DESTAQUES

Jaicós celebra primeira noite do novenário em honra aos 300 anos de devoção a Nossa Senhora das Mercês

Publicado

em

Há 300 anos, a comunidade católica de Jaicós celebra sua fé e veneração a Nossa Senhora das Mercês, e anualmente, no mês de setembro, os fiéis se reúnem para vivenciar o tradicional festejo da padroeira da centenária cidade.

Nesta sexta-feira (15), foi a abertura oficial do festejo. Pela manhã os católicos participaram da “Caminhada com Maria”, e a noite foi celebrada a primeira novena da festa religiosa, que completa este ano seu tricentenário.

O festejo, que será celebrado até o dia 24 de setembro, reflete sobre o tema “300 anos de benção e de graça com a Virgem das Mercês” e tem como lema “Perseverança na fé e viver sua vocação”.

Na primeira noite do novenário, a missa foi celebrada pelo pároco local, padre Miguel Feitosa e reuniu uma grande quantidade de fiéis católicos, entre munícipes e visitantes.

A novena foi marcada pelo retorno das imagens peregrinas, que durante 30 dias visitaram bairros e lares jaicoenses. Na abertura da missa, as imagens foram conduzidas até o altar por representantes dos setores. Os Grupos de Peregrinação, Pastoral do Dízimo, GEV (Grupo Esperança Viva), Funerária Vida Nova e Memorial São José e o Setor Nossa Senhora das Mercês (Alto do Adão e Bonsucesso) foram os noitários.

A missa ainda foi marcada por demonstrações de fé e momentos de louvor, oração, adoração a Deus e a padroeira e de testemunho por graças alcançadas.

Adriana Boeiro, que recebeu a imagem peregrina em sua residência e esteve na novena de abertura do festejo, destacou sua alegria pela participação na festa. “Para mim é uma honra participar dessa festa. Faz nove anos que moro em Jaicós e desde que cheguei aqui a gente recebe a imagem em nossa casa e é muito bom. Faço parte também do grupo de peregrinação do setor, andamos nas casas fazendo as visitas, são muitas pessoa que recebem a imagem. E é muito importante a gente hoje poder estar participando desses 300 anos em devoção a Nossa Senhora das Mercês”.

A senhora Maria, aos 79 anos de idade, participa anualmente da festa em honra à padroeira e é membra ativa de grupos e pastorais da igreja. Para ela, é um privilégio fazer parte do festejo e da igreja.

“Dia 15 de novembro, vou fazer 80 anos, se Deus quiser, e assisto essa festa desde que nasci. Nunca sai daqui pra canto nenhum, graças a Deus, e tenho muita honra por essa festa que tem aqui em Jaicós. Participo das pastorais, do grupo de peregrinação e tenho muita honra em dizer que sou da igreja católica” destacou ela.

O pároco local, padre Miguel Feitosa, em entrevista ao Cidades Na Net, disse que a comunidade tem participado da festa com alegria. “Hoje realmente é o início da novena em honra dos trezentos anos de nossa senhora e para nós é um dia de muita alegria, de esperança, dia que nos leva a ter em mente o que vai ser realmente a festa solene no dia 24. Você viu a multidão de pessoas que hoje já rezava conosco, não só agora, mas desde a manhã, na procissão com a imagem de nossa senhora, que foi grandiosa, onde as pessoas participavam, rezavam, com alegria. E com certeza, na esperança de ter no dia 24, tudo concretizado no que se espera do festejo dos 300 anos”.

Programação

O novenário segue até o dia 23 de setembro com uma programação religiosa que envolve toda a comunidade católica da paróquia. Diariamente serão celebrados o Ofício, o Terço e a Novena Missa, seguida da quermesse, um momento de confraternização da comunidade.

Neste sábado (16) a missa será celebrada pelos padres Gregório Leal e Miguel Feitosa e terá como noitários o Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e Pastoral da Juventude (PJ). Após a missa, será também promovido um show com o Ministério Adoratha.

Publicidade

Na manhã do domingo (17), a paróquia realizará a terceira edição da “Pedalada com Maria”, passeio ciclístico em honra à “Mãe das Mercês” e no período da tarde, a partir das 17 horas, uma carreata com a imagem pelas ruas da cidade.


Veja vídeo da abertura do festejo e todas as fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile