Connect with us

Jaicós

Jaicós aguarda vacinar 60% da população com dose de reforço, para liberação do uso de máscara

Publicado

em

O Comitê de Operações Emergenciais contra a Covid -19 (COE), do Governo do Piauí, liberou o uso de máscara nos municípios com percentual mínimo de 60% da população vacinada com a dose de reforço. A decisão é do dia 12 de abril.

O município de Jaicós, porém, não está entre as cidades aptas para liberar o uso de máscara, pois ainda não atingiu o percentual mínimo da população vacinada com a dose de reforço, é o que destaca a secretária de Saúde do Município, Audeli Coutinho.

A cidade vivencia atualmente um momento de controle da contaminação pelo Coronavírus e chegou a zerar, pela primeira vez, os casos ativos nesta segunda (18).

“Para a gente é gratificante, já estávamos nessa espera há muito tempo, torcendo para que chegasse o dia da cidade zerar os casos. A gente agradece muito a Deus, primeiramente, pois passamos períodos difíceis, com os casos alarmando, mas graças a Deus diminuiu bastante e chegamos a zerar. Não temos ninguém em isolamento e estamos na torcida para que novos casos não venham a acontecer” disse Audeli.

A secretária esclareceu que mesmo diante do atual cenário, ainda não pode ser permitida a liberação do uso de máscara. “Porém, não podemos liberar o uso de máscara, porque é preciso no mínimo, 60% da população com a vacinação de reforço, e infelizmente, estamos com menos de 50%” ressalta.

Publicidade

De acordo com os dados do Painel Covid da Sesapi, apenas 8.404 pessoas foram vacinadas com a dose de reforço, correspondendo a 43,99%, percentual abaixo do recomendado pelo COE para liberação do uso de máscara.

“Tanto para liberar em locais abertos, como fechados, o critério é o mesmo, 60% da população vacinada com a dose de reforço. A restrição vai seguir apenas nos departamentos da área da saúde. O MS continua orientando que em clínicas, consultórios, hospitais, e demais unidades de saúde, o uso de máscara continue, para além da covid em si, proteger das outras síndromes gripais” esclareceu Audeli.

A secretária pediu a colaboração e convocou a população para tomar a dose de reforço. “Então, a gente faz o pedido à população para tomar o reforço, somente com ele a imunidade vai estar mais forte para estarmos vencendo esse vírus. É preciso a população estar consciente, com o reforço em dia, então convocamos os jaicoenses para vir tomar o reforço da vacina covid”.

Rakel Monteiro, Coordenadora de Imunização no município, destacou que as equipes seguem empenhadas na campanha, mas que é imprescindível a conscientização da população.

“Apesar da equipe ainda continuar não medindo esforços em relação à vacinação da população de Jaicós, nós ainda estamos necessitando que a população tenha consciência da importância do esquema vacinal completo. A vacina não é em dose única, são realizadas segunda dose, reforços, para que a vacina possibilite um ganho maior de carga de imunidade”.

Ela citou os dados da vacinação no município atualmente. “Da população elegível para 1ª dose, estamos com 89,87%; da 2ª, de 76,14%; e a terceira dose, que é a de reforço, e é essa dose que é necessária para que haja a flexibilização do uso da máscara, Jaicós está apenas com 43,99%, e temos que atingir o patamar de 60% para que haja essa liberação”.

Rakel Monteiro ressaltou que é preciso a imunização completa da população. “A pandemia ainda não acabou, hoje a cidade está com número de casos zerados, e é uma benção e resultado de muito esforço. Mas como a população elegível para tomar vacina, ainda não está totalmente vacinada, é possível que seja retornado ao patamar de ter muitos casos. A vacina, além de proteger, garante que caso a pessoa venha se contaminar, os casos graves e de óbitos reduzam significativamente. Então, temos que continuar completando o esquema vacinal, não podemos medir esforços e a população tem que ter essa compreensão da necessidade da complementação do esquema vacinal”.

Publicidade

O município segue vacinando a população contra a Covid-19. Nesta semana, estão sendo vacinados idosos acima de 60 anos, e trabalhadores da saúde, com a 4ª dose, além do atendimento a todos que ainda não completaram o esquema vacinal. Devido ao feriado do dia 21, o atendimento segue até amanhã (20).

Para a vacinação, a população deve comparecer à sala de vacinação Covid-19, na sede da secretaria, para imunização com a dose correspondente. O atendimento é de 08 às 12 e 14:30 às 17 horas.

Facebook

MAIS ACESSADAS