Jaicós

JAICÓS | Equipe de rastreamento de contatos de casos de covid já atendeu cerca de 50 pessoas; saiba como buscar atendimento!

Publicado

em

Desde que foi implantada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, no dia 1º de outubro, a Equipe de Rastreamento e Monitoramento de contatos de casos de Covid-19, já atendeu a cerca de 50 pessoas no município.

Segundo a secretaria, a equipe foi implantada considerando que o rastreamento de contatos é uma estratégia que visa diminuir a propagação da doença bem como a identificação de novas infecções resultantes da exposição a um caso positivo. Sendo possível assim, isolar novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima onda de infecções.

Para o desenvolvimento do trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde delegou profissionais exclusivos para desempenhar a função e contribuir junto às demais equipes de saúde que estão na linha de frente dos atendimentos aos pacientes diagnosticados com covid-19.

A equipe é composta pela enfermeira Iandra Fontes, que coordena as ações, os Técnicos em Enfermagem, Bruna Luz, Ionara Fernanda, Luciano da Silva, Marciléia Gomes e Maria Kelly e o nutricionista Rodrigo Rocha.

Em entrevista ao Cidades na Net, a enfermeira Iandra Fontes explicou como a equipe tem atuado. “Nosso monitoramento não é apenas dos casos positivos, mas também dos contatos próximos. Todos os dias, após o boletim, eu pego o número de telefone das pessoas que testaram positivo, faço o dimensionamento da equipe por igual, e cada pessoa fica com um caso positivo. Na ficha, o profissional pergunta quais os contatos próximos que os positivados tiveram e eles vão citando os nomes. E verificamos se a pessoa que teve contato foi um familiar, amigo ou alguém do trabalho, por exemplo”.

Publicidade

Ela disse que caso o contato da pessoa positivada esteja apresentando sintomas, já é encaminhado para realização do teste no hospital. “A equipe faz contato com esse contato próximo, pergunta se está sentindo algum sintoma. Se for uma pessoa que teve apenas contato, sem sintomas, então eu repasso para o supervisor do Centro Covid, que vai estar marcando o teste dessa pessoa. Se for alguém que esteja apresentando algum sintoma, eu já vou estar encaminhando essa pessoa para fazer o teste no hospital. Os sintomáticos fazem teste no hospital, e os assintomáticos é por marcação no Centro Covid”.

A enfermeira disse que para atendimento, basta entrar em contato com qualquer uma dos profissionais da equipe. “Quem precisar de atendimento pode estar entrando em contato com qualquer um dos profissionais, que eles irão me repassar, e de acordo com o caso vamos estar fazendo o encaminhamento”.

Com relação aos casos positivos, ela disse que caso a pessoa esteja com sintomas, o profissional responsável pelo monitoramento faz a visita domiciliar. “Em relação aos casos positivos, dependendo da situação de cada caso, se a pessoa estiver sentindo algum sintoma leve, precise de monitoramento, seja uma pessoa hipertensa ou diabética, por exemplo, o profissional que ficou responsável por monitorar ele vem até a mim, vai até o Bessa, que é o ponto de encontro, para pegar os EPis, e se dirige até a casa da pessoa para estar verificando os sinais vitais. Caso seja necessário algum encaminhando, aí sim é levado para Picos para fazer algum exame mais preciso” informou.

Para quem necessitar de atendimento, os números para contato com os profissionais são: (89) 999169837 (Bruna), (89) 999033838 (Ionara), (89) 994415067 (Luciano), (89) 994582534 (Marcileia), (89) 994261746 (Kelly) e (89) 999216477 (Rodrigo).

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile