Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Conferência discute melhorias para a saúde e propõe ações voltadas a ampliação das políticas públicas

Publicado

em

Em um momento de importantes discussões voltadas para a área da saúde, de avaliar o trabalhado desenvolvido e planejar ações que contribuam para ampliar as políticas públicas, o município de Jaicós realizou nesta quinta-feira, 02 de dezembro, a 10ª Conferência Municipal de Saúde.

Promovido pela Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós, contando com a participação de autoridades municipais, gestores e profissionais da saúde, representantes de entidades e da sociedade civil.

A abertura foi realizada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ribamar Júnior, que agradeceu aos participantes e colocou o CMS à disposição. “Agradeço aos vereadores, Kainã e Patrícia que ajudaram muito nesse evento, aos trabalhadores da saúde. O Conselho é um elo entre a sociedade e a Secretaria de Saúde, e estamos abertos a todos no que for preciso, para ouvir ideias, críticas sugestivas. Fazemos tudo com transparência para poder buscar uma melhoria do serviço de saúde para a população de Jaicós, que é o mais importante”.

Em seguida ele fez a leitura da minuta do regulamento da conferência, que foi aprovada pelos presentes. A conferência deste ano tem como tema central “Saúde em tempos de pandemia”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, disse que o tema discutido é de suma importância e parabenizou a Secretaria de Saúde. “Estamos participando com muito prazer e satisfação da abertura da 10ª Conferência de Saúde. O tema discutido hoje é de suma importância para que possamos chamar a atenção e construir políticas públicas a partir de então, voltadas a esse novo momento que o país viverá, de pós pandemia. Parabenizo a todos da Secretaria de Saúde por essa que tenho certeza que vai ser uma brilhante conferência”.

Logo após os pronunciamentos, teve início a palestra magna da conferência, que foi ministrada pelo enfermeiro Kainã Mendes, que falou sobre a temática “O gerenciamento de qualidade do SUS e os desafios decorrentes da pandemia”, fazendo uma abordagem voltada à realidade do município de Jaicós.

Após a palestra, os participantes se dividiram em três grupos e discutiram os eixos “Saúde como direito”, “Integralidade do cuidado” e “Financiamento da saúde”, e apresentaram propostas voltadas aos mesmos.

Entre as propostas: aumento da equipe multiprofissional (de acordo com a necessidade do município); Remapeamento das áreas pelos ACS; Feira da Saúde; busca ativa aos pacientes com sequelas de Covid; maior efetividade nos consórcios com os municípios; mais investimento no setor primário.

As propostas foram aprovadas e serão levadas para a etapa estadual da Conferência de Saúde.

Em entrevista ao Cidades na Net, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, avaliou a conferência como produtiva. “A conferência foi muito positiva, todos os eixos e propostas foram de acordo com a nossa realidade, com o que o município está precisando. Continuamos na luta, cada dia mais em prol do bom desenvolvimento e da ampliação dos serviços públicos”.

Ele ainda agradeceu aos que puderam participar e disse que está disposição da comunidade. “Gostaria de ter visto mais a presença da sociedade civil organizada e do próprio Legislativo, mas infelizmente não puderem estar presentes. Agradeço a cada um que participou e reafirmo que no que depender da gente, estamos sempre à disposição da comunidade para estar ouvindo e ajudando a reivindicar os direitos da população jaicoense”.

Além dos já citados, também participaram da conferência, os vereadores Francisco de Lima (Branco) Sirlene Lopes e Dalvenisa da Conceição (Mocinha), o secretário de Educação, Antônio de Pádua, as coordenadoras, Patrícia Sousa, da Atenção Básica, Lusimaria de Moura, da Vigilância Sanitária, Iandra Fontes, do SAMU e Rakel Monteiro, da Imunização, Jasmira Leal, Articuladora do Selo Unicef, as conselheiras tutelares, Leonice de Sousa, Lindalva Maria de Carvalho e Ielma de Carvalho.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS