Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Centro Cirúrgico do Hospital Florisa Silva já realizou mais de 400 cirurgias

Publicado

em

Mesmo diante das dificuldades que enfrentam os gestores devido a insuficiência de recursos destinados aos municípios para o custeio da saúde, o Governo Municipal de Jaicós, tem se empenhado para manter em pleno funcionamento o Centro Cirúrgico do Hospital Florisa Silva, principal unidade de saúde da cidade.

Desde sua reabertura no ano de 2021, o centro vem trazendo qualidade de vida, saúde e uma assistência de qualidade aos cidadãos jaicoenses, que agora tem a oportunidade de realizar procedimentos cirúrgicos em sua própria cidade.

No primeiro ano de cirurgias foi registrado um saldo de 213 procedimentos, e o ano de 2022 foi finalizado com 206, somando um total geral de 419 cirurgias já realizadas desde a reabertura do centro.

Do total referente a 2022, o maior número corresponde a cesarianas, tendo sido atendidas 72 mulheres. A lista segue com as hernioplastias (34), laqueadura (25), colecistectomia (28) e histerectomia (24).

Lista completa de cirurgias realizadas em 2022

Os números positivos representam o resultado de uma gestão comprometida, de uma equipe que tem um perfil profissional adequado aos objetivos da gestão, além de um eficiente gerenciamento por parte da direção. “Os dados são extremamente relevantes e satisfatórios, demonstra um alto índice de qualidade do serviço” destaca a diretora do hospital, Auzeni Menezes.

Ele disse que o trabalho realizado com o centro cirúrgico é desafiador. “Reinaugurar o Bloco Cirúrgico foi e continua sendo um ato desafiador para o gestor, tendo em vista algumas particularidades técnicas, como o custeio desse serviço. O Hospital Florisa Silva tem um teto financeiro fixo, esse por sua vez firmado no processo de tornar a saúde do município em uma gestão plena, com isso, a produção do hospital ela é crescente, os serviços ofertados são muito maiores, a incluirmos as cirurgias eletivas”.

A diretora destacou que apesar dos entraves, a gestão tem mantido a prestação do importante serviço à população. “A verba de custeio permanece a mesma, esse é um dos maiores desafios, o que não torna esse serviço inviável, uma vez que o gestor, prefeito Neném de Edite, vem trazendo essa continuidade desse serviço como uma das maiores prioridades do Hospital” concluiu.

Procedimentos Ambulatorias

A direção do hospital também divulgou o relat´´orio dos procedimentos ambulatorias efetuados durante o ano de 2022. No total, o Hospital Florisa Silva realizou 37.191 consultas médicas; 32.663 consultas de enfermeiro; 1.195 transferências de pacientes e 406 suturas.

Além disso, 7.691 pacientes passaram pelo processo de observação, e 97.570 foi o número correspondente a administração de medicamentos.

Publicidade

Veja todos os dados:

Facebook

MAIS ACESSADAS