Connect with us

Jaicós

Jaicós encerra Semana do Bebê com momento de orientações e entrega de kits enxovais para gestantes

Publicado

em

Uma programação voltada para as gestantes, realizada na manhã desta sexta-feira (21), marcou o encerramento da Semana do Bebê no município de Jaicós, evento que tem o intuito principal de conscientizar a população sobre a importância da primeira infância, promovendo ações e orientações sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento da criança.

As gestantes foram recepcionadas no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), onde participaram de um momento informativo e de orientações, sobre a gravidez, as transformações trazidas por ela e como reconhecer essas mudanças para vivê-las de forma ativa e saudável.

Na abertura, o prefeito Neném de Edite, parabenizou pelo evento e falou para as gestantes sobre a importância dos cuidados. “Gostaria de parabenizar as secretarias e toda equipe envolvida nesse evento. É uma alegria estar aqui hoje com vocês nesse momento que é muito importante. Às mães, desejo que Deus ilumine vocês nessa nova vida com seus filhos que irão chegar. Sigam todos os cuidados necessários, façam o pré natal, recebam os Agentes de Saúde, os profissionais, façam todo procedimento que as mães e bebês precisam. A saúde do município tem sua responsabilidade no acompanhamento e a gente precisa dessa parceira com vocês, que busquem a Secretaria de Saúde”.

O gestor também falou da assistência que a Saúde tem prestado às gestantes, através dos serviços realizados no Hospital Florisa Silva.”Já passamos de 300 cirurgias realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital, atendendo inclusive às mães. Acredito e espero que a maioria de vocês tenha o bebê aqui na cidade. Isso é muito importante, quantas mulheres deixaram de fazer empréstimo, de vender algo, para a filha, neta, nora, ter bebê em Picos ou outro lugar. Nós só encaminhamos para Picos quando é um caso extremo, como uma adolescente de 15 anos, por exemplo, que vai ter seu primeiro filho. Mas, desde que abrimos o centro tem dado certo, até hoje não tivemos uma pessoa que fez uma cirurgia e teve uma infecção, perdeu o bebê ou algum outro problema. Temos todo cuidado e preocupação com a saúde e vocês podem contar com nosso apoio”.

Neném de Edite ainda destacou que diversos serviços voltados aos bebês também são realizados hoje no hospital. “Hoje na nossa gestão, no hospital se faz os testes da Linguinha, Orelhinha, Pezinho, Coraçãozinho, o eletrocardiograma, temos o berço aquecido, e tudo isso foi implantado para atender a vocês mulheres. Um investimento com recurso próprio pra gente dar qualidade de vida as mães e crianças. Sabemos que o acompanhamento desde o início da gestação ao nascimento é muito importante. No passado, quando se vinha descobrir alguma doença já era tarde, e hoje não, pois tem os serviços. Já descobrimos aqui em Jaicós, através dos nossos exames, criança com problema no coração, e está sendo tratada em Teresina. Ter todo esse aparato no hospital mudou a qualidade de vida e de saúde”.

Logo após, aconteceu a palestra “Aspectos Psicológicos da Mãe na Gestação”, que foi ministrada pela psicóloga do NASF, Layla Reis. Ela abordou sobre os aspectos psicológicos envolvidos na gestação, e formas de como lidar com essas alterações.

Entre outros pontos, a profissional destacou que a gestação é um período de total transformação. “É importante a gente pensar que a gestação em si é um momento de transformação, tanto hormonal, como física e psicológica, pois ela vai mexer com o corpo inteiro. Então, se é um momento diferente, ele vai exigir da gente outras formas de encontrar equilíbrio, além do comum do nosso dia a dia”.

Ela abordou que o medo, estresse, ansiedade, depressão gestacional e pós parto, são alterações que podem ser vivenciadas pelas mulheres nesse período, e que precisam ser trabalhadas.

A psicóloga também disse que é preciso cuidar da saúde como um todo, e citou alguns exemplos. “Não existe saúde mental isolada, temos um corpo só, então precisamos cuidar da saúde física e mental, dos nosso hábitos e comportamentos, para que a gente fique bem, pois eles funcionam juntos. Alguns exemplos de como se cuidar são exercita-se, sob orientação médica; se informar sobre a maternidade, através de fontes confiáveis; conversar com outras mães sobre suas experiências; para aquelas que tem o companheiro por perto, debater com ele sobre a dinâmica da casa após a chegada do bebê; alimentar-se saudavelmente; realizar atividades prazerosas e de relaxamento; e expressar os sentimentos com pessoas de confiança. […] É importante se cuidar, e nesse processo, você vai estar cuidando do bebê, da sua família”.

Em seguida, o enfermeiro Kainã Mendes, também repassou orientações às gestantes e fez um relato de sua experiência pessoal enquanto pai que acompanhou todo o processo gestacional da companheira.

“Não existe uma receita de bolo de como vai ser sua gestação, parto, processo de alimentação, são diversos desafios. Às vezes a gente programa uma coisa e Deus age totalmente diferente. É justamente por essas circunstâncias, que nós precisamos orientar as mulheres sobre situações que podem acontecer, para que ela já esteja preparada psicologicamente e não venha a sofrer consequências futuras. É importante ter pessoas pessoas próximas que te tragam instabilidade, conforto, informações produtivas. O importante é que você se sinta bem e consiga avançar de acordo com cada desafio que venha a ter” disse ele.

Após as palestras, foi realizada a entrega de enxovais para as gestantes. Mais de 50 kits, contendo itens como banheira, fraldas, saída de maternidade e saboneteira, foram entregues às futuras mamães.

Aos 40 anos de idade, Maria José de Sousa vai ser mãe de gêmeos. Ela, que já tem um fiho de 12 anos, está no 5º mês de gestação. Além de participar do evento, ela foi contemplada com a entrega de enxoval.

Para ela, que é da localidade Santana II, o momento promovido pelo município foi muito importante. “Achei um evento muito bom, graças a Deus, aprendi bastante e foi muito importante pra mim participar. E esses kits que recebi vão me ajudar muito, com 5 meses graças a Deus já estou recebendo o kit dos dois bebês. Estou feliz e até emocionada de ter recebido esse material. E aqui no município, graças a Deus, sou bem acolhida, na Saúde, na Assistência, minha Agente de Saúde mesmo, para mim é nota 10” disse.

A secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, em entrevista ao Cidades Na Net, destacou a importância do evento. “A Semana do Bebê é de grande importância, pois permite que informações e cuidados especiais cheguem às gestantes, às crianças, que são assistidas pelos programas da Assistência Social. A gestação é um período em que muitas coisas acontecem, então é preciso todo apoio, não só dentro de casa, mas também na sociedade. É preciso todo um acompanhamento da gestação, com todos os cuidados. Então, a Semana do Bebê, que é leio no nosso município, é de grande importância para a população de Jaicós”.

A gestora também disse que as gestantes assistidas pela secretaria tem todo um acompanhamento. “Todos os meses a gente faz entrega de kits enxovais para as gestantes. Hoje foram mais de 50 entregues, mas ao todo, até concluir dezembro, serão mais de 100 kits entregues pela Assistência Social e Prefeitura de Jaicós. Tem o acompanhamento psicológico com as mães; no Criança Feliz, tem as visitadoras que acompanham de perto. O tempo todo a gente vem buscando melhorias, oferecendo suporte para as gestantes, e todos que integram os programas da Assistência Social”.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde, fez uma avaliação positiva da semana. “Foram dias produtivos, com o público participativo. Hoje as gestantes atenderam nosso chamado, os ACSs estiveram presentes, e foi um momento positivo, de orientações. A gente discutiu essa temática dos aspectos psicológicos na gestação, devido a vários relatos. O que se trabalha muito hoje é a teoria do bonito, mas cada mãe vivencia esse período de forma diferente, e a pressão da sociedade recai sobre a gente. Então, trabalhamos esses aspectos para fortalecer a mãe de que tudo é possível. O bom é que você tenha normal, amamente direitinho, mas nem sempre vai acontecer, e caso não aconteça, você também é mãe, seu filho vai nascer saudável”.

Ela ainda falou que cada vez mais a ação tem se fortalecido e contribuído com o município. “Como um todo, a semana foi muito proveitosa. Passamos dois anos sem ter o evento devido a pandemia, e agora retornamos, e cada vez mais a sociedade e a gestão abraçam essa causa e vamos seguir em frente tendo esse cuidado com as gestantes, mães, a primeira infância. Levamos ações às escolas, à zona rural, através da parceria das secretarias. A gente abraça, todo mundo desenvolve as atividades e da certo. A população e o município é que ganham”.

A Semana do Bebê é um evento promovido pela Prefeitura de Jaicós, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, CMDCA, NUCA e comissão do Selo Unicef.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. O objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS