Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Apresentações marcam culminância do projeto “Ler e Aprender” na Escola Francisco Crisanto

Publicado

em

Mais uma escola da Rede Municipal de Jaicós, realizou a culminância projeto “Ler e Aprender”. Dessa vez, a unidade de ensino Francisco Crisanto de Sousa, fez um evento onde foram realizadas apresentações e exposição das produções dos alunos.

O projeto “Ler e Aprender”, está sendo realizado pela Secretaria de Educação nas escolas da Rede Municipal, com o objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto e ampliar o letramento por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente.

O projeto contempla as turmas de Ensino Fundamental, e trabalha os gêneros textuais Cantigas de roda, Notícia, listas (chamada, de ingredientes, compras ,etc.), Bilhete, Convite, Parlenda e receita, Poema, Fábulas e Cartão. A cada mês é trabalhado um gênero diferente.

As atividades de culminância na Escola Francisco Crisanto aconteceram nesta sexta-feira (06), nos períodos da manhã e tarde. Além dos alunos e professores, estiveram presentes a coordenadora da escola, Noela Dias, a diretora, Josefa Reis, e as Coordenadoras Rosângela Santana e Vanda Reis.

Durante a programação, os alunos fizeram apresentações de listas, receitas, parlendas, brincadeira de roda, e notícias. Foram expostas as produções textuais, pratos culinários, além de exibidos vídeos produzidos pelos alunos.

Ao Cidades Na Net, a coordenadora Noela Dias, destacou a importância do projeto. “O projeto desenvolve a leitura e a escrita numa concepção reflexiva por meio dos tipos de gêneros textuais, tendo como foco a apreensão de informações e construção de sentido da mensagem, desmistificando, assim, o processo de leitura como simples ato de decodificação das palavras. Assim, nele, atividades são desenvolvidas para que o aluno aprenda diversas habilidades de modo lúdico e autônomo, por meio da leitura. Portanto, o projeto é uma metodologia ativa de ensino, que produz a capacidade de análise e intervenção”.

Érica Rocha, professora do 8º ano A e B, trabalhou com os gêneros notícia e receita culinária. Ela avaliou que o projeto tem tido resultados positivos. “Houve a interação deles, participação e desenvolvimento do conhecimento do gênero, achei bastante satisfatório. O projeto tem gerado resultados satisfatórios, eles estão desenvolvendo bem e muito engajados nas atividades. A gente vem de dois anos atípicos de pandemia e o projeto deu um up na aprendizagem”.

Ela também disse que o sentimento é de dever cumprido com o sucesso da culminância. “Minha turma fez a entrevista com o dono do Cidades Na Net, pois queríamos focar em algo relacionado à cidade de Jaicós, então fizemos tipo um noticiário, e também a apresentação de receita. A culminância foi positiva, fiquei muito feliz e com a satisfação de dever cumprido, que é o que nos impulsiona a continuar nessa profissão tão árdua, que é ser professor”.

A Educadora Mercês Carvalho, trabalhou os gêneros Lista e Receita, com as turmas de 6º e 7º ano e disse que houve a participação ativa dos alunos. “A gente trabalhou na sala de aula com todo mundo, eles mesmos fazendo, praticando as receitas, para hoje um dos alunos apresentar. E fomos fazendo também vários tipos de listas, até a relação do nome deles, a importância. E houve a interação, o interesse deles, a maior parte dos alunos trabalhou e contribuiu nas atividades”.

Ela disse que o projeto chega para contribuir com a aprendizagem, em meio às dificuldades trazidas pela pandemia. “Como passamos dois anos sem contato direto com eles, dificultou muito para eles na questão da escrita, pode se dizer que eles estão com dois anos de atraso, então é um processo difícil, mas aos poucos a gente vai conseguindo alcançar o objetivo e esse projeto tem ajudado. Com fé em Deus, até o final do ano vamos conseguir igualar os alunos”.

Os alunos do 1º ano, com auxílio da professora Glaucy Gonçalves de Sousa, aprenderam sobre Cantigas de Roda e Lista. “No primeiro mês trabalhamos com Cantigas de Roda, e foram apresentados vários trabalhos em sala. Usei várias estratégias com eles, brincando com todos os tipos de cantigas e foram resgatadas muitas músicas. Foi muito bom, brinquei bastante com eles, sempre trabalhando o tema”.

Publicidade

Glaucy Gonçalves disse que o projeto tem sido de suma importância para os alunos. “Esse mês foi escolhido o gênero Lista, e eu pedi para que todos trouxessem uma lista de casa, que a mãe ia ajudar a fazer, em relação a objetos, o que tem em casa, material escolar, lista de amigos. Eles são uma turma que não sabe ler, está iniciando a conhecer, então estou buscando todo tipo de estratégia, a melhor forma de trabalhar com eles. Está sendo um trabalho muito importante pra mim e para eles, que estão ficando muito motivados”.

A professora ainda falou que tem investido em diferentes recursos para contribuir no ensino aprendizagem dos alunos. “Quando elas me falaram que iam trabalhar esse projeto eu fiquei muito feliz, exatamente por conta de eu ter pego uma turma não leitora. Eu estou buscando resgatar através de muitos recursos que mesma preparo e trago para a sala de aula, para ver se eles conseguem avançar. Eu acredito que não 100%, mas pelo menos 70% vai ter um avanço proveitoso e positivo”.

Lilian Lopes, que atua no 3º ano, destacou a importância de trabalhar os gêneros com os alunos. “O desenvolvimento das atividades foi bom. Apesar da dificuldade de alguns, graças a Deus a maioria já tem uma noção, já tinha sido trabalhado em anos anteriores, mesmo sem aulas presenciais. Agora estamos reforçando esses gêneros, que é importante para os alunos, e mostrar pra eles os vários tipos, e que cada um passa uma mensagem, tem uma característica”.

A professora disse que em especial a cantiga, contribui de forma expressiva no desenvolvimento deles. “E teve a interação deles, eles cantaram, a gente procura músicas que eles já tem conhecimento, o livro didático apresenta bastante esse conteúdo, e a gente acrescenta, no caso das cantigas de rodas, apresenta outras músicas que eles não tem conhecimento. A gente passou esses dois anos parados, eles não tiveram oportunidade de interagir com os colegas, mas graças a Deus não tive dificuldade com as atividades em sala. Ainda tem uma carência, mas o projeto tem ajudado muito na escrita e leitura. Com relação a música eles já sabem a melodia, o que ajuda eles a identificar o som, eles vão memorizando, a música ajuda muito na leitura, uma coisa contribui com a outra”.

Arlene Dias, professora do 2º ano, utilizou diferentes estratégias para abordar os gêneros com os alunos. “Durante esse bimestre trabalhamos Parlendas e Cantigas de Rodas, no intuito de desenvolver essa habilidade de leitura nas crianças. Como são gêneros direccionados para a questão das rimas e memorização, isso facilita na questão oral e assim vai habilitando a criança para desenvolver o hábito da leitura. Tivemos exposição de alguns textos, como o da “Corre Cutia”, fazendo os sons, até trazendo alguns instrumentos, e também fazendo rodas de recitações, brincadeiras, que é o que estimula. Dessa forma, eles se divertiram aprendendo, desenvolvendo tanto a oralidade, como a leitura”.

A educadora disse que os obstáculos existem, mas o projeto tem sido um auxílio para que os alunos consigam avançar. “Como sabemos a gente vem de um momento difícil, retornamos agora na forma presencial 100% e temos encontrado bastante dificuldade na questão da aprendizagem, muita defasagem na faixa etária que eles estão, alguns com dificuldade até na escrita das vogais. Então, na forma que a gente utilizou o projeto de leitura, como incentivo, a gente percebe que eles tem avançado sim, principalmente na questão do interesse nas aulas”.

Félix Ferreira, que abordou os gêneros Lista e Receitas, com os alunos do 5º ano, falou do desenvolvimento das atividades. “A lista contribui para eles terem noção de ordem alfabética e criarem lista por importância. E a receita trabalha principalmente questão de leitura e interpretação, algo que eles ultimamente eles estão necessitando, e outras atividades que a gente adequa ao gênero. Todos os alunos produziram. A lista eles fizeram de imediato na sala, com os nomes dos colegas e a questão da receita cada um criou. Eu dei a ideia de cada um fazer um suco, e a receita era dividida em títulos, ingrediente e modo de fazer, e depois cada uma explicava”.

O professor também destacou que o projeto tem incentivado a leitura. “Acho o projeto interessante pelo fato de trazer o aluno para aquilo que a gente está trabalhando, e incentivar a leitura e interpretação. No momento que eles estão fazendo vão praticando a leitura, escrita e interpretação, em todos os sentidos. E está havendo a participação, às vezes no começo tem um que não quer, mas a gente consegue trazer, um se empolga, atrai o outro e no fim tem a interação de todos” finalizou.

O projeto também tem como objetivos específicos : Despertar o interesse pela leitura; Facilitar o acesso aos diferentes portadores de textos; Despertar a curiosidade e a imaginação; Identificar e reconhecer os diferentes tipos de textos; Produzir textos escritos e orais; Conscientizar a importância da leitura para o desenvolvimento de diversas habilidades; Registrar e comparar os avanços dos discentes na leitura e escrita; Promover a aproximação aluno, escola , família; Envolver a família na práticas de leitura; e Conhecer as características dos gêneros estudados.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS