Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente discute proteção, diversidade e enfrentamento à violência

Publicado

em

O município de Jaicós realizou nestas quinta e sexta-feira (08 e 09) a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que discute o tema “Proteção integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta quinta, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), quando também foi aberta a I Semana do Bebê.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, comissão do Selo Unicef e com apoio das secretarias municipais, foi aberto com a entoação do Hino Nacional, com a participação dos integrantes da Escola de Música Camilo Lélis. Em seguida, foram realizadas apresentações de dança com alunas das redes municipal e privada do município.

Em seguida, a articuladora do Selo Unicef, no município, Jasmira Leal, abriu os pronunciamentos agradecendo a presença de todos. “Quero agradecer a presença de todos nesse momento tão importante para o nosso município, quando abrimos a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Semana do Bebê. A semana do bebê tem uma programação para atendimento às gestantes e às crianças de 0 a 6 anos. É uma das ações do selo Unicef, é obrigatória, todos os anos temos que realiza-la” falou.

Jasmira ainda disse que a equipe municipal tem se esforçado para realizar todas as ações do Selo e informou que Jaicós recebeu uma boa avaliação. “A equipe do nosso município, com o apoio do prefeitos, está se esforçando para realizar todas as ações que o Unicef nos propõe, que são muitos. Nós que fazemos parte da comissão nos reunimos, conversamos, são várias atribuições e temos que realizar todas. É um trabalho árduo, mas temos dedicação, apoio das secretarias e do prefeito. Saíram as notas essa semana e, graças a Deus, o município de Jaicós foi aprovado em cem por cento em todas as ações que realizamos até agora” disse ela.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Arlete Dias, falou do intuito da conferência. “Nós não podemos desanimar diante dos desafios, cada sucesso, por menor que pareça, precisa ser valorizado. A prevenção à violência é o melhor remédio, mais eficiente e menos oneroso. Precisamos proteger as crianças e nossos adolescentes que sofrem, sermos o elo deles com o mundo, de um forma segura, para que eles atinjam o pleno desenvolvimento. Esses são os objetivos da nossa XI conferência. Desejo que nossos trabalhos sejam bem evoluídos e que tenhamos êxito” falou.

O prefeito municipal, Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, falou da importância da Semana do Bebê e parabenizou a equipe municipal. “Na Semana do Bebê muitas ações serão desenvolvidas para as mães, com o tema “Todos juntos pela primeira infância”. A secretaria de Saúde está desenvolvendo um papel junto com todas as secretarias para que isso aconteça com sucesso, e sem dúvida nenhuma, será um sucesso. Agradeço a todos que estão empenhados nesse objetivo e ressalto que tem o nosso apoio, mesmo com o município passando por problemas financeiros nessa crise. Mesmo assim, estamos com cautela, os pés no chão, fazendo de tudo para que as ações do município não deixem de acontecer” disse o gestor.

Publicidade

Logo em seguida, foi realizada a leitura e aprovação do regimento e encerrado o evento.

2º dia

Nesta sexta-feira (09), também no CCI, a programação foi aberta pela secretária de Assistência Social, Ana Karoline Meneses, que falou da importância da colaboração de todos. “Sejam todos bem vindos. Estou muito feliz com participação de todos. Ontem tinham uma boa quantidade de pessoas e hoje também, e isso mostra o compromisso que vocês tem diante da nossa cidade. A conferência vai tratar de assuntos relevantes para a criança e o adolescente, e a partir das ideias, colaboração, compreensão e ajuda de vocês é que vamos poder montar um material muito bom para que possa ir para as conferências estadual e nacional. Espero que seja engrandecedor para todos nós e que possamos contribuir para a melhoria da nossa cidade, em relação aos direitos da criança e do adolescente” destacou.

Após, foi realizada uma palestra sobre o tema central da conferência, ministrada pela Assistente Social, Dilma Teles Campos, que inicialmente, explicou a metodologia de trabalho. “Estamos aqui para que possamos dialogar um pouco sobre essas temáticas tão importantes para a política dos direitos da criança e do adolescente. Vamos apresentar o texto, em seguida vamos dividir a plateia em cinco grupos para a elaboração de propostas. Cada grupo vai ver a realidade local e levantar o que é importante discutir e propor para o município melhorar nessa política. Cada grupo fará sua apresentação e encerraremos com a eleição dos delegados que irão representar o município em Teresina na conferência” explicou ela.

Na palestra, entre outros pontos, a assistente social abordou o atendimento a crianças violentadas, proteção jurídico-social de defesa dos direitos, intersetorialidade entre as políticas públicas, falta de acessibilidade nas escolas, equidade no atendimento, incitação à violência associada a identidade de gênero e orientação social, bullying, violação de direitos de povos e comunidades tradicionais, população de rua e afastamento compulsório dos bebês de mães usuárias de álcool, drogas ou em situação de rua.

Publicidade

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos cinco eixos e elaboração de propostas. Os eixos são: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Entre as propostas apresentadas, cumprir e fortalecer a proposta orçamentária anual destinada às políticas públicas para crianças e adolescentes, realizar campanhas reuniões e palestras para divulgação sobre o fundo municipal da criança e do adolescente, planejar ações prioritárias para crianças e adolescentes considerando as especificidades locais e culturais, rever composição do CMDCA e garantir maior intersetorialidade entre as redes.

Após as apresentações, o evento foi encerrado com a eleição dos delegados que participarão da conferência estadual representando o município. Foram eleitos Arlete Dias, presidente do CMDCA, Edneia Ribeiro, Conselheira Tutelar, Katiúcia Dantas, representado a ABAE, Guilherme Denys, representante do NUCA e mais quatro suplentes.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS