Connect with us

Jaicós

Jaicós avança na qualidade dos serviços prestados pela Atenção Básica; 3 equipes recebem nota máxima na avaliação do PMAQ

Publicado

em

Demonstrando avanços e melhorias nos serviços de saúde que são ofertados à população, através da Atenção Básica, o município de Jaicós obteve resultados positivos na avaliação do 3º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Todas as equipes foram bem avaliadas e receberam classificação de desempenho entre “Bom”, “Muito Bom” e “Ótimo” no PMAQ, com base na infraestrutura das Unidades, indicadores de atendimento em saúde do município, dentre outros pontos.

Entre as 10 equipes avaliadas, três obtiveram nota máxima. São as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e das Unidades Básicas de Saúde Amélia Crisanto (Policlínica), e a do Alberto Bessa Luz, localizada no bairro Nossa Senhora das Mercês.

O resultado, além de ser uma forma de incentivo e reconhecimento ao trabalho desempenhado pelas equipes, ainda garante um estímulo financeiro. Em entrevista ao Cidades na Net, o coordenador da Atenção Básica, Kainã Mendes, destacou que todas as equipes que obtiveram nota máxima, receberam um maior recurso.

“O Ministério da Saúde disponibilizou no dia 20 de maio uma nova lista de certificação das equipes que participaram do PMAQ, que é um programa que vem para quantificar e qualificar nossa atenção básica, os serviços oferecidos nos postos de saúde.  E nesse novo ciclo nós tivemos uma evolução. Em relação ao ciclo anterior tivemos melhora de 4 equipes, do NASF, Adão Barbosa, da Várzea Queimada, do Tanque dos Batistas, que o José Francisco Batista, e a equipe do Alberto Bessa Luz. Todas essas 4 equipes tiveram um excelente desempenho na avaliação e consequentemente tiveram seu recurso financeiro melhorado” disse.

Publicidade

Kainã Mendes disse que o resultado é gratificante e parabenizou as equipes pelo trabalho realizado. “Cito o caso da equipe do Alberto Bessa luz, que na avaliação passada tinha ficado com uma avaliação muito boa, e agora passaram para ótima, o que significa que eles conseguiram atingir o limite máximo de excelência na prestação de serviço. Para gente isso é gratificante e nós parabenizamos todos os profissionais pelo trabalho realizado” falou.

Ele disse também que a avaliação é um reflexo do trabalho que a equipe desenvolveu buscando alcançar bons resultados. “As equipes Adão Barbosa e Jose Francisco Batista, tinham ficado apenas com uma avaliação boa, mas agora partiram para uma nota muita boa, ou seja, o valor do repasse deles duplicou. Consequentemente, esse avanço é um reflexo do trabalho que a equipe desenvolveu para estar conseguindo alcançar bons resultados. E esse programa vem justamente para incentivar com que as equipes realizem o trabalho como é para ser feito, e ao mesmo tempo, dando visibilidade aos serviços que são oferecidos em Jaicós” disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS