Connect with us

Jaicós

JAICÓS | CEPP promove “Dia C de Cooperar” com caminhada e palestra; veja fotos!

Publicado

em

A Cooperativa Educacional Pequeno Polegar (CEPP), do município de Jaicós, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), promoveu nesta sexta-feira (19), o “Dia C de Cooperar”.

A ação encerra a Semana do Cooperar, realizada pela CEPP desde o dia 15 de novembro, com o tema “Cuidar da saúde e olhar para o próximo, ações que constroem e transformam vidas.

Durante toda a Semana do Cooperar, foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para famílias carentes da cidade de Jaicós.

No encerramento da ação, com o “Dia C de Cooperar”, foi realizada uma caminhada com a participação de alunos, professores pais e toda a equipe da cooperativa, e também do presidente do SESCOOP, Izaías Sebastião de Almeida, do gerente do Sistema OCB/SESCOOP-PI, Agnaldo Linhares, Carmem Campelo, Analista de Promoção Social do SESCOOP PI e a assessora Eduarda Sampaio.

A caminhada teve início em frente a CEPP, seguiu pela principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, percorreu algumas ruas do Centro e foi encerrada em frente ao auditório da Secretaria de Assistência Social.

Após a caminhada, aconteceu uma palestra com o tema “Outubro Rosa e Novembro Azul”, ministrada pela enfermeira Rakel Monteiro, que de forma sucinta reforçou a importância dos cuidados com a saúde.

Izaías Sebastião de Almeida, presidente do SESCOOP, disse que o “Dia C”, é uma ação importante para a comunidade. “Estamos aqui nessa campanha acompanhando o “Dia C” aqui em Jaicós, e já estivemos nessa ação em Parnaíba, Teresina, José de Freitas, e outras cooperativas que fazem parte do sistema. Essa é uma ação muito importante para a comunidade, o sistema fomenta isso, que é um apoio ao cooperativismo, à realização de ações sociais”.

A diretora da CEPP, Rosângela Silveira, destacou a solidariedade como foco da ação. “Nosso objetivo é conscientizar nossos alunos, a sociedade, de que a solidariedade é um sentimento muito importante, que deve ser cultivado desde a infância. Estamos vendo a situação do nosso país, tem muita gente passando fome, então nosso objetivo é ajudar quem precisa”.

Rosângela disse que este ano, foi arrecadada uma quantidade maior de alimentos. “A arrecadação foi muito positiva, graças a Deus. Ano passado nós fizemos, mas esse ano foi bem melhor, nosso evento cresceu mais. Na próxima semana queremos organizar as cestas básicas e vamos convidar o padre Miguel para ir a escola e vamos realizar a entrega dos alimentos à igreja. E vamos seguir realizando todo ano o dia “C, que é o dia de cooperar”.

A diretora ainda destacou a importância de abordar também sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. “Aproveitamos esse dia C para trabalhar os temas do Outubro Rosa e Novembro Azul para conscientizar também a população dessa necessidade dos cuidados com a saúde. E com os alunos, a juventude, as crianças, a gente já começa a trabalhar com essas temáticas para que no futuro eles já estejam conscientes”.

Andressa de Sousa Oliveira, estudante do 9º ano, falou da importância da atividade desenvolvida pela CEPP. “É uma ação importante, pois as pessoas precisam se preservar se cuidar, e o Novembro Azul e Outubro Rosa alertam os homens e mulheres para esse cuidado. Gostei muito de hoje, da palestra. Além disso, o dia “C de Cooperar” é importante pois tem muitas pessoas em Jaicós que precisam de alimentos, passam necessidade, e é muito relevante estarmos arrecadando alimentos para ele”.

Publicidade

Para a aluna do 4º ano, Emilly Victória Reis, a ação foi um momento de aprendizado. “Gostei da ação e aprendi muitas coisas hoje, sobre a saúde da mulher e do homem, importância da higiene, alimentação e também dos exercícios físicos, que fazem muito bem para a saúde mental. E também é importante ajudar as pessoas que precisam de comida, de roupa, é preciso doar”.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS