Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Chegada do calçamento muda realidade do povoado Várzea Queimada; “Nunca imaginei ver uma obra dessa aqui”, diz moradora

Publicado

em

Uma obra que transformou o aspecto do local, e mudou a realidade dos moradores. O povoado Várzea Queimada, um dos mais populosos do município de Jaicós, hoje está de cara nova, com a pavimentação poliédrica que chegou trazendo uma série de melhorias.

Os moradores tem comemorado a benfeitoria, que veio através do mandato do vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, que com importantes parcerias, garantiu a obra de 6 mil metros de pavimentação, deixando o povoado totalmente calçado.

Para quem reside no povoado, cada metro de calçamento implantado representa um sonho realizado, uma nova história, na qual poeira, lama e buracos pertencerão ao passado.

“Essa obra veio para mudar o povoado, dar outra cara. O que se pensar em termo de melhorias habitacionais para nós aqui foi excelente. Aqui saiu de buraco para vias, porque aqui não tinha rodagem, tinha buraco. Tinha sempre que ter as máquinas colocando aterro aí, mas agora não, agora mudou tudo” relata o morador João Damasceno Silva.

Para ele, os problemas por causa dos buracos que existiam nas ruas acabaram. “Sempre tem gente visitando o povoado, querendo saber da cultura daqui, e teve caso de chegar carro aqui e empancar na frente de casa, por causa dos buracos, aí lá vai gente caçar nego para desatolar o carro (risos). Mas agora com esse calçamento ficou lindo, mudou o povoado com certeza”.

Luiza Josefa dos Santos, lembra que no início tudo era diferente.”Nunca imaginei ver uma obra dessa aqui no povoado. Aqui onde fica minha casa, era um ‘maiador de gado’, só tinha moita de mufumbo, depois abriram uma estrada, aí passava muito carro e era com a poeira levantando, muita lama no tempo de chuva. Mas aqui agora graças a Deus está bom, esse calçamento mudou a rua e ajudou muito o povoado”.

O fim do convívio com a poeira, para Auzeni Maria de Sousa, foi um dos importantes benefícios trazidos pela obra. “Foi bom demais a chegada desse calçamento, era uma coisa que a gente tinha muita vontade de vê. Antes eles jogavam um barro aí, que ficava aquela poeira, para quem tem problema como eu e meu filho, era muito ruim. Mas com essa obra ficou muito bom, agora acabou a poeira. Espero em Deus que quando vier a chuva grossa não danifique”.

A artesã e dona de casa, disse que o povoado ficou mais bem cuidado. “E deixou o povoado mais bonito, fico tudo limpo. Agora a gente tem até uma preocupação maior de limpar na frente da casa pra ficar mais bonito. Uma obra dessa com certeza motiva a gente. Antes quando começava os ventos do mês de maio para junho, a gente limpava a casa, e quando voltava, ficava as marcas dos pés da gente por causa da poeira, mas agora não vai ter mais isso não (riso)”.

Para os moradores, sentar na calçada à tardezinha agora ficou mais agradável, pois não existe mais a poeira que tanto incomodava. Seu Tadeu Marcelino Carvalho, que estava na calçada de casa com a família, destacou sua alegria pela obra.

“Estou muito satisfeito por esse serviço comandado pelo Bosquinho, vereador representante da Várzea Queimada. Antigamente aqui era só areia, poeira, mas agora melhorou muito e eu fico muito agradecido por esse serviço, por essa batalha que ele enfrentou. Essa obra mudou a realidade para melhor. Antes os carros passavam aí e faziam aquela ‘poeirona’ que entrava tudo dentro de casa, mas hoje não, hoje está tudo diferente”.

Seu Tadeu ainda disse que muitos já estavam desacreditados de que a pavimentação um dia chegaria. “A gente não esperava, o povo dizia ‘aí não vem nunca, esse calçamento não vai sair, fulano não vai trazer nada’, e eu dizia, vamos esperar. Ninguém tava acreditando que ele ia trazer essa obra pra cá, mas abaixo de Deus é o homem, né, tendo a vontade. E aí o vereador Bosquinho, junto com o prefeito Neném, os deputados, e outras lideranças, trouxe essa obra e todo mundo tá satisfeito. Todos os moradores agradecem essa grande obra aqui”.

A pavimentação poliédrica se mostra de suma importância também para aqueles que possuem pontos comerciais, pois o acesso dos clientes e visitantes aos locais fica mais fácil. Uma das beneficiadas com a melhoria, foi a empreendedora e artesã, Marcilene Barbosa.

Para ela, que possui uma pousada familiar no povoado, o valor da obra é imensurável.
“É uma obra muito importante para os moradores e no geral, não só para quem habita aqui, mas também para as pessoas que por aqui passam. O acesso, a circulação melhoraram em 90%, e valoriza também o espaço, e isso é muito importante. É uma obra tão importante que eu nem sei exatamente calcular o valor dela, é com o tempo que a gente vai vendo de fato o valor, as melhorias trazidas. E facilita também o acesso para quem visitar esse espaço”.

Publicidade

A jovem Heloíse Barbosa Sousa, disse que o calçamento proporcionou melhorias em questão de locomoção e saúde. “Essa obra trouxe uma facilidade imensa para interligar a gente até o centro do povoado, que é uma estrada que a gente usa muito. Melhorou o espaço e até em questão de saúde, pois aqui antes tinha muita poeira e para muitas pessoas a poeira era um grande problema aqui”.

Ela destacou que a obra é ainda mais importante pelo fato do povoado receber muitos visitantes. “É sempre muito bom estar recebendo esse tipo de benefício para nossa comunidade, considerando também que o nosso povoado é muito acessado por conta do nosso artesanato e cultura, e a gente precisa muito dessas melhorias, pois isso facilita não só pra gente, mas para quem vem nos visitar também”.

Bernardo Martins da Costa, de 74 anos, disse que o vereador Bosquinho foi o primeiro a prometer a obra e cumprir. “Aqui tinha muitas coisa pra fazer há muito tempo e nunca foi feito, aí chegou o Bosquinho que prometeu e eu não tava acreditando, não posso mentir, pois eu com 74 anos de idade, nunca tinha visto um prometer pra fazer. Mas chegou esse moço aqui que prometeu e fez, a prova ta aqui pra quem quiser ver. Ele prometeu bem aqui na casa da minha filha que ia fazer tantos metros, e eu fiquei só ‘assuntando’. E Bosquinho fez metros e sobrando metros, e tá com vontade de fazer é mais, porque agora entrou um homem aqui na Várzea Queimada pra nós gostar, ele se chama Bosquinho”.

Ele ainda disse que o calçamento deixou o povoado mais bonito. “Aqui tá muito bonito, eu tô andando é ‘ariado’. Dessa obra aqui eu acredito que só não tá gostando quem é soberbo, porque aqui antes a gente andava era pisando na lama. Mas agora tá bonito, pode varrer, cuidar, mas isso porque o Bosquinho prometeu e fez. Ele vive agradecido aqui por mim. O tanto de gente que já prometeu obra aqui pra nós e nunca foi feita. Mas Bosquinho prometeu e fez”.

A idosa Maria Joana de Barros, uma das moradores mais antigas, disse que nunca imaginou ver a tão grande obra. “Estou muito satisfeita com esse vereador, ele é um homem muito educado, respeita os eleitor dele e traz só o bem. E esse calçamento para nós foi muita vantagem, e a gente tem que dá valor quem trabalha. Nunca esperei vê o povoado todo calçado. Aqui antes tinha muita poeira, mas agora tá bom demais, é de admirar. O pessoal de São Paulo é obrigado eu colocar o celular para mostrar porque eles não acreditam que aqui eu tenho pista”.

O vereador Bosquinho, que visitou o povoado na manhã desta segunda-feira, 25, afirmou que a obra representa um compromisso cumprido. “Era um compromisso nosso de campanha, quando a comunidade nos abraçou, nos deu uma significativa votação na última eleição, e firmamos o compromisso de retribuir todo o apoio com o trabalho, e assim nós estamos fazendo. Um dos pontos que gostaria de destacar, é que a empresa que executou o serviço, trabalhou prioritariamente com pessoas daqui do povoado, gerando emprego e renda para dentro do povoado. Teve momentos que nós trabalhamos aqui com 15 pessoas simultaneamente, então foi uma obra de múltiplos benefícios”.

Bosquinho disse que a obra foi executada sem interferências e seguindo todo o projeto. “Destaco também que nossa obra iniciou e concluiu sem nenhuma interrupção, sem a empresa se ausentar do povoado. Fomos trabalhando continuamente, sem deixar ruas incompletas, ou qualquer insatisfação por transtorno a obra. Tudo que estava no projeto para o povoado Várzea Queimada, está sendo entregue. A obra já está concluída, faltando apenas algumas finalizações, e pequenos reparos, o que é normal devido ao intenso período de chuva que tivemos”.

O vereador destacou ainda sua alegria pela obra e a representatividade da mesma para o povo. “Estamos satisfeitos por, como ouvi atentamente de alguns moradores, ver que o nosso mandato traz esperança pro povo, porque muitos não acreditavam que uma obra dessa magnitude e importância viesse aqui para o povoado. E está aqui, como diz o ditado popular ‘para qualquer cego ver’, uma grande obra em favor da população de Jaicós e especialmente do povoado Várzea Queimada”.

Por fim, Bosquinho disse que o intuito é fazer mais. “E o trabalho não para por aqui, vamos continuar trazendo melhorias. Tenho que destacar também as nossas parcerias com a Prefeitura Municipal, com o prefeito Neném de Edite, que sempre esteve atento, nos ajudando, contribuiu também com a realização dessa importante obra; dos nossos deputados, o Governo do Estado, todo esse leque de parcerias que possibilitou essa política de resultados, de tirar a obra do papel e torná-la realidade”.


Facebook

MAIS ACESSADAS