Jaicós

JAICÓS | Assistência Social promove mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; fotos!

Publicado

em

Com o objetivo de mobilizar a comunidade sobre um problema que a cada dia se torna mais preocupante, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaicós realizou na tarde desta quarta-feira (20), uma mobilização para marcar o Dia Nacional de Luta contra o Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes.

O evento aconteceu na quadra poliesportiva Geraldo Matos Silveira, no centro de Jaicós, e foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O secretário de Obras, Dr. Crisanto Neto, representando a prefeita Waldelina Crisanto, alertou a sociedade para um problema. “Estamos aqui para chamar atenção de toda a comunidade, principalmente das crianças e adolescentes. O abuso e a exploração sexual existe e não podemos fechar os olhos para estes acontecimentos. Qualquer ato suspeito denuncie”, disse.

Para o secretário de Assistência Social, Francisco das Chagas (Kim), é necessário reforçar a questão da denúncia e divulgar os serviços existentes. “Existe toda uma rede especializada para fazer o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Mas é preciso que haja a denúncia”, concluiu.

Durante o evento foi realizado um ciclo de palestra com os psicólogos Catarina Leal e  Evilásio Moura, com foco  no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes,  destacando a importância de se denunciar casos, ter atenção ao que as crianças e os adolescentes falam, dando-lhes credibilidade, ter atenção se a  criança  está com  um comportamento diferente, entres outros.

Publicidade

 

 

Foram realizados ainda apresentações com alunos da escola Francisco Crisanto (Poemas), Líria Alencar (artigos da Lei que protege a criança e o adolescente, Escolinha Pequeno Polegar (teatro mudo), Padre Davi Leal (entrevista falando os tipos de violência sexual) e a Pastoral da Juventude (encenações sobre o abuso sexual).

 

O evento contou com a participação do secretário de Obras, Dr. Crisanto Neto, representado a prefeita, o secretário de Assistência Social, Francisco das Chagas (Kim), a secretária de Educação, Dalva Feitosa, secretária de Saúde, Elimária Crisanto, padre Manoel Moura, os  vereadores,  Elias Pereira, Jozete Alves (Pretinha), Márcio Crisanto e Francisca Rodrigues, ex-vereador João de Edmundo,  secretária da Juventude, Esporte e Lazer, Elys Pereira, presidente da Câmara, Divino Macedo,  os psicólogos  Evilásio Moura e Catarina Leal, coordenadora do Conselho Tutelar, Joana Oliveira, chefe de gabinete, João Elói, pastor Edivaldo Carvalho, articuladora do Selo Unicef, Aylane Luz,  diretores das escolas municipais, Luiz Mario (Francisco Crisanto), Fátima Silva (Líria Alencar), Isabel Leite (Padre Davi Leal), Luciclede Aquino (Pré-escola tia Lurdinha), coordenadora da Educação Estadual, Maria do Socorro, diretora da Escolinha Pequeno Polegar, Rosângela Silveira,  e Liliane Costa,  representando a Pastoral da Juventude.

A Campanha
O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada Rua de Vitória (Espírito Santo). O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

Publicidade

Para denunciar, a vítima pode entrar em contato com um dos serviços especializados como, a Assistência Social o Conselho Tutelar, Polícia Militar, Civil e Federal, o CRAS e CREAS, ou no disque 100.

Mais fotos:

 

  

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile