Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Conheça um pouco da história profissional e de vida da maquiadora Camila Santana

Publicado

em

Forte, determinada, batalhadora. Aos 13 anos de idade ela já trabalhava, pois desde cedo, aprendeu com a mãe – seu maior exemplo- ‘que não teria tudo nas mãos’, devia pensar alto e teria aquilo que merecesse e lutasse para conquistar.

Hoje, Camila Santana e Sousa, 23 anos, maquiadora, designer de sobrancelhas e estudante do curso de Fisioterapia, sabe mais do que nunca, que a mãe sempre esteve certa e que seus conselhos foram um alicerce para a construção de quem ela é.

É um pouco da história, profissional e de vida, da jovem Camila Santana, do município de Jaicós, que o portal Cidades na Net conta hoje. Ela, com muita determinação, conseguiu se tornar uma maquiadora profissional e conquistar seu espaço no mundo da estética.

“Não me arrependo de ter começado a trabalhar cedo, porque mãe sempre me mostrou a realidade do mundo, que eu não teria tudo nas mãos, que teria o que merecia ter. A nossa vida era assim, eu tinha o que ela podia me dar e a partir do momento que eu queria mais e ela não podia me dar ela me barrava. E aí eu pensei, se eu queria minhas coisas, porque não correr atrás?”. E além dela, as pessoas que eu trabalhei como babá também me incentivaram bastante, sempre fui muito incentivada. Além do meu sonho, da minha vontade, sempre tinha várias pessoas atrás de mim, e até hoje. Não cheguei aqui só por mérito meu, sozinha, mas tive muitos amigos para me abençoar” diz ela.

Camila trabalhava como babá aos 13 anos. “A princípio, comecei a trabalhar com 13 anos, eu era babá nessa época e não ganhava dinheiro como maquiadora e designer de sobrancelhas, que era meu forte. Fazia, mas era mais nas amigas, não usava isso como trabalho. Quando fiz 15 anos ganhei uma paleta de maquiagem, que foi onde despertou para que eu começasse a trabalhar, a paleta foi um impulso”.

Publicidade

Ela conta que começou a gostar de maquiagem vendo as primas usando. “Eu sempre via minhas primas, que era com quem eu convivia todos os dias e elas sempre gostavam de andar maquiadas e eu achava muito bonito e queria andar como elas, mas todas as vezes que eu me pintava ficava parecendo uma palhaça (risos), então comecei a ver vídeo no you tube, com a Alice, que foi a primeira com quem eu fiz curso”.

Camila começou a trabalhar com maquiagem apenas com o que aprendeu no you tube.  “Comecei meu trabalho sem nenhum curso profissional, aprendi a fazer maquiagem no you tube. Por cobrança das pessoas ao meu redor, depois fiz um curso com Alice Salazar, que foi meu primeiro curso profissionalizante. Quando apareceu o curso dela em Teresina eu liguei para meu irmão para ele pagar porque eu não tinha dinheiro, então ele pagou para mim (risos). Fiquei muito feliz porque aprendi a maquiar pelo you tube com ela. Eu amava ela, tanto que quando a vi pela primeira vez, me tremia toda, chorava (risos). Desse curso por diante eu não parei, já fiz oito cursos de maquiagem e para mim ainda está pouco, quero fazer mais, porque todo ano a maquiagem vem crescendo, cada mês aparece uma novidade e se você ficar parado vem outra pessoa e passa na sua frente” contou.

Ela também é designer de sobrancelha e começou fazendo a das amigas, sem ganhar nada. “Já a sobrancelha eu aprendi a fazer na minha. Eu tive um problema com a minha sobrancelha que eu fui fazer e não deu certo o design que fiz e aí eu resolvi modificar esse design e por conta disse aprendi. Com isso fui fazendo das minhas colegas, sem ganhar nada, e por as pessoas verem aquilo, que eu tinha jeito para aquilo, foram me incentivando. Então, comecei a fazer só o design e não aplicava henna. Quando fiz o curso com o Heris, acho que em 2015, eu pedi para ele me ensinar a técnica de fazer o design com a pinça e finalizar com a navalha. Pedi uma indicação para ele da henna, porque eu tinha dificuldade em saber qual era de qualidade, então ele me indicou e comecei a trabalhar com aplicação de henna” disse.

Após o curso, ela começou a ganhar também com o design de sobrancelha. “Fiz o curso aqui em Jaicós mesmo, com Heris Santos e daí comecei a trabalhar e ganhar com o design. Em 2018 fiz meu último curso  de maquiadora profissional, mais atualizado, que foi em Teresina, com a Roberta Soares, onde optei por fazer 4 tipos de técnicas, sendo uma delas para pele negra, pois eu tinha muita dificuldade em pela negra e senti essa necessidade, pois é uma pele muita bonita, que merece ser bem trabalhada, explorada, assim como os demais tons de pele” disse.

Camila conta que em sua caminhada enfrentou também barreiras, mas nenhuma que fosse maior que sua determinação. “No início, como maquiadora, eu sofri muito preconceito. Eu fiz o curso de maquiadora profissional não porque eu não me achava capaz de trabalhar com o que tinha aprendido no you tube, mas por cobrança da sociedade. Vivemos num mundo que as pessoas não são capazes de ver você crescer e crescer junto com você, elas te derrubam ou tentam colocar você para trás. Eu comecei a trabalhar apenas com o que via no you tube e sofria preconceito de outras pessoas que diziam “ah, mas tu vai ganhar dinheiro sem ter curso, cobrando por uma coisa que tu não é profissional”. Então eu senti aquilo como um desfaio, que eu tinha que fazer o curso para mostrar para as pessoas que eu podia trabalhar sem o curso, mas que eu ia ser melhor ainda com o curso profissional” disse.

Outra dificuldade enfrentada foi com relação ao pagamento pelos serviços que oferecia. “Senti dificuldade também quando comecei a trabalhar porque era acostumada a maquiar as pessoas sem cobrar nada e aí quando você começa a cobrar tem aquela rejeição das pessoas. Quando fiz meu último curso, que fiz o reajuste no valor da maquiagem, fiquei meio receosa, mas eu tinha que aumentar pois tinha feito o investimento e precisava do retorno. Eu trabalho com produtos bons, me atualizo, não faço só cursos presenciais, mas também online, para poder estar me capacitando, aprendendo novas técnicas. Então não me arrependo do que passei, de ter reajustado o valor, porque tudo na vida tem um preço e a gente tem que seguir esse ciclo. Cada vez que você se especializa, paga por aquilo, se você vai oferecer um serviço de qualidade, porque não cobrar o preço que ele vale?” falou.

Publicidade

Mais tarde, Camila teve também oportunidade de repassar o que aprendeu, ministrando cursos. “Comecei a ministrar cursos, porque minhas clientes chegavam aqui e pediam para ensinar algumas coisas e eu ensinava, então vi que tinha possibilidade de ensinar. Ministrei meu primeiro curso de automaquiagem para uma diretora da Mary Kay, Noeme, que foi a primeira pessoa que me incentivou a dar um curso de automaquiagem. Ela me contratou para dar um curso para as consultoras dela e a partir daí ela montou em seguida uma turma com clientes para que eu desse o curso e depois foram aparecendo mais. Hoje não tenho mais dado cursos, estou focando em maquiagem individual ou em dupla, que é melhor para ministrar. Mas ministrei curso em Jaicós, Picos, Queimada Nova, Patos”.

A jovem conta que tudo que viveu, fez com que ela crescesse como profissional e pessoa. “De quando comecei a trabalhar para o dia de hoje, acho que evolui 80%, mas ainda tenho muito que aprender. Eu aprendi com meus erros, aprendi a acreditar no meu potencial e no de outras pessoas, que tem espaço para todo mundo. O maior quesito que acho que evolui foi na questão que aprendi a ver a beleza no trabalho das outras pessoas, elogiar e incentivar que essas cresçam, assim como eu tenho buscado crescer a cada dia. Para o meu pessoal, considero que aprendi bastante a trabalhar com pessoas, o que não é fácil. Cada pessoa que atendo vem com uma bagagem, trazendo um problema ou uma experiencia, que a gente aprende a agregar valores. Daquilo que a pessoa está falando você absorve o que é bom e cresce com aquilo”.

Camila perdeu a mãe recentemente e diz que teve que amadurecer ainda mais. “Se eu não tinha amadurecido ainda, fui obrigada a amadurecer agora de forma mais rápida, por causa do que passei com a perca da minha mãe. Em dois meses que não tenho ela eu amadureci demais, porque eu vi que o mundo é diferente. Eu como eu falo com as pessoas que conversam comigo, tem coisas que acontecem na vida da gente que servem para tirarmos um aprendizado ou tirar coisas ruins. Essa perca para mim fez com que eu tirasse um aprendizado, e a vida é isso, crescer todos os dias, passar por dificuldades, aprender com elas e aprender também a absorver as coisas boas das dificuldades para que você só evolua. Meu pensamento é esse, evoluir, pensar positivo, para que as coisas possam dar certo”.

Ela lembra que sempre recebeu seu incentivo. “Desde pequena minha mãe sempre foi minha maior incentivadora. Tanto que tenho um vídeo, o primeiro que gravei, e fiquei achando que ele ficou bom, mas não estava 100%. Já o segundo vídeo que fiz foi um que me enviaram, que a blogueira gastou 14 horas para fazer e editar, eu olhei para ela e disse “mãe, a senhora acha que consigo?, e ela disse “claro minha filha, você consegue tudo que você quiser”. Minha mãe sempre acreditou muito em mim, no meu potencial. Eu dizia “mãe eu vou comprar uma prancha para aprender a prancha cabelo, e ela dizia “compra, que depois você vai comprar um secador, baby liss e montar seu negócio”. Ela sempre teve vontade de me ver crescer”.

A jovem disse que a graduação em Fisioterapia é um sonho da mãe e que vai sempre dedicar a conquista a ela. “Minha graduação, inclusive, é um sonho da minha mãe. Nesses 4 anos de estudo passei por várias coisas, coisas que me fizeram pensar em desistir, mas minha mãe sempre esteve no meu pé, “não, você não vai desistir, nós vamos conseguir juntas”, ela sempre disse isso. Por mais difícil que fosse, ela sempre acreditou, dizia que a gente tinha que pensar grande. Eu não tenho dúvida, mesmo ela não estando aqui fisicamente, ela está comigo todos os dias e a minha formação é para ela. Sempre dediquei tudo que fazia para minha mãe, sempre era para ela, e não vai ser porque ela não está mais aqui, que essa conquista não será dela” falou.

Ela disse que após se formar, pretende seguir na área da estética. “Meu plano é tentar ampliar meu espaço para dar maior conforto a minhas clientes. Quando me formar, pretendo seguir na área da estética, trabalhando com drenagem, limpeza de pele. A área que quero me especializar é dermatofuncional, mas é claro que não vou me fechar somente nessa área, pois eu sou “multi”, gosto de trabalhar com tudo, o que aparecer eu faço, estar trabalhando é o que importa. Mas essa área da fisioterapia é meu foco, pois é o que mais gosto”.

Atualmente Camila trabalha com maquiagem para todo tipo de evento, por horários agendados. “Meus atendimentos são por hora marcada, por conta dos meus estudos. E graças a Deus, minhas clientes são muito compreensivas. Quando perdi minha mãe fiquei 15 dias sem trabalhar e minhas clientes esperaram para serem atendidas por mim quando eu retornasse e isso para mim é gratificante. Meu horário fixo o dia todo é sexta e sábado, mas na semana nos dias que não tenho aula, pela manhã, eu divulgo na internet que estou atendendo. Com relação a agendamento para maquiagem em festa, formatura e demais eventos, sempre é tratado comigo com antecedência e eu vou encaixando para que não tenha perca na faculdade, nem deixe de oferecer meu trabalho. Atendo na rua Manoel Ferreira de Sousa, bairro Serranópolis. Faço também penteados em parceria com minha cunhada e depilação”.

Publicidade

Por fim, a jovem deixou uma mensagem de incentivo. “O recado que deixo é: “nunca desista dos seus sonhos”. Se é algo que você quer, que tem jeito ou que não leva jeito ainda, só por você querer, tente, não desista. Tudo que é feito com amor, porque você gosta, dá certo. Mesmo com as tribulações, pensamentos negativos que são enviados para você, criticas, tudo que é feito porque você gosta e quer, dá certo. Se fosse pelo querer das pessoas, eu não estaria onde estou, mas sempre tive força de vontade, persisti, tive muita determinação. E é o que digo, seja determinado, persistente, não desista dos seus sonhos, se cair, levante. Não é fácil para ninguém, mas tente”.

Atualmente, Camila está ministrando um curso online de automaquiagem, com aulas gravadas e transmitidas através do Instagram. Clique aqui e conheça o perfil da maquiadora no Instagram

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS