Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Cooperativa Pequeno Polegar realiza ação educativa e orienta alunos sobre cuidados com a higiene bucal

Publicado

em

Alunos da Cooperativa Educacional Pequeno Polegar (COEPP), do município de Jaicós, tiveram nesta quinta-feira (24), uma manhã produtiva e de conhecimento, quando participaram de uma ação promovida pela cooperativa, voltada à saúde bucal.

A atividade contou com palestra orientativa e um momento prático para aplicação das instruções repassadas sobre escovação. A ação foi realizada pela COEPP, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), com o intuito de conscientizar as crianças sobre a necessidade dos bons hábitos de higiene bucal.

A ação foi coordenada pela dentista Flávia Bruna Ribeiro, que é formada pela Universidade Federal de Campina Grande. Na palestra, ela abordou sobre escovação básica, explicando algumas técnicas, uso de fio dental, além de destacar também sobre a alimentação.

“Ensinei a técnica de Fones para as crianças de escovação, expliquei a quantidade de pasta dental, pois a gente não tem o costume de colocar a quantidade correta. Em geral, a quantidade muda de acordo com a idade, e principalmente no fato da criança saber cuspir ou não. Se a criança sabe cuspir, é uma quantidade, se não sabe, é outra, então a gente ensina a quantidade correta para não ter esse problema. Falei um pouco também sobre os alimentos que fazem bem, e também os que podem levar à formação de cárie” disse Bruna.

Ao Cidades Na Net, a dentista destacou que orientar as crianças desde cedo, é de suma importância, em especial para a prevenção. “Trazer essas informações para eles desde cedo é de suma importância, pois eles já vão aprendendo a forma correta de escovação, podem repassar para os pais o que aprenderam, em especial com relação a quantidade correta de pasta. E isso vai fazer com que eles tenham uma boa técnica e dessa forma estão prevenindo futuras cáries. Eles sabendo a quantidade certa de pasta, o modo correto de escovação, é uma forma de prevenção. O intuito principal é a prevenção”.

Após a palestra foi realizada a escovação supervisionada, onde os alunos foram orientados sobre a maneira correta de escovar os dentes, observando-se, entre outros pontos, a quantidade necessária de creme dental a ser utilizada, os movimentos a serem feitos na escovação, e limpeza da língua.

A diretora da COEPP, Rosângela Silveira, agradeceu a profissional palestrante e destacou a importância da ação. “Trabalhamos com as crianças até o 5º ano, uma campanha de saúde bucal, ação de fundamental importância para a saúde dos nossos alunos. Eles receberam orientações essenciais para os cuidados diários com a higiene bucal, e também foram contemplados com kits contendo escova, pasta e fio dental. A dentista, que é ex-aluna da escola, a Bruna, fez um ótimo trabalho com as crianças, colaborando com a gente em mostrar para elas a importância de escovar os dentes. Agradeço pela contribuição dela”.

Carmem Campelo, Analista de Promoção Social do SESCOOP PI, agradeceu a acolhida da COEPP e falou do objetivo da campanha. “Fizemos uma campanha de saúde bucal, atendendo entre 70 e 80 crianças da COEPP. É uma campanha que visa mostrar para as crianças o quanto é importante a parte da escovação, dos cuidados, como foi muito bem explicado pela Flávia. Queremos agradecer a Cooperativa Pequeno Polegar por ter nos recebido, e destaco que é muito importante o sistema estar presente nas cooperativas com essas campanhas e capacitações”.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS