Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Cavalgada e missa abrem o segundo dia da Festa do Vaqueiro de Várzea Queimada; veja fotos

Publicado

em

Após dois anos sem o tradicional encontro do mês de agosto, no povoado Várzea Queimada, vaqueiros de Jaicós e de vários outros municípios da região puderam matar e a saudade e participar, neste sábado, 13, da Festa do Vaqueiro, evento que faz parte do calendário cultural e festivo do município.



A Festa do Vaqueiro acontece há 16 anos e se tornou uma tradição no município, atraindo, a cada ano, um número maior de visitantes ao povoado Várzea Queimada, que fica situado cerca de 27 km da cidade de Jaicós.

created by dji camera

Sem fins lucrativos, o evento cultural é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da comunidade, e visa manter viva a cultura popular nordestina e homenagear uma das figuras mais representativas, o vaqueiro, bem como, movimentar a economia no comércio do povoado e proporcionar entretenimento e lazer à população local e visitantes.

Hoje, segundo dia da Festa do Vaqueiro, a programação teve início logo cedo, com a alvorada e a acolhida dos vaqueiros com o café da manhã.

Em seguida, os vaqueiros, montados em seus animais e vestidos com os acessórios de couro, saíram em cavalgada pelas ruas do povoado, um dos momentos mais marcantes da programação.

A cavalgada encerrou em frente à igreja de Igreja São Sebastião, onde, em um gesto de agradecimento, foi celebrada a missa dos vaqueiros, presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local, que é filho de agricultor e um amante da cultura do vaqueiro.

Após a celebração, a vaqueirama se reuniu na praça do povoado, foi servido o almoço comunitário para toda a população, distribuído brinde para todos os vaqueiros e realizado o sorteio de dezenas de brindes, bem como o bingo de um boi.

O ganhador foi o vaqueiro José Ivan de Sousa, do povoado Maria Preta, município de Jaicós. Ele, que participa há vários anos da Festa, afirmou que essa foi a melhor. “Eu venho todo ano, mas essa pra mim foi a melhor. Ganhei um touro de 2 mil reais.”, disse.

Mesmo não tendo sido sorteado, o vaqueiro João Miúdo, de 88 anos, afirmou que vai voltar satisfeito para o interior do município de Simões. “Eu acho bom essa festa. Aqui a gente encontra os amigos vaqueiros.”, disse.

Assíduo, João Miúdo não lembra quantas vezes já participou, mas afirmou que já fazem muitos anos. “Todo ano eu venho, tanto aqui na Várzea Queimada, como ali na Maria Preta. É só avisar que a gente vem.”

Esse ano, além dele, outros três vaqueiros também vieram, um destes, seu filho, José Nilton. Para estar no povoado pela manhã, o grupo de vaqueiros saiu de casa por volta das 10h30 de sexta-feira, 12. Após percorrer um longo caminho, pernoitaram na casa de um amigo, conhecido por Demi, na comunidade Vilão, interior de Massapê do Piauí, e logo cedo, antes do amanhecer, seguiram rumo a Várzea Queimada.

Além dos vaqueiros e amantes da cultura, autoridades também estiveram presentes, como o prefeito Neném de Edite, o vice-prefeito Wesly Bispo, o presidente da Câmara Municipal, Bosquinho, os vereadores Mocinha, Ednaldo da Farmácia, Francisca de Manin, Branco Rodrigues, Divino Macedo, Sirlene Lopes, além dos secretários municipais, como Alessandra Leal (de Cultura), Oziana Oliveira (de Assistência Social), Deusmar Costa (chefe de Gabinete), Irmão Jessé (de Obras), Audeli Coutinho (de Saúde), Bosco Dias (de Agricultura), Dejerson Lima (de Relações Institucionais), Antônio de Pádua (de Educação) e Osmilvan Oliveira (da Controladoria), dentre outros.

Programação

A XVI Festa do Vaqueiro prosseguiu ainda pela tarde com a realização da final da II Copa Catito de Futebol Amador, competição esportiva realizada pela Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Esportes, no campo do povoado Várzea Queimada, com a participação de dez equipes.  

Publicidade

O título foi disputado entre as equipes União Cerâmica, de Jaicós, e Força Jovem, do povoado Várzea Queimada. A partida terminou empatada em 1 a 1, e foi decidida nos pênaltis. O Cerâmica foi melhor e levou o título da Copa e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500. O vice, Força Jovem, recebeu troféu e R$ 1.000 em dinheiro.

À noite, na praça do povoado, acontecem os shows artísticos com Orlando Estourado e convidados, Karlla Thalyta, e o vaqueiro Mano Walter.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS