Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Fundação São Francisco de Assis realiza festival com diversas apresentações e competição de dança

Publicado

em

A Fundação Educacional e Cultural São Francisco de Assis, que representa o Ponto de Cultura do município de Jaicós, promoveu na noite desta sexta-feira (26), o Festival de Dança “Todos Podem, Por Que Não?”.

O festival foi um dos projetos contemplados no edital de emergência cultural “Prêmio seu João Claudino”, Lei Aldir Blanc Piauí, e portanto, realizado com apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Piauí e Governo Federal.

O evento aconteceu no espaço de eventos em frente à praça Ângelo Borges Leal e foi aberto pela presidente da Fundação Educacional e Cultural São Francisco de Assis, a educadora Rosângela Silveira.

A presidente da fundação, falou em tom de gratidão. “Minha mensagem é de agradecimento, a Deus, por nos permitir estar aqui retomando aos poucos nossas atividades culturais, às autoridades presentes, pais, jovens crianças e sociedade em geral, que vieram abrilhantar nosso evento. Contar com vocês é o melhor presente que poderíamos receber. Aos dançarinos, mais gratificante que participar de uma competição e ganhar um troféu, é a emoção que você sente ao receber a energia da plateia, que reconhece e aplaude o seu talento. Obrigada pela participação. Ao coordenador geral do projeto, o bailarino e coreógrafo, Marcos Vinícius, e às assistentes de produção, Clarinha e Geysa, nosso muito obrigada pela valiosa colaboração e criatividade”.

Ela ainda agradeceu aos jurados, a cada um que se apresentou no evento, à equipe do Pequeno Polegar, por ceder o espaço da escola para os ensaios, ao cerimonialista Ivan Marques, Magnus Produções, e à toda da população jaicoense.

A primeira apresentação da noite foi com o Ballet Infantil, coordenado pela bailarina e coreógrafa Maria Clara, que encantou o público com o número “As gatinhas”. Na sequência, o poeta Paulo Pereira, declamou um cordel inédito, de sua autoria, intitulado “Se você aceitar ser minha mulher, te darei o que outro não daria”.

Logo após, subiram ao palco as bailarinas Amanda Costa, Geovânia Carvalho e Gislaine Carvalho, que fizeram a coreografia Feminino Power. Em seguida, a Junina Chamego Bom coloriu o evento, com a coreografia São João é Alegria.

O grupo de breaking, Ubuntu Bronx, e o Bboy e MC Wall Sousa, também se apresentaram, vindo em seguida um momento de capoeira lúdica, com o professor Bruno Pulga e o grupo Cordão de Ouro.

A Companhia de Dança Icós, trouxe uma série de apresentações: Coreografia em grupo, “Suor de pele fina”; Coreografia Power, em duo, com as Bailarinas Maria Clara e Geysa Maria; Coreografia Carimbó (Geysa); e Roleta russa, com Maria Clara.

O cantor Cavernoso Forrozeiro encerrou as apresentações convidadas do evento e logo em seguida teve início a competição de dança, que contou com a participação de três grupos.

A mesa de júri foi composta por Lia Estefânia proprietária do ballet Relevê de Picos, Sâmea Mirele, acadêmica de dança e bailarina do corpo de baile do ballet releve, Geovânia Carvalho, educadora e artista, Genival Oliveira, diretor da quadrilha junina Chamego Bom, e Aura Martins (Aurinha), apoiadora da cultura.

O grupo 1, apresentou a coreografia Cabocla, de Geysa Maria, no estilo forró; no mesmo estilo, o grupo 2 trouxe o número “Festejar”, coreografado por Clara e Geysa; e o grupo 3, apresentou a coreografia de forró, “Folia”, de Maria Clara Silva.

Logo após, o evento contou com uma apresentação do cantor Yure Henrique, e em seguida foi anunciado o resultado da competição.

O grupo 2 conquistou o 3º lugar, com 209 pontos; o grupo 1, com 220 pontos, ficou em 2º lugar, e o grupo 3, com a coreografia de forró, “Folia”, foi o campeão da noite. Além de troféus, eles receberam, respectivamente, premiações de 1 mil, 2 mil e 3 mil reais.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS