registrado 16 óbitos por complicações causada pela Covid-19. Agora são 21. O último óbito aconteceu hoje. A vítima foi uma jovem de apenas 28 anos de idade. A morte comoveu a cidade.

De acordo com o Boletim Epidemiológico atualizado, Jaicós 202 casos ativos da doença. Destes pacientes infectados, 187 estão em isolamento domiciliar e 15 estão hospitalizados – 11 em leito clínico e 04 em observação. Outras 812 pessoas venceram a Covid.

Os números assustam e preocupam as autoridades sanitárias, que tem adotado novas medidas na tentativa de controlar a disseminação do vírus. Na noite desta quinta-feira, 29, quando Jaicós ultrapassou a marca de 1 mil casos, a Saúde retomou o trabalho de de pulverização das ruas em busca de minimizar os riscos de infecções do novo coronavírus. O principal foco são os pontos que registram maior circulação de pessoas. A pulverização acontece a noite e será realizada todos os dias.

A Saúde divulgou um Comunicado orientando a população sobre os cuidados e fazendo um chamamento para a população colaborar no combate à pandemia. Veja:

“Com base nessa enorme quantidade de casos de covid-19 que o município vem enfrentando nos últimos dias, segue algumas orientações importantes para a população em geral: evitar qualquer tipo de aglomeração (festas de aniversário, velórios, batizados, confraternizações, entre outros), utilizar máscara e higienizar constantemente as mãos. Para as pessoas que tiveram contato próximo com alguém que foi diagnosticado com Covid-19, a recomendação é ficar isolado por um período de 14 dias. Caso apareça algum sinal ou sintoma da doença, procurar atendimento médico no Centro Covid. Contamos com o entendimento de todos.”

_Decreto com novas medidas
Na quarta-feira, 28, a Prefeitura de Jaicós também publicou um novo Decreto em que adota novas medidas de combate à Covid-19 até o dia 09 de maio. O documento prevê que os órgãos e entidades da administração pública municipal deverão reforçar a campanha de conscientização sobre a importância do isolamento social e das outras medidas preventivas.

Conforme o Decreto, está proibido a realização de quaisquer eventos festivos e esportivos, sejam públicos ou privados, que causem aglomeração, Continua obrigatório o uso de máscara de proteção facial ao sair de casa.

Estabelecimentos comerciais poderão funcionar de segunda a sábado até as 19h, desde que respeitem os protocolos de prevenção à Covid, especialmente o uso de máscara, distanciamento e a higienização das mãos.

Bares, restaurantes e trailers poderão funcionar de segunda a sexta-feira até as 22h, permanecendo fechado aos sábados e domingos, funcionando apenas para entrega no sistema delivery.

Atividades religiosas poderão ser realizadas de forma presencial, desde que respeitada o limite de 30% da capacidade.

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Picos

Acusado de tentativa de homicídio é preso durante blitz em Picos

Na manhã do último sábado, 21, policiais rodoviários federais cumpriram um mandado de prisão em Picos, durante a Operação Tiradentes. A prisão ocorreu durante fiscalização de rotina, no bairro Junco.

GERAL

Saúde de Jaicós intensificará vacinação contra o sarampo no sábado (15) para público de 5 a 19 anos

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (10), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. No município de Jaicós, a Secretaria de Saúde estará com um ponto estratégico

DESTAQUES 0 Comments

Prefeito Vianney inaugura diversas obras e entrega carro novo no aniversário de Caldeirão Grande

Neste sábado, 29 de abril, dia em que o município de Caldeirão Grande do Piauí completa 25 anos de emancipado, o prefeito João Vianney de Sousa Alencar (PSB) presentou a