Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Câmara aprova dois requerimentos na sessão desta segunda; veja o que foi solicitado

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou, na noite desta segunda-feira (24), a 62ª sessão ordinária da legislatura 2013/2016, presidida pelo vereador Antônio Robert Silveira Reis, o Robim (PSB).

Na sessão, o plenário aprovou por unanimidade o requerimento do vereador Benedito Alencar (PMDB), direcionado ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Soldatelli Rossetto, solicitando que o abastecimento do milho da CONAB seja distribuído de acordo com o cadastro de agricultores e, consequentemente, o aumento na quantidade.

Segundo o parlamentar, os produtores rurais do município de Jaicós estão sendo penalizados com a diminuição da cota. Benedito explicou que em anos anteriores, o milho era distribuído de acordo com a cota de cada agricultor, calculado de acordo com o número de animais. No entanto, esse volume foi diminuindo, afirma o vereador.

Vereador Benedito Alencar - PMDB

Vereador Benedito Alencar – PMDB

“O agricultor recebia cerca de 3 mil quilos, caiu para 2 mil, depois para 1.500 quilos, e agora recebem apenas 400 quilos, independentemente do número de animais que cada agropecuarista possui”, disse, salientando que é uma quantidade insuficiente para manter o criatório. Além dessa problemática, o vereador acrescentou, ainda, que município de Jaicós tem sido o penúltimo a receber o milho, e, em alguns casos, ficou até sem ser beneficiado por consta do esgotamento do estoque no posto da CONAB em Picos.

“Portanto, solicitamos que a cota de distribuição seja feita como era antes, ou seja, de acordo com o cadastro, e que aumente a quantidade, pois só assim os agricultores poderão manter seus criatórios no período de estiagem”, reivindicou Benedito.

Publicidade

No requerimento, o autor anexou a relação com quantidade de quilos de milho entregue a cada criador no ano de 2014.

Vereador Doutor - PT

Vereador Doutor – PT

Outro requerimento aprovado foi apresentado pelo vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT). No documento, o parlamentar solicitou do Poder Executivo Municipal de Jaicós a cópia da ata da audiência pública realizada no dia 14 de novembro de 2014, que abordou o Orçamento Geral do Município para o ano de 2015 e a situação financeira do Município, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. “A solicitação visa garantir e registrar os acontecimentos e discussões que foram debatidos na audiência”, pontuou o autor.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS